"Assaltantes das pinhas"

portishead

New member
A zona onde resido é rodeada por algumas aglomerações de pinheiros mansos e só durante o dia de hoje presenciei duas situações diferentes de alguém com um pau a apanhar pinhas desses pinheiros. Eu reparei que esses dois homens, nessas duas situações, ficaram um pouco receosos com a minha presença (no início até pensei que fosse pela presença do meu cão) mas não dei muita importância ao assunto. Reparei que o chão estava já com muitas pinhas ainda muito verdes no chão, que depois terão sido apanhadas... Um deles já tinha 3 sacas cheias ao lado de uma das árvores!
Fiquei a matutar no assunto e com uma pequena pesquisa na net apanhei esta notícia:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1728020&page=-1

Alguém me pode confirmar se trata de uma prática comum ou se será mesmo uma prática ilegal que deve ser denunciada?
Outra curiosidade: pelo que vi do estado das pinhas no chão, esta apanha antes do tempo, não prejudicará a árvore e as suas próximas produções?

Alguém me pode confirmar se trata de uma prática comum ou se será mesmo uma prática ilegal que deve ser denunciada?
Outra curiosidade: pelo que vi do estado das pinhas no chão, esta apanha antes do tempo, não prejudicará a árvore e as suas próximas produções?

Não te sei responder a isso.

O que sei é que eu não denunciaria. Acho que as autoridades se deveriam preocupar mais com outro tipo de criminalidade.

Last edited:
Não é cedo porque devem ser pinheiros mansos, e a apanha das pinhas tem o propósito de depois ficar com o pinhão(fruto seco) que está dentro delas.
Também não estraga, se não estavam a estragar o próprio fornecedor/stock[:D]
Diria que geralmente estão a fazer legalmente, fazem algum acordo com o dono dos pinheiros, mas há também quem o faça ilegalmente sem autorização.

É uma situação um pouco caricata/estranha, o principio seria fazer queixa, por outro lado são "só" pinhas, no entanto é fruto que ainda vale algum dinheiro, faria queixa ao respectivo dono dos pinheiros.

Aqui na zona acontecem as duas, á minha vizinha que tem um bom pinheiro manso vêm pedir autorização e apanham as pinhas, ao terreno atrás da minha casa que ainda tem 2 ou 3 bons pinheiros mansos, julgo que o façam "pela calada", mas o terreno não está vedado, não está limpo, ninguém quer saber dele há alguns anos, portanto não nos incomoda e nunca ninguém disse nada por causa disso...

Last edited:
supostamente se o terreno for de alguem, é roubo

Exactamente. Ainda não estamos sequer no período legal de colheita (geralmente de 15 de Dezembro a Março). Pela minha zona, a GNR faz sempre apreensões e o mercado paralelo é gigantesco. Com a pinha a chegar ao 00,70-0,90 EUR/kg...
Também podia ser malta a apanhar pinha seca (aberta) para a lareira...mas se ficaram desconfiados, provavelmente era para venda.
É um roubo como outro qualquer. A pinha deverá ser um rendimento do proprietário do terreno e não de quem se quer ir servir à borla.

Nem sabia que havia período legal de apanha da pinha.

Hoje apanhei laranjas directamente de uma laranjeira. Espero estar dentro do período ou hora legal de apanha.

Exactamente. Ainda não estamos sequer no período legal de colheita (geralmente de 15 de Dezembro a Março). Pela minha zona, a GNR faz sempre apreensões e o mercado paralelo é gigantesco. Com a pinha a chegar ao 00,70-0,90 EUR/kg...
Também podia ser malta a apanhar pinha seca (aberta) para a lareira...mas se ficaram desconfiados, provavelmente era para venda.
É um roubo como outro qualquer. A pinha deverá ser um rendimento do proprietário do terreno e não de quem se quer ir servir à borla.

eu fui ontem comprar pinhas ao Supermercado porque a escola do meu filho pediu, para fazer um trabalho.

eu já tinha ouvido falar que o fruto estava caro, por isso fui a um Supermercado "lowcost"...mas não tinham stock ha muitooooooooo tempo!

depois fui a um Supermercado em Telheiras, procurei e encontrei uma pequena embalagem com 100g por...nada mais nada menos que 9.90€!!!

caiu de cu!!!! LOLOLOL

então se eu quiser 1kg de pinhões tenho que pagar quase 100€!?!?!?

é este preço por ser fora de época???
já me tinham dito que é dificil encontrar pinhão a venda, mas nunca acreditei, pois sempre tive o pinhão como um fruto seco "comum"

Por isso é que muitas das matas têm lá um letreiro a dizer que é proibido apanhar as pinhas. E pode dar para o torto.

O pinhão encontra-se a partir de 25€ o kg, mas nem sempre.

não se encontra pinhão nacional à venda por menos de uns 60 €, encontra-se um pinhão paquistanes por esse preço, mas tem um sabor muito diferente

Como já disseram só se pode apanhar as pinhas a partir de 15 de Dezembro, e convém que não se ande a apanhar as pinhas dos outros porque isso é crime.

Infelizmente os ladrões de pinhas são uma praga, e é complicado para a GNR conseguir vigiar todas essas áreas. [8b]

É ilegal e os proprietários não ficam muito agradados com isso, recorrendo inclusive a "vigias"/"seguranças" para tentar controlar a apanha ou a tornar os acessos mais difíceis para evitar que os veículos consigam chegar perto - isto dito por um desses "vigias"/"seguranças"

Olha... Deparei-me com essa realidade quando há uns anos gostava de fazer longas caminhadas a pé na serra atrás da minha casa.

Uma vez estava sentado a descansar aparece um tipo numa pick up. Aborda-me com ar desconfiado, so faltou perguntar o que é que eu andava ali a fazer, e depois informa-me que as pinhas ali naquela zona são dele e mostra uma autorização por escrito la de nao sei quem para apanhar as pinhas. Eu até fiquei a pensar que o tipo era algum contrabandista, ninguém se preocuparia tanto por causa de meia duzia de pinhas.
Mas passado uns dias encontrei dois tipo, um no alto de um pinheiro de 8 metros e outro ca em baixo a apanharem pinhas a olharem para mim desconfiado.
Passado uns dias ali perto e numa estrada secundária de areia onde quase não se vêm carro, pára um tipo a pedir direçoes que eu prontamente dou. Quando está para se ir embora pergunta como quem não quer a coisa se eu nao conheço por ali algum "guarda das pinhas".

Enfim.. as pinhas devem valer bom dinheiro :)

Back