Assim se fala Português...

Baiones

Banido
Hoje de manha, num daqueles programas matinais, para quem se levanta com as galinhas, dá uma rubrica relativa a erros ortográficos.

Basicamente o programa consiste em colocar uma frase bem escrita, e a sua versão com erros ortográficos, e depois andam na rua a perguntar ás pessoas qual a versão correcta..

Hoje era :

" A gente vai... "

" A gente vamos... "

A correcta sería " A gente vai... "

Ora, eu na escola levava nas orelhas dos professores cada vez que dizia " A gente... "

Diziam-me logo, " Agente é na polícia!!! "

Não será a forma correcta " Nós vamos... " em vez de " A gente vai... " ??

Alguêm me elucida???

"gente- pron. pess.,
equivale ao uso da 1ª p. pl. nós (quando falamos)."
in Priberam online.

Também lembro-me de algumas pessoas me emendarem ao pronunciar "a gente". É a mania de tentar emendar tudo e todos sem se saber.

Por acaso costumo estar a tomar o pequeno almoço quando dá essa rubrica no programa da manhã do canal 1, mas hoje não vi.

Provavelmente o "a gente" não estará errado, mas sem duvida que soa mal e, tal como a ti, a mim sempre me disseram que agente era da policia e que se deveria dizer nós, o que faço.

O mais correcto é Nós, no entanto tambem se pode usar "a gente".

Agora num programa de televisão que é susposto dar o exemplo, nunca deveria ser "a gente" , mas sim nós;)

Se procurarem no dicionário, não vem lá "a gente" mas sim nós;)

citação:Originalmente colocada por ClioII

"A gente" é correcto, embora deselegante.

Exacto.

"A gente" é, sintáctica e morfologicamente, tão correcto como "nós vamos". Só por uma questão fonológica é que se usa mais o "nós vamos".

citação:Originalmente colocada por ClioII

"A gente" é correcto, embora deselegante.
Penso assim também...

Mas fui corrigido tantas vezes...

É essa e o "Aonde", que me diziam sempre que "aonde" não existia...

Se um dia puder voltar atrás no tempo vou dar nas orelhas aos profs!!! :D

Desde pequena que me corrigem sempre que digo "a gente"...

Então agora na faculdade,quando alguém inicia a frase com "a gente"..ouve-se sempre um "faça favor de reformular a sua resposta".

Não considero que seja errada esta expressão, mas julgo que é de evitar usá-la por ser considerado um termos um pouco "abarracado"..

Numa prova oral, se comecasse a resposta com "a gente", acho que o homem lhe dava um colapso nervoso..

citação:Originalmente colocada por piky

Então agora na faculdade,quando alguém inicia a frase com "a gente"..ouve-se sempre um "faça favor de reformular a sua resposta".

Não considero que seja errada esta expressão, mas julgo que é de evitar usá-la por ser considerado um termos um pouco "abarracado"..

Numa prova oral, se comecasse a resposta com "a gente", acho que o homem lhe dava um colapso nervoso..

[}:)][}:)]É provável que sim. Contudo, é tudo uma questão de hábito. A língua não é estática, ou seja, evolui e ainda bem, porque uma língua que não se adapta morre.

citação:Originalmente colocada por brunoclio

citação:Originalmente colocada por piky

[}:)][}:)]É provável que sim. Contudo, é tudo uma questão de hábito. A língua não é estática, ou seja, evolui e ainda bem, porque uma língua que não se adapta morre.</u>

Pois...

Ou se adapta a lingua, ou então algo morre... :D

[8)]

Essa do "agente é da polícia" é das coisas mais parvas que já alguma vez ouvi.....Um stor meu de portugues do 8º ano, disse, que agente ou nós era a mesma coisa.....

E claro que é....ás vezes inventam-se coisas tão estúpidas mesmo....

A-gente Silva ao serbissso.
A gente semos os maiores.
A gente vai falar com o agente do agente da policia.
[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

E quando estamos a falar ao telefone e alguem do outro lado diz - "olhe, está a ver"
[}:)][}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por Baiones

Hoje de manha, num daqueles programas matinais, para quem se levanta com as galinhas, dá uma rubrica relativa a erros ortográficos.

Basicamente o programa consiste em colocar uma frase bem escrita, e a sua versão com erros ortográficos, e depois andam na rua a perguntar ás pessoas qual a versão correcta..

Hoje era :

" A gente vai... "

" A gente vamos... "

Ora, eu na escola levava nas orelhas dos professores cada vez que dizia " A gente... "

Alguêm me elucida???

Agora a sério, é "A gente vai"

Porque "A gente" é um nome colectivo singular, logo o verbo tem que estar NA 3a pessoa do singular.

"A gente vamos" não é o correcto porque estás a considerar o verbo na 1a pessoa do plural (nós).

Por esta lógica, não conseguias dizer também "O Pessoal vamos".[8)]

citação:Originalmente colocada por Baiones

Hoje era :

" A gente vai... "

" A gente vamos... "

Alguêm me elucida???

1º um policia não é um agente mas sim um bofia;) no maximo é um funcionário da policia;)

2º tu dizes "Nós vamos" se tu estiveres incluido.

caso não estejas incluído dizes: a gente vai:)

Voltar
Superior