asterisk

Já agora, e com a cena dos portáteis baratuchos para os estudantes, e isso... a FCCN não tem nada em vista para aproveitar os "hot spots" dos nossos ISP's e expandir a rede, por forma a facultar internet a custo zero ao mesmo público alvo supracitado? :confused:

Não sei porque não trabalho na FCCN. [;)] Mas penso tal ideia ainda estar bastante distante da prática, visto os custos que isso acarreta. Mas dentro das faculdades o acesso é gratuito.

Eu sou o unico que trabalho aqui... tu nem digo nada... [:D]

Eu trabalho, e hoje só precisei de usar o AS400, o mail e o Excel [:D]
Mandar listagens para o Porto de dados de produção, depois de andar aí a partir a carola com uns SQL's manhosos...
Podia ter pedido a alguém do desenvolvimento para fazer um programeta, mas apeteceu-me fazer SQL's de 30 linhas a 5 ficheiros ligados, o que é que queres? [:)]

Eu trabalho, e hoje só precisei de usar o AS400, o mail e o Excel [:D]
Mandar listagens para o Porto de dados de produção, depois de andar aí a partir a carola com uns SQL's manhosos...
Podia ter pedido a alguém do desenvolvimento para fazer um programeta, mas apeteceu-me fazer SQL's de 30 linhas a 5 ficheiros ligados, o que é que queres? [:)]

Nada nada, deixa-te andar [:D] [:D]

Fonix quando entro nestes topicos sinto-me tão burro[8b]

Apenas encaixo alguns chavões. De resto parece que nem é Português.[8b] [:D]

Este tópico ainda mexe? [;)]

Por aqui está concluido este projecto empresarial:

- 130 extensões com telefones Polycom/Cisco
- 2 filiais interligadas (previsto 5)
- 6 faxes
- 1 PRI
- 8 BRI (RDIS)
- 1 gateway GSM

Tudo com um servidor Linux e Asterisk. Muito simples, funcional e... com baixissimos custos...!

Cumps

DNVG

Da minha experiência com o asterisk, parece-me ser uma boa alternativa aos produtos profissionais.

Um pouco complexo de configurar, mas extremamente flexível. Até dá para meter vídeo em espera nas chamadas de vídeoconferência[:D]

Sim, o projecto da FCCN visa realmente fugir às "grandes" e até poupar custos com os acessos primários e chamadas de interligação entre as diferentes instituições.

Tive a oportundidade de assistir a uma conferência com o Prof. Pedro Veiga em que defendeu o uso do Asterisk e que avisou para os custos injustificados e muito elevados que o liceciamento de sistemas propriétarios acarreta. Isto... com os tipos da Alcatel e Cisco ao lado...

a cara que fizeram...:sh)
[:)] [:)] [:)]

Epá... andaste a gozar com os meus ex-colegas de trabalho?? [:)] [:)]

P.S. - Força... dá-lhes mais forte ainda... [:p]

Epá... andaste a gozar com os meus ex-colegas de trabalho?? [:)] [:)]

P.S. - Força... dá-lhes mais forte ainda... [:p]

Não tenho nada contra a Cisco, até porque trabalho todos os dias com os routers, switches e mesmo telefones e funcionam muito bem.

Agora em relação à Alcatel... foi o principal motivo porque mudei para o Asterisk... :sh)

Shame on you...

Como um amigo meu diz, a necessidade aguça o engenho...

Da minha parte, como utilizadora de telefones VOIP só tenho a dizer [:vm)]
Não digas disparates.
quando bem configuaras, com bons equipamentos ( cisco ones [:D]), boa rede e boa gstão.
São muito superiores ao tradicional.
Alem disso quem paga a conta certamente não partilha a tua visão da coisa[:p]

Então é assim a minha primeira rede VOIP esta ultimada em termos de projecto.

serão 4500 extensoes, 500 sobre rede wifi e 4000 normais.

Protocolo SIP e telefones Cisco .
vamos la ver como esta coisa vai correr.

Acho que sim. Embora às vezes me questione. É tudo uma questão de confiança, de saber, de razoabilidade, diria mesmo, é uma questão de fundo.

Face ao que hoje é sabido não me parece que ainda possa subsistir alguma dúvida mas, os tempos são outros, a vida no seu corre-corre obriga-nos por vezes a parar. E quando paramos tudo fica mais claro, tudo ganha outro sentido, tudo ganha aquele gostinho a cerejas frescas.

Qual era a pergunta?:sh)

Em grande, Zizo! Até me comecei a rir sozinho aqui no trabalho! [:D] [:D]

Não digas disparates.
quando bem configuaras, com bons equipamentos ( cisco ones [:D]), boa rede e boa gstão.
São muito superiores ao tradicional.
Alem disso quem paga a conta certamente não partilha a tua visão da coisa[:p]

Os telefones são CISCO. Se são bons ou não, não sei. Apenas sei que em termos de facilidade de utilização e funcionalidades os que tínhamos na era pré-VOIP eram muito melhores. Claro que em termos de custos isto fica a milhas dos anteriores. Ainda são quase 900 extensões VOIP.

Mas se falas tão bem deles das duas uma... ou nós aqui somos muito tonhós e não atinamos com eles, ou quem os configurou é mais tonhó que nós! Tenho que ir chatear o help-desk. [:D]

Este tópico ainda mexe? [;)]

Por aqui está concluido este projecto empresarial:

- 130 extensões com telefones Polycom/Cisco
- 2 filiais interligadas (previsto 5)
- 6 faxes
- 1 PRI
- 8 BRI (RDIS)
- 1 gateway GSM

Tudo com um servidor Linux e Asterisk. Muito simples, funcional e... com baixissimos custos...!

Cumps

DNVG
Muito importante!!!

Aqui o VOIP é no proprio PC com o eyebeam e cada vez que o PC estoura lá se vai o telefone... [:D]

Estive a testar o asterisk por piada e gostei.

Então é assim a minha primeira rede VOIP esta ultimada em termos de projecto.

serão 4500 extensoes, 500 sobre rede wifi e 4000 normais.

Protocolo SIP e telefones Cisco .
vamos la ver como esta coisa vai correr.

PMCT,

Vais optar pelo CallManager ou vais avançar com o projecto da FCCN?
4500 extensões é muita fruta e obriga a muito planeamento... Sobretudo se o propósito for mudar por completo toda a infraestrutura de telefonia...

E telefones por Wi-Fi... ainda estão muito verdes. Apenas um dos que testei foi capaz de funcionar em condições mas não é apto para grandes conversas...
Caso sejam ligados por Bridge Wireless o caso já muda de figura, pois actualmente tenho VoIP a funcionar sobre 3 bridges Wireless e a funcionar muito bem.

Muito importante!!!

Aqui o VOIP é no proprio PC com o eyebeam e cada vez que o PC estoura lá se vai o telefone... [:D]

Estive a testar o asterisk por piada e gostei.

Telefones por Software só quando estou por fora. É só ligar a VPN, Eyebeam e chamar o nº. VoIP é mesmo o futuro e o presente. E ponto.

Última edição:
Voltar
Superior