citação:
Originalmente colocada por Tubular Bells
Boas noites pessoal,
Abro este tópico a pensar no Astra Sport Van 1.9 CDTi do Tadeu, (o tal Astra que não baixa dos 7,9 L\100), em muitos outros casos de pessoal que se queixa do consumo deste, e de outros motores, (não me refiro a nenhuma marca em particular).
Bom, a razão pela qual me lembrei disto, são os consumos que o Vectra (mais pesado, e ainda por cima com jante 19) tem vindo a fazer.
Das duas uma, ou está avariado, ou o gasóleo cá da zona rende mais.
Antes de mais, leva sempre da Repsol.
Eu e o meu pai (quem anda com o carro) fazemos uma condução normal, às vezes com ultrapassagens, com umas apertadelas, mas com suavidade, e a saber poupar e controlar o consumo. A tecla Sport é também utilizada (apenas por mim) e se for em Auto-Estrada, à noite, gosto sempre de tirar algumas teias de aranha. Já agora aproveito para esclarecer, que o meu também veio sem limitador, como o de um outro membro cá do fórum.
Bom, mas com tudo isto, os consumos do carro estão nestes valores:
Desde o inicio:
Desde a ultima atestadela:
Quilómetros parciais com um depósito, e ainda tem autonomia para 75 Km.
E agora perguntam: "Mas já não há um tópico para falar de consumos?"
Há sim senhor, só que aqui vou voltar a colocar algo que coloquei cá em Janeiro, e já está arquivado, mas na minha opinião bastante util para todos. Pois, embora poucos percam algum tempo a ler os manuais dos carros, eu faço parte da minoria que os lê, e ainda me dou ao trabalho de resumir algumas coisas, e colocar aqui.
É que seguindo algumas destas regras, é possível fazer bons consumos.
Agora, não podemos é querer gastar 5 e andar sempre com uma condução agressiva e descuidada. Milagres ainda não há. Mas como vêm, seguindo algumas regras, e alguns cuidados, até uma besta de mais de 1500 Kg, com pneus 235/35 ZR19, e um 1.9 CDTi de 150CV faz consumos de envergonhar muito carocho que aí anda. Melhores que o velho Astra 1.7 TD.
Agora, aqui fica a transcrição do que tinha colocado no outro tópico, e pode ser que vos dê algumas dicas...
Aquecer o motor
• Acelerar a fundo ou aquecer o motor em ponto morto aumenta o desgaste e o consumo de combustível.
• Depois de ligar o motor, colocar o veículo imediatamente em marcha. Aquecer o motor em regime intermédio.
Velocidade uniforme
• A condução nervosa aumenta consideravelmente o consumo de combustível.
• Evitar acelerações e travagens desnecessárias.
• Conduzir sempre na mudança mais alta possível.
• Em circuito urbano, pode conduzir-se muitas vezes em 4ª a partir dos 50 Km\h.
• Entre 50 e 80 Km\h gasta em 4ª cerca de 25% menos que em 3ª.
• Entre 70 e 90 Km\h gasta em 5ª cerca de 15% menos que em 4ª.
• Mudar para cima o mais cedo possível, e para baixo de preferência só, quando o motor deixar de trabalhar regularmente.
Ponto Morto
• Também no ponto morto o motor gasta combustível.
• Em caso de tempos de espera superiores a um minuto já compensa desligar o motor. Cinco minutos em ponto morto equivalem aproximadamente a um quilómetro de viagem!
Marcha por inércia
• N marcha por inércia a alimentação do combustível é automaticamente interrompida, por ex. nas descidas ou travagens.
• Nesta situação não acelerar nem desembraiar para que o corte do impulso consiga ter o efeito económico esperado.
Conduzir com uso frequente das mudanças
• Altos regimes do motor aumentam o desgaste e o consumo de combustível
• Evitar o aumento violento das rotações no ponto morto e nas mudanças inferiores. Velocidades excessivas nas diversas mudanças ou programas aumentam o desgaste e o consumo de combustível.
• Conduzir com observação do conta-rotações ajuda a poupar combustível. Mantenham-se de preferência nos regimes baixos de cada mudança (entre cerca de 2000 e 3000 rpm) e a velocidade uniforme.
Trânsito urbano
• O pára-arranca frequente, por ex. nos semáforos, os trajectos curtos e a marcha em fila aumentam fortemente o consumo médio.
• A condução previdente permite evitar paragens desnecessárias.
• Dar preferência ás ruas com bom fluxo de transito.
• Manter distância de segurança suficiente e não saltar de uma faixa para a outra evita muitas acelerações e travagens que consome muito combustível.
Alta velocidade
• Por vezes, reduzir ligeiramente a aceleração poupa nitidamente combustível, sem perda significativa de velocidade.
• Se usar apenas cerca de ¾ da velocidade máxima, pode conseguir uma economia de combustível até 50% - sem perda significativa de tempo.
Pressão do ar dos pneus
• A falta de pressão do ar aumenta, devido à maior resistência ao rolamento, a factura duas vezes: mais combustível e maior desgaste dos pneus.
• Controlos regulares (de 15 em 15 dias) compensam.
Consumidores adicionais
• A potência absorvida por consumidores adicionais aumenta o consumo de combustível.
• Desligar consumidores adicionais (ar condicionado, desembaciador traseiro, faróis de nevoeiro etc.) quando não fazem falta.
Carga
• A carga desnecessária aumenta o consumo de combustível, sobretudo ao acelerar (circuito urbano). 100 kg de carga podem levar no trânsito urbano ao acréscimo do consumo até 0,5 L\100km.
Bagageira de tejadilho
• Pode, por causa da maior resistência ao ar, aumentar o consumo de combustível em cerca de 1 L\100km.
• Retirar esses acessórios quando não fazem falta.
Reparação e manutenção
• Deficiências nos trabalhos de reparação, nas afinações ou na manutenção podem aumentar o consumo de combustível. Não se incumbam da execução de trabalhos no motor.
Condução em condições especiais
• A condução em percursos com fortes subidas, curvas e em estradas em mau estado, com atrelado ou no Inverno, aumenta o consumo de combustível.
• O consumo de combustível aumenta fortemente em circuito urbano e com temperaturas baixas, especialmente em trajectos curtos, sem atingir a temperatura de serviço.
A bem da vossa carteira, do ambiente, e até do motor, pratiquem uma condução que economize combustível, e façam uma condução que respeite o ambiente, e os outros condutores!
Isto não é só para os Opel, é para todos os motores!
Espero que estas dicas vos sejam úteis.