Astronomia & Telescópios

Ginie

New member
Olá!

Estou a pensar adquirir um telescópio.

Já vi alguns modelos mas como não sou entendida, queira umas opiniões.

Queria um com boa relação qualidade/preço.

Vi um telescópio, o oficial do International Year of Astronomy, por 15$ e com estas especificações:

• Objective diameter: 50 mm (2 inches)
    Objective focal length: 500 mm (f/10)
    Eyepiece focal length: 20 mm
    Magnification: 25x (50x with Barlow)
    Field of view: 1½° (¾° with Barlow)
    Eyepiece eye relief: 16 mm (22 mm with Barlow)
    Eyepiece barrel diameter: 1¼ inches (31¾ mm)

Depois de umas pesquisas, vi que recomendam o Celestron AstroMaster 70AZ Telescope, como um "bom primeiro telescópio".
Este é realmente mais potente. Mas como queria não apenas observar planetas e a lua, mas nebulosas, via láctea também, não sei o que será mais indicado.

Alguém me pode aconselhar?

Obrigada[;)]

Last edited:
Os telescópios refratores (tipo uma objectiva num estremo do tubo e um ocular no outro estremo com umas lentes pelo meio) são demasiado primitivos só dão para dar mesmo o primeiro passo, aprender que os telescópios não servem só para espiar aquela brasa que mora no prédio lá ao longe, mas tambem servem para olhar para o ceu...
Depressa se necessitava de um novo, que o que vale a pena são os telescópios reflectores (a maioria da imagem era ampliada pelo espelho esférico no fundo do telescópio e depois enviada para a ocular na parte da frente junto à objectiva.
Qualquer telescópio que compres compra um excelente estojo para ele, e mesmo assim sempre que saíres para ver as estrelas guia com muito cuidado, porque qualquer solavanco pode desalinhar as lentes/espelhos.
Nota que não sou nenhum expert, há uns tempos tive esta ideia também mas não sei bem porquê estudei o assunto mas nunca avancei

Os telescópios refratores (tipo uma objectiva num estremo do tubo e um ocular no outro estremo com umas lentes pelo meio) são demasiado primitivos só dão para dar mesmo o primeiro passo, aprender que os telescópios não servem só para espiar aquela brasa que mora no prédio lá ao longe, mas tambem servem para olhar para o ceu...
Depressa se necessitava de um novo, que o que vale a pena são os telescópios reflectores (a maioria da imagem era ampliada pelo espelho esférico no fundo do telescópio e depois enviada para a ocular na parte da frente junto à objectiva.
Qualquer telescópio que compres compra um excelente estojo para ele, e mesmo assim sempre que saíres para ver as estrelas guia com muito cuidado, porque qualquer solavanco pode desalinhar as lentes/espelhos.
Nota que não sou nenhum expert, há uns tempos tive esta ideia também mas não sei bem porquê estudei o assunto mas nunca avancei

Pois, pelo que estive a ver, estou inclinada para um reflector.

Agora não sei é qual distância focal melhor para o que quero, se 700mm ou 900mm.:sh)

Vi um da Orion com 700mm a 109euros e um da Sky-Watcher com 900mm a 200euros...:sh)

Decidi-me pelo Bresser Venus 76 mm.

4541100.jpg

• Abertura 76mm (3")
  • Distância Focal 700mm f/9.2
  • Ampliação 35-175x
  • Oculares Standard H-20mm, H-12,5mm, SR-4mm
  • Material Aluminum
  • Montagem Azimutal
  • Diâmetro das Oculares 1.25" (31,7mm)
  • Ampliação Máxima Recomendada 175x
  • Dimensões do Tubo 12cm x 76cm
  • Buscador 5x24mm
  • Acessórios Standard Lente erectora 1,5x, Filtro Lunar
  • Hemisférios de orientação Norte e Sul

Que acham, para 1º telescópio?[;)]

Decidi-me pelo Bresser Venus 76 mm.

View attachment 53494

• Abertura 76mm (3")
  • Distância Focal 700mm f/9.2
  • Ampliação 35-175x
  • Oculares Standard H-20mm, H-12,5mm, SR-4mm
  • Material Aluminum
  • Montagem Azimutal
  • Diâmetro das Oculares 1.25" (31,7mm)
  • Ampliação Máxima Recomendada 175x
  • Dimensões do Tubo 12cm x 76cm
  • Buscador 5x24mm
  • Acessórios Standard Lente erectora 1,5x, Filtro Lunar
  • Hemisférios de orientação Norte e Sul

Que acham, para 1º telescópio?[;)]

Ja compraste?

Eu para 1º telescopio aconselhava-te um dobson; sao mais baratos e simples de utilizar e as montagens nos telescopios low budget nao costumam ser muito boas...

fui agora lá fora e por baixo da lua está um astro muito brilhante. aquilo é um planeta ou uma estrela?

A "estrela da manhã" - VÉNUS

Galáctica - Loja de Astronomia online

Este é realmente mais potente. Mas como queria não apenas observar planetas e a lua, mas nebulosas, via láctea também, não sei o que será mais indicado.

Alguém me pode aconselhar?

Opta por um que já venha equipado com motor e buscador...

Tens sempre a opção de te aconselhares com o João Clérigo.

[;)]

Ja compraste?

Eu para 1º telescopio aconselhava-te um dobson; sao mais baratos e simples de utilizar e as montagens nos telescopios low budget nao costumam ser muito boas...

Acabei de comprar um Dobson 8"!!!apr:)apr:)

OR9707.jpg

Não percebo pão-de-ló sobre telescópios... [:D]

O link do NThor sempre elucidou alguma coisa apr:)

Isso é traquitana para que valores? [;)]

Acabei de comprar um Dobson 8"!!!apr:)apr:)

OR9707.jpg

Eu estou ali como o Romao:
Não percebo pão-de-ló sobre telescópios...

Isso dá para ver até onde? Uma pergunta mesmo básica, dá para ver a grandes distâncias mas na terra? Imaginemos qualquer coisa (um carro por exemplo) a 15 km de distância, dá para ver alguma coisa?

da para ver terra, espaço, mar, carros, gajas, etc :)

Por exemplo eu com o meu consigo ler uma etiqueta de uma Tshirt que esta a secar a mais de 500m.
Vejo as crateras da lua na perfeição assim como as luas de Jupiter.

Last edited:
Back