Atendimento e simpatia dos funcionarios Intermarche vs Continente

BillieJean

New member
Boas,

Estou neste momento, como faço com alguma frequência, a almocar num dos muitos restaurantes/cafetarias dos hipers que ha pelo nosso país.
Ando um pouco por todo o país e os dois que frequento mais são o continente e o intermarche.

Há algo que tenho reparado, que me tem intrigado bastante, que é a diferença que existe entre os funcionários de uma e de outra superfície comercial.

Noto, por parte dos funcionarios do intermarche, uma maior simpatia, vontade de trabalhar, de ser prestavel até em situações que vão para além das suas funções e obrigações.
Com os funcionarios do continente parece-me ser o inverso, pouco activos, pouco motivados, salvo raras exepcoes apenas esboçam um sorriso, quando isso acontece sequer. Já reparei em varias situações de animosidade entre colegas, um ambiente pesado, que contrasta com o do intermarche, que me parece ser um ambiente leve e amigavel onde todos se sentem melhor inclusive o cliente.

Qual é a vossa percepção e porque é que acham que isto acontece?

mais que normal. quando noto simpatia no continente normalmente é pessoal novo.

1º grande rotatividade de pessoal, não cria união
2º salários baixos destroem qualquer motivação que tenham de ínicio.
3º ninguém vê aquilo como uma carreira a longo prazo.
4º trabalho repetitivo e monótono.

Por o que me diz, quem trabalha no Continente, eles são muito "apertados" pelas chefias.
Nos outros sítios não sei.

Boas,

Estou neste momento, como faço com alguma frequência, a almocar num dos muitos restaurantes/cafetarias dos hipers que ha pelo nosso país.
Ando um pouco por todo o país e os dois que frequento mais são o continente e o intermarche.

Há algo que tenho reparado, que me tem intrigado bastante, que é a diferença que existe entre os funcionários de uma e de outra superfície comercial.

Noto, por parte dos funcionarios do intermarche, uma maior simpatia, vontade de trabalhar, de ser prestavel até em situações que vão para além das suas funções e obrigações.
Com os funcionarios do continente parece-me ser o inverso, pouco activos, pouco motivados, salvo raras exepcoes apenas esboçam um sorriso, quando isso acontece sequer. Já reparei em varias situações de animosidade entre colegas, um ambiente pesado, que contrasta com o do intermarche, que me parece ser um ambiente leve e amigavel onde todos se sentem melhor inclusive o cliente.

Qual é a vossa percepção e porque é que acham que isto acontece?

Deve depender dos sítios. Por aqui noto precisamente o contrário. Mais profissionalismo no continente, mais simpatia, e mais "despachados". No intermarché, as vezes parece a mercearia da esquina. [:D] Desde porem-se na conversa com o cliente, e uma fila atrás a espera, etc.

Não sei mas se calhar salários. O Continente tal como o Pingo Doce são cadeias de hipermercados portuguesas e mais pequenas daí que não paguem tão bem como cadeias de hipermercados estrangeiras como o Intermarché (que é uma das maiores em França e na Europa).

Não sei mas se calhar salários. O Continente tal como o Pingo Doce são cadeias de hipermercados portuguesas e mais pequenas daí que não paguem tão bem como cadeias de hipermercados estrangeiras como o Intermarché (que é uma das maiores em França e na Europa).

A maioria, se não mesmo todos, dos intermarchés em Portugal são franchisados.

E nada com um franchisado para pagar o mínimo dos mínimos.
557€+ 99Sub de alimentação por mês -transporte- almoço -renda/imi- impostos- alimentação -agua -luz.
Não deve sobrar muito.
Como é possível ser feliz!?

Atendimento e simpatia dos funcionarios Intermarche vs Continente

Pode ser devido ao facto de o intermarche funcionar a base de franchising. Vai depender muito do patrão de cada intermarche mas por exemplo na Covilhã notava-se perfeitamente a diferença na simpatia e mesmo no tipo de pessoas empregadas. O continente rodava muito mais o pessoal - a base de estudantes - e o intermarche preocupava-se em segurar o pessoal dai que a média de idades era mais alta e sobretudo naturais de lá.

Sou cliente assíduo do Continente do Seixal, e a única razão de queixa que tenho é de uma senhora que está na caixa que parece que conhece todos os clientes, e perde tempo a falar com eles todos[:D]
No balcão do cliente então, as senhoras foram escolhidas a dedo pela sua simpatia e competência.
Zero queixas no geral.

Não foi o Presidente do Pingo Doce que, recentemente numa entrevista, disse que as pessoas tinham que viver e pagava-as acima da média?

Ele anda por aí e sempre com uma palavra de apreço por tudo o que meta a Sonae ao barulho.

Eu vou ao jumbo. Não tenho nada haver com este assunto[:D]. Lá por ter trabalhado na sonae (logistica) não me meto nisso. Não digo que não fosse boa a experiencia, fiquei com rancor por andarem "aturar" 2 anos como temporário. Mas também não era isso que queria.

Mas a politica deles, seja do azul, vermelho, verde, amarelo, roxo ou rosa, é tudo igual, é usar o pessoal novo até acabar os contratos. Os efectivos são os velhinhos em lojas com 10 ou mais anos de existencia e meia duzia deles em lojas novas. Pois até mesmo o pessoal que lá anda não vê grande futuro e motivação naquilo, a maioria é part-time, uns 300 paus ao mês.

Eh pá eu quando andei por lá conheci tantos (mesma categoria) pela sonae, dava quase mais de 5 planteis de futebol de 25 jogadores[:D], existe muita rotatividade por parte de quem chefia, eu andei por lá 2 anos temporário e vim embora por meu querer (já tinha carta pesados na mão[:p])

Última edição:
Com os funcionarios do continente parece-me ser o inverso, pouco activos, pouco motivados, salvo raras exepcoes apenas esboçam um sorriso, quando isso acontece sequer. Já reparei em varias situações de animosidade entre colegas, um ambiente pesado,

É notório esse mau ambiente e tem uma explicação simples: desde que o Paulo Azevedo tomou conta das "mercearias", os funcionários passaram a ser tratados como lixo.

E não são só os funcionários da base (caixas, reposição, etc), são todos os quadros intermédios. Eu tenho um familiar que é quadro médio no continente e ele diz-me que lhes andam a fazer a vida negra (exigir objetivos irrealistas, exigir que se faça o mesmo trabalho com menos pessoal, mais horas de trabalho à borla, etc..). Diz ele que o objetivo deve ser levá-los a um ponto em que peçam a demissão, pois eles querem substituí-los por quadros mais novos e a ganhar metade.

Desde que o Belmiro saiu da gestão do Continente tem sido sempre a piorar...

Não foi o Presidente do Pingo Doce que, recentemente numa entrevista, disse que as pessoas tinham que viver e pagava-as acima da média?
Esse gajo é um tretas. Ele também disse que mudou a sede para a Holanda por causa do acesso ao crédito e não para pagar menos impostos... pensa que somos todos otários...

Voltar
Superior