Atraso do DUA

dmabm

New member
Alguém me sabe dizer em quanto tempo (+/-) é que o DUA é entregue ao proprietário?

Comprei um carro novo a 24 de agosto e até agora nada de DUA...e mais dia menos dia termina a declaração de circulação passada pelo concessionário ...

Last edited:
Não existe uma data fixa para que o documento venha... O que tens a fazer é contactar com o vendedor que te vendeu o carro e ir pedindo a declaração até o DUA chegar o que podes.fazer é passar num centro immt e perguntar se o DUA do teu veículo já foi emitido ou para quando está previsto eles podem te responder

PS: não tem data de entrega média porque a minha mãe comprou um carro novo a cerca de dois anos e o DUA demorou cerca de 6 meses a chegar também conheço outra pessoa que comprou o carro e veio relativamente rápido...

Last edited:
troquei de carro em maio e o demorou pa i uma semana... o mais demorado qeu tive ate hoje foi um mes....

eu se fosse a ti ia ao stand dar um aperto a eles pois se for preciso ainda nem trataram de nada e os teus papeis andam la perdidos numa gaveta qualquer...

ja agora agora vai ao portal das finanças e tens la uma zona de consulta e podes ver os carros que tao em teu nome e vez se ja deu entrada no sistema ou nao pois passados uns dias de dar entrada no sistema actualiza a lista la e assim sabes logo se ja deu entrada e ainda nao chegou a casa ou se ainda nem sequer deu entrada no sistema....

é que se nao deu entrada de nada podes ter problemas se tiveres alguma azar o seguro salta fora pois o carro nao é teu... o carro so é legalmente teu a partir da data que vem no dua data de venda ou se nao se efectuar a mudança de nome o carro é teu durante os 30 dias de validade da declaraçao de venda e que no teu caso ja passou de prazo, ou seja ate dar entrada no sistema o carro nao é teu.... tas a ver o filme nao tas....

a declaração do stand de pouco ou nada serve pois tanto quanto sei so ha 2 coisas validas perante a lei no que a propriedade do carro DUA ou declaraçao de venda durante 30 dias....

O veículo por esta altura já deve aparecer no Portal das Finanças. Se não aparecer é sinal que algo se passou no registo (ou não foi feito) e é apertar rapidamente com o concessionário.

Se aparece, pode simplesmente ter-se extraviado e pede-se uma segunda via.

Eu quando comprei um carro em Maio, o DUA só apareceu 1 mês e meio depois mas já chegou a aparecer noutros casos em semana e meia.

O carro foi comprado a credito? Quando o carro é comprado a credito os tempos são mais alargados.

Os 3 carros que comprei a pronto o DU demorou menos de 2 semanas. Um foi à 5 anos outro à 2 anos e outro em setembro.

Sei que pago a credito demora perto dos 2 meses, mas nao sei o motivo.

Os prazos começam a contar após o pedido feito, por isso tens apenas de saber quando o concessionário fez o pedido. Para isso questiona-os diretamente.

Respondendo de modo geral...

Tenho verificado no site da finanças com alguma regularidade e ainda não figura lá.

O stand emitiu-me logo 2 declarações..uma válida até setembro e outra até outubro (carro comprado em agosto).

O pagamento foi feito a pronto.

Acho estranho esta demora, pois há 2 anos comprei um carro também ele a pronto (neste caso, usado) e o DUA levou cerca de 2-3 semanas a chegar

Last edited:
Eu comprei o meu no final de Maio e ainda não tenho o DUA.
Mas sei que eles só fizeram o pedido o mês passado, de modo a eu puder colocar a minha nova morada.
Questiona o concessionário que eles dizem te logo quando fizeram o pedido.

Estás pior que eu então ahah. Isso perante as autoridades até te pode levantar problemas..mas esperemos que não.

Vai ao site das finanças e vês logo se o carro está em teu nome. Se não estiver, eu preocupava-me. Se estiver, pode-se ter extraviado a carta nos correios. Podes sempre ligar para o IMT e perguntar. De qualquer das formas, primeiro passo é site das finanças.

Vai ao site das finanças e vês logo se o carro está em teu nome. Se não estiver, eu preocupava-me. Se estiver, pode-se ter extraviado a carta nos correios. Podes sempre ligar para o IMT e perguntar. De qualquer das formas, primeiro passo é site das finanças.
Já fui e não está registado ainda..

Contactado o IRN foi-me dito que o concessionário ainda não procedeu ao pedido de emissão e que devo fazer alguma pressão...E a pressão já seguiu por email...

Parece que comigo foi igual. Já tenho uma nova declaração de circulação com a justificação de que a documentação está atrasada. Vamos ver durante quantos mais tempo..

Back