Atualizar DUA

Boas, preciso de actulizar a morada do meu DUA mas estou com problemas. O leitor de CC não está a reconhecer o cartão, já o tinha feito anteriormente, não sei se é de ser o novo formato do CC. A aplicação está a correr mas também não mostra nenhuma janela.

Alguma ideia?

confirmar que o pc está a reconhecer bem o leitor e não precisa de atualizar driver ou assim
experimenta outro CC ou outro documento, a documentação oficial diz inclusivamente que, se o leitor reconhecer outros cartões com chip mas não reconhecer o CC, existe forte probabilidade de existir um problema no próprio cartão
o não aparecer nenhuma janela pode também indicar falha no plugin, verifica junto do relógio se não tem nenhum ícone do gov.
experimenta também outro browser.

ja atualizei os drivers, nao parece ter problema

honestamente nao consigo perceber onde esta o problema e nao tenho paciencia nenhuma, esta aplicacao é um lixo, tem o icone mas lembro-me que abria a janela, ou era so quando consegui a ler o cartao?

de resto ja experimentei tudo, portas USB, diferentes browsers, etc etc

Tens 2 cenas, a app em si e o plugin.
Mas se a app detectar plugin desligado ela avisa-te.
Se tens ambas operacionais, problema pode estar na porta USB, no leitor, ou no cartão.

Nao tens um CC de outra pessoa, ou até outro leitor para testar?

Se não tens paciência, mais vale agendares num IRN.

Qual a versão da app autenticação.gov para PC que tens instalada?

Se bem que a partir da versão 3.12.0 os novos cartões de cidadão já sejam suportados, convém fazer a atualização para a última versão, creio ser a 3.15.0, porque já carrega novos certificados digitais.

Qual a versão da app autenticação.gov para PC que tens instalada?

Se bem que a partir da versão 3.12.0 os novos cartões de cidadão já sejam suportados, convém fazer a atualização para a última versão, creio ser a 3.15.0, porque já carrega novos certificados digitais.
3.15, o problema ou é do leitor ou do pc

o fixo só me tem dado problemas até agora, andei a adiar a compra de um portátil quando se conseguia arrnjar alto lenovo por 800€ no inicio do ano, e agora só o upgrade de ram para os 32 custa-me 340€ ou que 🥲

algumas portas USB que nem dao sinal com o leitor

outra cena que vi foi que é preciso ativar primeiro o cartao? ja nao me lembro nem sei onde está a carta? mas vou tentar isso

Será então um problema de hardware.

O custo dos novos equipamentos não pára de surpreender. O mesmo portátil que se adquiria em Fevereiro por 1.450€, hoje são necessários 2.250€.
Em final de 2025 tinha orçamentado 1,35M€ para uma renovação tecnológica, hoje a festa não se faz por menos de 2,8M€.

A Nvidia prepara-se para aumentar os preços em 15% e a Microsoft também vai aumentar os custos de licenciamento.
Quem necessitar de adquirir itens tecnológicos, aconselho que o façam quanto antes.

Vais mesmo ter de procurar pela carta pois necessitas do pin de autenticação para fazeres através do CC a alteração que pretendes.

Será então um problema de hardware.

O custo dos novos equipamentos não pára de surpreender. O mesmo portátil que se adquiria em Fevereiro por 1.450€, hoje são necessários 2.250€.
Em final de 2025 tinha orçamentado 1,35M€ para uma renovação tecnológica, hoje a festa não se faz por menos de 2,8M€.

A Nvidia prepara-se para aumentar os preços em 15% e a Microsoft também vai aumentar os custos de licenciamento.
Quem necessitar de adquirir itens tecnológicos, aconselho que o façam quanto antes.

Vais mesmo ter de procurar pela carta pois necessitas do pin de autenticação para fazeres através do CC a alteração que pretendes.
já estava à espera que subissem, alias não sei como ainda eram tão baratos na altura, mas fds passar de 800€ para para 2000€ ou mais, é que o pro nem está disponível

o ideapad normal custa só 1750€ agora

Voltar
Superior