É sempre complicado dar opiniões pois temos sempre defensores de uma marca e de outra marca, e eu até à aquisição do novo Honda Civic (no meu caso a gasolina) sempre estive virado para a Volkswagen e a gasóleo. O que gosto nos carros e o que não gosto.
Audi: Excelente qualidade de construção, excelente motor, estetica apelativa embora eu gostasse que a Audi fizesse uma maior distinção nas frentes dos diferentes modelos, pois toda a gama na secção frontal são em tudo semelhantes, tb não gosto do preço!
Volkswagen: idem aspas para tudo o que referi da audi, no aspecto estético não gosto muito da frente, a nível de interiores está um pouco sóbrio de mais. Tb não gosto do preço
Honda: A nível de interiores não tenho nada a apontar, é do mais moderno e futurista que vi até hoje (faz lembrar o cockpit de um avião), a nível de exteriores a frente está mesmo muito bonita a traseira já será mais discutível, mas pessoalmente julgo que no geral o carro só podia ter aquela traseira. Menos: a suspensão é demasiado dura, a visibilidade traseira é muito reduzida e a versão a Diesel é muito dispendiosa num mercado que crucifica as cilindradas mais elevadas.
Relativamente aos modelos em questão já conduzi o Honda e o Golf (o Audi ainda não tive oportunidade

), posso dizer que o Golf é mais confortável e a nível de condução nos extremos só mesmo o meu Honda a gasolina em duas palavras - Incisívo e Previsível. A nível do Honda a diesel fiz o test drive o volkswagen é da família e já andei com ele umas quantas vezes, sinceramente na gama de 140 cv não sei o que escolheria, julgo que a Honda levará uma minuscula vantagem por ter um motor já comprovado e eleito o melhor de 2005, a nível de de durabilidade, mas tb adoro o kick dos TDI daí um empate neste aspecto.
Se em questão estivesse o Audi de 170 a minha opção recaíria para este mesmo. Falando nas versões de 140 cv, recaíria para o Honda pelos interiores futuristas (pois a minha actividade é no ramo da informática e identifico-me com os gadgets que acompanham o carro).
Acho que a nível de fiabilidade estão todos ao mesmo nível, embora as revisões nos carros do grupo volkswagen sejam mais dispendiosas.
Se fossem a gasolina nada melhor que um Golf Gti

.
Enfim com isto quero dizer que a última palavra é sempre de quem vai efectuar a compra.
"A melhor escolha é aquela que satisfaz os nossos requisitos!"
Cumprimentos ppl
Nota: Como os interiores são iguais deixo aqui o endereço do meu DB do Civic Navi:
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=85698