[Comparativo] Audi A4 Avant 1.9 TDi 130 vs SEAT Ibiza FR 2.0 TDi 143

ClioIIIRS

New member
Como alguns aqui sabem, faço alguns kms com os veículos do título do tópico, sobretudo com a carrinha.

Aqui à uns tempos fiz parte de um pequeno troço de AE a fundo com a Avant. Esse troço é A2 Setúbal-Coina e isto passou-se num Domingo já bem tarde e com a estrada praticamente deserta.

Como a A4 B6 tem um erro considerável usei um GPS e as conclusão são as seguintes:

Numa zona a descer cheguei a atingir 217 de GPS e atingi o topo de uma subida íngreme qb (4 ou 5km antes de chegar à praça de portagens de Coina) a uns bem aceitáveis 207km/h.

Ora este Domingo voltei a repetir este exercício mas no Ibiza FR...

Não me lembro de ver no GPS mais de 212km/h, e foi a descer, e no topo da subida a velocidade desceu até uns meros 201.

Mais uma vez, tudo valores de GPS, se bem que no caso do Ibiza basta tirar 2/3 km/h ao valor no digital.

De notar que o FR já conta com mais de 18mil e fez a revisão à cerca de 1300km, portanto nem tem a desculpa de ainda está muito preso pois nunca trocou de óleo, e ainda tem poucos kms.

Ele até aos 180/190 vai relativamente bem, mas depois disso não mesmo.

Já a A4 só "vai bem" até aos 160/170 de ponteiro (reais é um pouco menos) mas depois dos 200 parece ganhar uma alma extra face ao Ibiza :confused:

A minha conclusão é que em banco o FR não deverá ter mais de 140cv, já a A4 é bem capaz de ter entre 140 e 145cv à vontade.

Mas pronto, agora vêm aí os do costume rirem-se das teorias dos cavalos escondidos.

Por acaso gostava de levar ambos os carros a um banco, sobretudo FR para comprovar se lá estão os cavalos todos.

É que segundo tenho lido este CR140/143cv costuma acusar entre 147 e 148 cv, às vezes até 150cv como o FR que a "motor.terra.es" testou.

Sim eu sei nestes exercícios a aerodinâmica conta muito, mas o FR anuncia 210, e a A4 apenas 203km/h.

E o Ibiza apesar de ser mais curto que a carrinha ainda tem 4 metros e sendo o SC até parece cortar bem o vento, esteticamente pelo menos.

Já a Avant é obviamente mais longa, o que é bom para velocidade máxima, mas sendo carrinha e não berlina também não é o ideal para "ponta" por isso...

Dados de ambos os carros:

http://www.km77.com/precios/audi/a4/2001/a4-avant-19-tdi-130-cv-6-vel

http://www.km77.com/precios/seat/ibiza/2009/ibiza-sportcoupe-fr-20-tdi-cr-143-cv-dpf

A velocidade máxima da A4 está errada pois no carfolio e no manual da carrinha vem lá 203km/h.

http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=92301

Comentários ?

PS: Devem estar todos a pensar que ando aí sempre a fundo nas AEs mas tal está longe de ser verdade. Faço muitos kms face ao meu orçamento mensal e, por isso, sobretudo com combustíveis em altas, tento sempre não me esticar muito em termos de consumo.

Mas volta e meia, quando há espaço para tal, gosto de fazer o gosto ao pé, se bem que o faço mais em EN com ultrapassagens e afins que em AE em que uso bastante o CC para descansar o pé.

Mas às vezes sou um menino dos consumos [:D]

Ainda na Páscoa fiz 4.2l no Ibiza FR ao longo de 210km.. Ok o facto de ter chovido e de ter sido sempre EN ajudou claro.

De notar que o ponto B desta viagem está a quase mais 300 metros de altitude face ao ponto A, além do facto de ter sido uma viagem sul-norte, e o mais provável é o vento soprar de norte...

Portanto no sentido contrário teria feito talvez menos de 4l, o que aliás não seria novidade pois quando o carro tinha apenas 7mil km fiz 3.7l entre Portimão e Albufeira pelo N125, foi de madrugada sem trânsito mas com 2 gajos a aumentarem o lastro [:D]

É como eu já te tinha dito, se pegares num avião de papel comprido e noutro curto, vê qual é o que atinge maior velocidade. [;)]

O FR deve estar a acusar 140cv, não mais e a carrinha os tais 140/145cv.

Por outro lado, o FR é mais leve.

Não sei é o Cx de ambos, mas para a A4 se ter safado melhor, deve ter um Cx menor que o do FR.

Deve ser o tal princípio da primeira frase.

É como eu já te tinha dito, se pegares num avião de papel comprido e noutro curto, vê qual é o que atinge maior velocidade. [;)]

O FR deve estar a acusar 140cv não mais e a carrinha os tais 140/145cv.

Não sei é o Cx de ambos, mas para a A4 se ter safado melhor, deve ter um Cx menor que o do FR.

Eu sei que carros mais compridos costumam ser melhores para velocidade máxima mas nem é preciso discutir valores de cx pois o Ibiza anuncia 210 e a A4 anuncia apenas 203.

Agora da teoria à prática ainda vai alguma diferença.

Last edited:
Eu sei que carros mais comprimidos costumam ser melhores para velocidade máxima mas nem é preciso discutir valores de cx pois o Ibiza anuncia 210 e a A4 anuncia apenas 203.

Agora da teoria à prática ainda vai alguma diferença.

Por acaso é mais ao contrário...

O Cx costuma ser melhor em carros maiores, "com rabo"

Por acaso é mais ao contrário...

O Cx costuma ser melhor em carros maiores, "com rabo"

Eu sei, mas, por exemplo, entre um hatch "cortado atrás" e uma carrinha a "ponta" costuma ser semelhante para versões com o mesmo motor.

Não sei como foste deduzir que com carros compridos eu me estava a referir a carrinhas, estava-me a referir a carros compridos no geral, mas em particular é óbvio que o sedans ainda são melhor neste tipo de exercício.

EDIT:

loooool, claro que queria dizer compridos, e não comprimidos.

Last edited:
Ele queria dizer compridos, quase de certeza. [:p]

Eu sei.
Mas não resisti a responder!
Eu sei, mas, por exemplo, entre um hatch "cortado atrás" e uma carrinha a "ponta" costuma ser semelhante para versões com o mesmo motor.

Não sei como foste deduzir que com carros compridos eu me estava a referir a carrinhas, estava-me a referir a carros compridos no geral, mas em particular é óbvio que o sedans ainda são melhor neste tipo de exercício.

EDIT:

loooool, claro que queria dizer comprimidos, e não comprimidos.

Mete mais tabaco nisso [:D]

E eu não deduzi que estivesses a falar de carrinhas... apenas sei aquilo que escrevi, o Cx costuma ser melhor em carros maiores, sedans ou carrinhas, mas os sedans costumam ser melhores em velocidade de ponta porque a aerodinâmica é diferente na secção posterior...

Tens aí um "pormaior" que me parece estar a escapar-te:

- Se fizeste o teste em dias (ou mesmo alturas do mesmo dia) diferentes, os resultados podem diferir imenso por causa do vento. [;)]

Na minha A4 ando habitualmente nas calmas, com umas sapatadas ocasionais, mas raramente utilizando a top speed.

Também por isso, de vez em quando gosto de ver se ela ainda tem os cv todos e atinge a velocidade que eu sei ser normal, mas posso dizer-te que houve ali 2 dias onde pensei que algo estaria errado, pois por pontaria resolvi fazer sempre o teste (em dias de vento) circulando contra o vento, e por isso nunca chegou ao que eu tinha como referência.

Bastou no segundo dia fazer o teste no sentido oposto que o velocímetro marcou logo 15 km/h adicionais (sem descidas a ajudar).

Mete mais tabaco nisso [:D]

É o que dá um gajo só conseguir dormir 4 horas, fica todo maluco [:D]

E eu não deduzi que estivesses a falar de carrinhas... apenas sei aquilo que escrevi, o Cx costuma ser melhor em carros maiores, sedans ou carrinhas, mas os sedans costumam ser melhores em velocidade de ponta porque a aerodinâmica é diferente na secção posterior...

Eu sei isso [;)]

Mas como há sempre pessoas menos atentas e/ou informadas nunca é demais repetir certos factos.

Aliás melhor que berlina só mesmo a tipologia coupe, mas mesmo as berlinas já conseguem aerodinâmicas bem interessantes e com a óbvia vantagem racional das portas extra.

Tens aí um "pormaior" que me parece estar a escapar-te:

- Se fizeste o teste em dias (ou mesmo alturas do mesmo dia) diferentes, os resultados podem diferir imenso por causa do vento. [;)]

Na minha A4 ando habitualmente nas calmas, com umas sapatadas ocasionais, mas raramente utilizando a top speed.

Também por isso, de vez em quando gosto de ver se ela ainda tem os cv todos e atinge a velocidade que eu sei ser normal, mas posso dizer-te que houve ali 2 dias onde pensei que algo estaria errado, pois por pontaria resolvi fazer sempre o teste (em dias de vento) circulando contra o vento, e por isso nunca chegou ao que eu tinha como referência.

Bastou no segundo dia fazer o teste no sentido oposto que o velocímetro marcou logo 15 km/h adicionais (sem descidas a ajudar).

Não me está a escapar nada excepto o vento, como mencionas, (por acaso pensei nisso) e talvez a pressão atmosférica.

Mas mesmo tendo em conta as variações do vento acho que se repetir a experiência o resultado vai se repetir, mais km/h menos km/h.

É que sempre que tento andar a fundo com o Ibiza saiu desiludido e com a A4 saiu sempre agradavelmente surpreendido, e já testei isto vários vezes em ambos os carros, ainda que apenas numa das vezes tenha usado GPS em ambas as situações, em troços iguais, e numa mesma altura, Domingo à noite.

Já a temperatura foi apenas ligeiramente superior no Domingo com o Ibiza que aqui à um mês com a carrinha.

Algo a rondar os 18º com o Ibiza e 15 ou 16º com a A4.

Eu continuo na minha, o PD130 está bem soltinho, já o CR143 nem tanto.

Mas depois puxar a 2ª e 3ª o FR anda consideravelmente mais que a A4, é que não tem nada a ver.

Resumindo, enquanto o peso interessa o FR dá cartas, quando deixa de importar vem ao de cima, potência, caixa e aerodinâmica.

A mim esta A4 não pára de me impressionar pois mesmo sendo mais pesada, tendo um motor mais antigo, não sendo propriamente um coupe em termos de aerodinâmica e tendo uma caixa bem mais curta consegue fazer consumos reais muito semelhantes aos do Ibiza FR que anuncia menos 1.1l de consumo misto.

PS: Este teste foi feito em 5ª no Ibiza para andar ali a rondar a zona de potência máxima, ou seja, 4100/4300 entre os 200 e 210 reais. A potência máxima é atingida às 4200rpm.

Já na A4 foi, obviamente, em 6ª pois é uma "verdadeira" 6ª velocidade.

Last edited:
Não me está a escapar nada excepto o vento, como mencionas, talvez a pressão atmosférica.

Pois, mas o vento não é um pormenor, é algo determinante.

A 200 km/h esta diferença deixa de ser marginal e passa a assumir uma enorme importância.

Eu no mesmo carro (e na A2 curiosamente) já vi diferenças enormes de velocidade "medidas" no mesmo sentido (em dias diferentes).

Posso aqui arranjar diversos factores que possam influenciar, mas o resultado final foram essas diferenças que menciono, mantendo sempre o carro (C4).

Ou seja, não estou de modo nenhum a tirar a validade do teu teste, mas era interessante ter este pormenor minimamente controlado.

Em termos ideais, os dois carros lado a lado tiravam mais dúvidas. :)

Eu acho que isso se explica de forma simples: a relação de transmissão do FR é (bastante) mais curta que a da A4! [;)]

Eu acho que isso se explica de forma simples: a relação de transmissão do FR é (bastante) mais curta que a da A4! [;)]

Neste caso acaba por ser ao contrário, pelo menos nas últimas relações.

Maldito 1.9, mesmo com mais peso, ainda faz uns brilharetes nos consumos com performances interessantes.

Embora hajam duas notas:

- Penso que o motor CR faz mais rotação do que o 1.9 TDI

- Suponho que a 6ª do FR seja excessivamente longa, senão faria mais sentido o teste nessa mudança.

A sério?

Eu por acaso estava a ver aqui, mas pensei estar a ver a versão errada, já que:

Gear Ratios A4 1.9 TDI M6

5ª: 0.730
6ª: 0.600

Gear Ratios Ibiza FR 143

5ª: 0.857
6ª: 0.717

Ou seja, até pensei tratar-se de um modelo diferente de FR.

Maldito 1.9, mesmo com mais peso, ainda faz uns brilharetes nos consumos com performances interessantes.

Não, porque no limite isto vai servir para dizer mal do 2.0 TDI. [:D]

Pois, mas o vento não é um pormenor, é algo determinante.

A 200 km/h esta diferença deixa de ser marginal e passa a assumir uma enorme importância.

Eu no mesmo carro (e na A2 curiosamente) já vi diferenças enormes de velocidade "medidas" no mesmo sentido (em dias diferentes).

Posso aqui arranjar diversos factores que possam influenciar, mas o resultado final foram essas diferenças que menciono, mantendo sempre o carro (C4).

Ou seja, não estou de modo nenhum a tirar a validade do teu teste, mas era interessante ter este pormenor minimamente controlado.

Em termos ideais, os dois carros lado a lado tiravam mais dúvidas. :)

O mais cientifico a que cheguei foi isto, mas não sabendo a direccção e velocidade do vento, vale o que vale obviamente.

A questão é que não pode ser coincidÊncia o Ibiza desiludir sempre em velocidade máxima.

Isto porque já o testei várias vezes e em nenhuma me convenceu face aos 210km/h anunciados.

Já a A4 é o contrário, mesmo em plano passa relativamente bem os 203 reais anunciados. Na A4 é fundamental conhecer o erro e/ou usar GPS para ter dados minimamente fiáveis.

Podes crer, o PD130 continua a me surpreender.

Pelo menos a "minha" unidade A4 PD130 ainda dá cartas em performances no mundo real (reprises em AE por exemplo) e em consumos reais idem aspas.

Embora hajam duas notas:

- Penso que o motor CR faz mais rotação do que o 1.9 TDI

- Suponho que a 6ª do FR seja excessivamente longa, senão faria mais sentido o teste nessa mudança.

O 2.0 TDi 140/143 respira melhor em altas que o 1.9 TDi 130 obviamente, se bem que para melhores altasa é preciso ir buscar o de 170cv, ou um 20d.

A 6ª do Ibiza é mesmo muito longa, a 180 vai às 3000rpm, e a 210 às 3500rpm.

Sendo a potência máxima às 4200rpm é óbvio que em 6ª não estou a tirar "todo o sumo" do motor.

Já a 5ª do Ibiza faz cerca de 210 reais às 4200rpm, que é precisamente a rotação em que este motor atinge a sua potência máxima.

Na prática a diferença entre 5ª e 6ª é cerca de menos 3km/h de velocidade máxima
em 6ª.

Claro que este uso da 5ª a 200 é só para este tipo de testes pois é desperdício de gasóleo. Aliás este Ibiza a fundo faz cerca de 12l em 6ª e cerca de 13.5/14l em 5ª.

Atenção a um pormenor. Apesar do Ibiza ter a potencia máxima as 4200 isso não quer dizer que as 3800 não tenha já praticamente essa potencia, a curva deve ser muito plana nessa zona. Por outro lado a partir das 4200 rpm pode haver uma quebra +/- brusca que pode dificultar que o carro passe esse regime.

Relativamente ao vento é bem verdade que tem uma grande influencia tanto na velocidade maxima como nos consumos. A 50km/h ter vento contra a 20km/h quer dizer que o carro vai precisar de perto da potencia que necessitaria para andar a 70km/h ou seja um pouco mais. Agora se estivermos a falar em 200km/h com vento contra de 20km/h isso iria implicar que era necessária a potencia suficiente para andar a 220km/h ou seja muito mais potencia. Não esquecer que o atrito do ar aumenta com a velocidade numa escala logaritmica...

A A4 a 180 vai ali nas 3500 rpm, o Ibiza por volta das 3000 rpm.

A relação das caixa é diferente, e isso já ajuda a explicar as diferenças de velocidade máxima.
A A4 como é uma carrinha mais pesada, precisa de uma caixa que permita arrastar melhor esse peso (ou seja mais curta), o ibiza como é mais leve pode levar uma caixa mais longa.

Em aceleração, o FR deixa a A4 bem longe, mas em ponta a A4 dá cartas, devido à melhor aerodinâmica. O PD 130 apesar de velhinho dá cordel a muitos motores modernos, e em baixas e em consumos ainda é uma referência. Em altas e a partir das 3500 rpm há uma queda de binário enorme e parece que já puxa menos, mas não, continua a puxar mas de forma mais linear.

O FR deve estar a acusar 140cv, não mais e a carrinha os tais 140/145cv.

Eu percebo a tua questão.

por exemplo; o meu Linea 1.3 m-jet 90cv anucia 170Kmh, contra os 175kmh do G.Punto 90cv, depois de vários testes entre ambos, tambem reparei que o Linea tem mais ponta que o G.punto, que muitas vezes em plano nem dos 160kmh passa:sh), enquanto o Linea marca 190kmh.:confused:

Altera lá os 160km/h porque num GPunto 1.3 Multijet 90cv é tão fácil chegar a essa velocidade em plano como é roubar um chupa a uma criança.

O Linea marca 190km/h mas a velocidade real não é essa.

Back