Audi A4 Avant que teima em não pegar...!!! :(

mikka1

New member
Boa tarde,

Sou proprietário de uma carrinha Audi A4 Avant (110cv) de 1996 e ultimamente a mesma custa a pegar, isto sem razão aparente (digo eu)!!!
Isto porque ou insisto 2 ou 3 vezes e ela não pega... acabando por "gastar" a bateria toda e depois ter que ser posta a trabalhar ao empurão!!! :(:(:(
Ou... insisto e depois de várias tentativas ela acaba por pegar!!!
Quando a consigo por a trabalhar, depois de várias tentativas, acaba por deitar algum fumo branco pelo escape.

É um pouco difícil de explicar, mas gostaria de saber se alguém por aqui me pode dar umas luzes de como resolver o problema.

Obrigado.

Alguma pergunta que queiram fazer... estejam à vontade!

Abraço,

Isso parecem as velas de pré-aquecimento estragadas.

Isso acontece sempre, ou apenas nos dias mais frios? Acontece depois de o carro ter estado a trabalhar?

Olá Jung13

As velas foram mudadas recentemente...
Sim, tem acontecido nos dias mais frios!!!
Hoje por exemplo, pegou às 8h30 e depois às 13h00 já não pegou!!!
E depois de estar a trabalhar já não deixa de pegar.

[8b]

Pelos sintomas só estou a ver as velas. Foram mudadas há quanto tempo? Por umas novas, originais? O sistema foi verificado para confirmar o bom funcionamento?

Pois Jung13...
Isso já não lhe sei dizer, isto porque o processo foi feito por um conhecido do meu pai!!! [s)]
Perante o que me diz há forte probabilidade de ser das velas... já estou a ver que alguém fez asneira!!!
:sh)

:(:(:(

Para além de achar que o que lá foi colocado não correspondia ao que lá deveria realmente estar... para completar o ramalhete o sistema nem sequer foi verificado!!!
E assim sendo... acho que vai haver chatice!!! :mad:

Este sintoma será detectado se a carrinha for ligada a uma máquina de diagnóstico?!?!?!?! :sh)

Como está a água do circuito de refrigeração?

Se o motor pega melhor a frio que a quente pode ser indicação de problema nos injectores ou na bomba injectora.

Assim coisas que me lembro:

- Filtro de gasóleo sujo ou com água.
- Tubos de retorno furados e a deixar entrar ar.
- Bomba de combustível (caso exista) nas lonas.

Isto são algumas coisas que devem ser inspeccionadas para despistar.

Muda o relé 109. Se for branco, é o modelo antigo. Se for preto, é a versão corrigida. Este relé controlas as velas e é problema mais do que conhecido nos TDI até ao ano 2000.
Podes resolver com um relé novo ou como eu fiz:

eblase003.jpg

eblase002.jpg

eblase001.jpg

A solução passou por colocar um reforço na solda dos pinos mais grossos e ainda tive a liberdade de colocar um fio a unir os dois pinos para resolver a coisa por menos de 1€..... De Novembro até hoje a pessoa não se queixou [;)]

Engraçado esse problema de relé... quando tinha o audi nos dias mais frios ou quando ficava 3/4 dias sem trabalhar era um problema para ele pegar... às vezes só há 3º. Se calhar seria disso.

O que eu posso dizer sobre isso...
Eu também apontaria para as velas de aquecimento mas pelo que já li n sei. Mas eu já tive um problema assim. Dias muito frio a 1º vez ao ligar era um castigo. Apontei para as velas fui à casa eles lá viram que as velas estavam boas o problema era um fio de uma das velas que passava corrente estava ou era partido ou mal ligado se não estou em erro.
E quanto ao fumo branco acho que seja do nº de vezes que insistes a dar a chave.

Se já mudaste as velas, eu agora também mudaria o relé
Tive uma situação muito semelhante num TDI e era do relé que o eblase referiu. Salvo erro, foram €12 na VW

Eu não me lembro se foram exactamente os €12 pois já devem ter passados uns 2 anos. Mas de certeza que não me pediram esse valor

Bom dia a todos...

Tentando responder às dúvidas aqui colocadas:

- A água do circuito de refrigeração está OK (verificada recentemente)
- Filtro de gasóleo não sei o seu estado
- Os tubos de retorno não sei como estão
(já me disseram que poderia ser um dos problemas)
- A bomba de combustível também não sei como está

Irei pedir ao mecânico, na próxima revisão, para ver a situação do relé 109 pois também poderá ser por ai que vem o problema!

A ver vamos...

Obrigado mais uma vez.

Tenho tido um problema semelhante na minha Vectra (embora nunca tenha deixado de pegar, com mais ou menos dificuldade), mas espero descobrir a razão na revisão que vai fazer agora em Abril.

Bom dia a todos...

Tentando responder às dúvidas aqui colocadas:

- A água do circuito de refrigeração está OK (verificada recentemente)
- Filtro de gasóleo não sei o seu estado
- Os tubos de retorno não sei como estão
(já me disseram que poderia ser um dos problemas)
- A bomba de combustível também não sei como está

Irei pedir ao mecânico, na próxima revisão, para ver a situação do relé 109 pois também poderá ser por ai que vem o problema!

A ver vamos...

Obrigado mais uma vez.

Se o motor roda e não pega, aponto para o tal relé. Está ao pé dos fusiveis(normalmente é preciso desmontar uma tampa e depois vês uma gaveta com uma série de relés.

A luz das velas acende quando dás à chave? [;)]

Boa tarde "eblase"...

Uma das luzes que acende é esta seguido de um sinal sonoro.

Attachments

• painel volks 001-1.jpg
    painel volks 001-1.jpg
    12.8 KB · Views: 0
Last edited:
Já aconteceu ser o sensor da cambota ter avariado e por isso umas vezes o carro pega bem e outras demora.
O melhor é fazer primeiro o diagnóstico.

Já aconteceu ser o sensor da cambota ter avariado e por isso umas vezes o carro pega bem e outras demora.
O melhor é fazer primeiro o diagnóstico.

Vag-Com e siga para bingo. Ainda assim sem o tal relé, nada feito. Só aparece "erro nas velas".

Back