[Comparativo] Audi A6 Stronic ou Multitronic

Marradinhas

New member
Bom dia.
Encontro pouca informação sobre as caixas audi stronic e multitronic.
Do que me foi explicado, as stronic são caixas manuais robotizadas (estilo DSG) e as multitronic são caixas totalmente automáticas.

Qual delas será melhor par?
- A6 2.0 177cvls mulitronic
- A6 2.0 190cvls stronic

Obrigado

A multitronic é uma cvt, como as dos hibridos, embora possua relações simuladas, no caso de se optar por usar em modo manual.

A stronic, é a dsg.

Tudo depende do que pretendes do carro. A multitronic será sempre mais eficiente, mas é preciso conviveres com o ruído contínuo...

Cump.

Isso dos problemas da multritonic não é assim tão linear...

Há por aí users com alguma experiência com a mesma[;)]

Cump.

Honestamente, e por muito boa que seja a Stronic, a multitronic acaba por conjugar um pouco o melhor dos dois mundos: a suavidade da CVT (em que o barulho é muito relativo, pois a caixa adapta-se ao estilo de condução o modo D é para andar de forma normal, o que acelerando a fundo a rotação sobe para perto das 3000rpm, apesar da caixa simular sempre mudanças), o modo mais desportivo (S) que se assemelha a uma Stronic sem relações de variação continua (apesar das passagens não serem tão rápidas) e o modo manual robotizado.
As multitronic problemáticas eram principalmente as de 6 relações. As novas de 7 e 8 são bastante mais fiáveis e com uma programação muito bem feita (longe da dos tempos dos audi a4 b6 e b7 e dos a6 c5 e mesmo da primeira geração dos c6 que tinha caixa de 6).
A Stronic, comparativamente à multitronic no modo D, parece sempre uma caixa mais nervosa.
É uma questão de preferência: rapidez de passagem de caixa ou polivalencia.

Já tive a multitronic de 8v numa A6 avant 3.0 tdi 204cv e gostei, mas acho que o excelente v6 ajuda muito na questão sonora

Agora tenho um carro com cx de dupla embraiagem e gosto, no meu caso de 6v e é muito rápida nas passagens, sem sobressaltos

Escolheria a S-tronic pelo motor mais pujante, mas acima tudo porque a sonoridade dos 4c pode ser irritante numa cvt

Voltar
Superior