Audi Q2 (2016)

Ahhh Lisboa, um excelente sitio para testar SUVs. Só buracos e empedrados meio descalçados com rails de elétricos á mistura entre subidas e descidas. Bem mais duro que ir para o campo [:D]

É o chamado teste PAL - Piso da área de Lisboa; muito conhecido dos construtores e mais temível que o teste do Alce![:D]

Para os que falam em Preço descabido no típico do 3008, o que dizer dos preços deste Q2!!

Surreal, ilógico ou mesmo ridículo.

Aliás, os preços dos automóveis das marcas premium, salvo raras exceções, andam em níveis estratosféricos, sem razão lógica para isso. Um SUV médio BMW, Audi ou Mercedes facilmente chega ao preço de um pequeno apartamento.

Por vezes penso que as marcas andam loucas. Mas se calhar a loucura está do lado dos compradores...

Última edição:
E mesmo as marcas generalistas andam a esticar-se. Vejam bem quanto custa um Skoda Superb. (em Portugal, pois aqui ao lado as coisas são bem diferentes - e não, a culpa não é só dos impostos).

Ao ínicio não gostei muito do design deste modelo. Depois de várias fotos e videos e várias configurações, o carro até fica giro.
Realmente o preço é mesmo o seu handicap. Um 1.6 tdi com caixa manual começa nos 32.000€ e um 2.0 tdi com caixa automática nos 46.000€.

E depois é quase tudo extra e bem caro. Até sensores de estacionamento e de luz e chuva são extras. Aliás o que não é extra neste modelo?

Surreal, ilógico ou mesmo ridículo.

Aliás, os preços dos automóveis das marcas premium, salvo raras exceções, andam em níveis estratosféricos, sem razão lógica para isso. Um SUV médio BMW, Audi ou Mercedes facilmente chega ao preço de um pequeno apartamento.

Por vezes penso que as marcas andam loucas. Mas se calhar a loucura está do lado dos compradores...

Eu também acho que a loucura está do lado dos compradores . Para mim só um caso de amor platónico justifica comprar este carro tal como outros das marcas premium alemãs. Mas pelo menos aqui em Portugal e noutros países também é um bocado assim, o pessoal gosta é de carros com status mesmo que possa comprar um carro de um segmento acima pelo mesmo preço.Quanto ao Q2 propriamente dito continuo a achar feio.

O Q2 não deixa de ser o SUV do A1, contrariamente ao que a Audi tenta fazer parecer...

O untagable ? [:D] Na realidade está bem metida pq começa a aparecer de facto muito SUV que não é tal mas um embrião entre isso e o normal dos carros.

Tamanho e formato é mais segm C do que B

Isso com a tal pitada de fator X da moda e dá no que se vê.

Última edição:
Atendendo as tendências da moda, cheira-me este Q2 vai canibalizar muita venda ao A3.

Esta config está bem porreira [:cool:]

Concordo, já os vi lado a lado, e comum cliente da moda facilmente optará pelo mais recente, é mais pequeno, mas não é perceptível. Aliás, pelo preço com desconto enorme que o A3 marcava ,se calhar o importador já se terá dado conta.

Eu nao conheco o mercado mundial mas leio e tenho a nocao de que 1 grande % do mercado Europeu é renting...

Em muitos configuradores aparece o valor dos extras em €/mes.

Como o valor usado e que conta para o renting.

Ou seja os premium aumentam os valores em novo porque isso pouco influencia o renting.

Um Q2 sera 400/mes dependendo da entrada e é isso que o consumidor quer saber.

40 mil um suv do segmento b com motor 1.6 tdi e medianamente equipado, interessante, nunca mais digo que o 3008 está caro [:D]

O base são cerca de 30.000 e vem com o indispensável como AC man. JLL etc. 40.000 deve ser o que vem com jacuzzi e sauna [:D]

De qualquer forma, sim, é caro que se farta como tudo o que é premium mas está na linha de tudo o resto nesse nicho e ao que parece há muita gente a dar fortunas por eles como se vê por aí.

Concordo, já os vi lado a lado, e comum cliente da moda facilmente optará pelo mais recente, é mais pequeno, mas não é perceptível. Aliás, pelo preço com desconto enorme que o A3 marcava ,se calhar o importador já se terá dado conta.

Na realidade não é mais pequeno. É mais curto mas mais alto e um nadinha mais largo.
Pelo perfil vê-se que a grande diferença está no comprimento do focinho e lá dentro as diferenças diminuem, ou seja, presta praticamente o mesmo serviço familiar em termos de espaço/carga. Por outras o Q2 tem um formato mais cubico que o A3.

Última edição:
40 mil um suv do segmento b com motor 1.6 tdi e medianamente equipado, interessante, nunca mais digo que o 3008 está caro [:D]

Isso tem muito que se lhe diga. [;)]

Apesar da imprensa e até da própria Audi andarem a colar este suv aos compactos B para não canabalizarem o Q3, a verdade é que o Q2 é um a3, tendo apenas menos 5 cm do que o a3 versão 3 portas e menos 2 cm do que o Leon equivalente. De resto, tem a mesma plataforma do a3, a mesma distância entre eixos, o mesmo interior, o mesmo equipamento, a mesma largura interior (até ligeiramente mais largo), os mesmos extras... em termos de espaço interior é que não sei, mas duvido que seja muito inferior ao a3. É que ao contrário do Captur ou 2008 que se colam ao Clio/208, este Q2 cola-se claramente em tudo ao a3. Claro que a Audi nunca poderia construir este Q2 com 4,30 mts, se não iria chegar-se perigosamente ao Q3. Mas realisticamente falando... é um a3.

Por mera curiosidade, e porque se fala constantemente no 3008, fui ver preços e a verdade é que para quem quer um "suv citadino" a estratégia da Audi não é má:
O Q2 começa nos 27 400€, só 400€ acima do a3 spaceback. Diferença entre o 308 e o 3008 base: 7000€. É verdade que o equipamento base é verdadeiramente miserável (o a3 já traz por exemplo xenon e bluetooth na versão base), mas o 3008 começa... nos 31 100€. Ou seja, de 27 400€ para 31 100€ estamos a falar de quase 4000€...

Ora pegando nessa diferença e configurando o Q2 ao preço do 3008 basicamente ficava com (entre equipamento standard e adicionado): pintura metalizada, a/c automático, hold assist, travão eléctrico, MMI, bluetooth, volante multifunções, bancos dianteiros com apoio lombar eléctrico, retrovisor interior com anti-encadeamento automático, sensor de luzes, sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiro, sistema de travagem automática com reconhecimento de peões e garantia de 5 anos ou 100 000 km. O computador de bordo e os espelhos aquecidos é tão ridículo alguém pagar por isto que nem destaco como equipamento, mas também estão incluídos nesta configuração que fiz.

Isto sem desconto. Ou seja, estes 31 200€ facilmente descem como mínimo para 29/30 000€. O 3008 Active com pintura metalizada ficava 98€ mais barato...

Para quem quiser mais requinte a nível de cromados e ambiente vai para a versão Sport e paga mais 1000€.

Ou seja, para quem quer um suv para andar na cidade e para o "estilo", e perante o preço destes dois carros, imagem de marca, retoma, para qual irá? Isto comercialmente falando, obviamente. Falo apenas desse lado. Depois quem gostar muito do 3008 ou quem quiser mais espaço irá necessariamente para este modelo, quem andar atrás de um "suv da moda", e pelo preço, mais facilidade condução em cidade, etc, irá para o Q2.

Mas sim, o preço destes carros é ridículo. O outro dia fui dar uma volta a alguns stands e era ver o 3008 1.6 a 38 000€, modelos da Kia, Hyundai, o Ateca... tudo entre os 35 e 38 000€. Ora pegando nisto, e olhando para o Q2 como para um a3 com "rodas mais altas", não acho o preço assim tão escandaloso. [:D]

Última edição:
Sim mas o Q2 é segm abaixo do 3008 Ateca etc. e aí lá está o PVP premium. Pelo mesmo valor vai-se para um segm acina nas marcas generalistas. Same as usual

Voltar
Superior