40 mil um suv do segmento b com motor 1.6 tdi e medianamente equipado, interessante, nunca mais digo que o 3008 está caro [

]
Isso tem muito que se lhe diga. [

]
Apesar da imprensa e até da própria Audi andarem a colar este suv aos compactos B para não canabalizarem o Q3, a verdade é que o Q2 é um a3, tendo apenas menos 5 cm do que o a3 versão 3 portas e menos 2 cm do que o Leon equivalente. De resto, tem a mesma plataforma do a3, a mesma distância entre eixos, o mesmo interior, o mesmo equipamento, a mesma largura interior (até ligeiramente mais largo), os mesmos extras... em termos de espaço interior é que não sei, mas duvido que seja muito inferior ao a3. É que ao contrário do Captur ou 2008 que se colam ao Clio/208, este Q2 cola-se claramente em tudo ao a3. Claro que a Audi nunca poderia construir este Q2 com 4,30 mts, se não iria chegar-se perigosamente ao Q3. Mas realisticamente falando... é um a3.
Por mera curiosidade, e porque se fala constantemente no 3008, fui ver preços e a verdade é que para quem quer um "suv citadino" a estratégia da Audi não é má:
O Q2 começa nos 27 400€, só 400€ acima do a3 spaceback. Diferença entre o 308 e o 3008 base: 7000€. É verdade que o equipamento base é verdadeiramente miserável (o a3 já traz por exemplo xenon e bluetooth na versão base), mas o 3008 começa... nos 31 100€. Ou seja, de 27 400€ para 31 100€ estamos a falar de quase 4000€...
Ora pegando nessa diferença e configurando o Q2 ao preço do 3008 basicamente ficava com (entre equipamento standard e adicionado):
pintura metalizada, a/c automático, hold assist, travão eléctrico, MMI, bluetooth, volante multifunções, bancos dianteiros com apoio lombar eléctrico, retrovisor interior com anti-encadeamento automático, sensor de luzes, sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiro, sistema de travagem automática com reconhecimento de peões e garantia de 5 anos ou 100 000 km. O computador de bordo e os espelhos aquecidos é tão ridículo alguém pagar por isto que nem destaco como equipamento, mas também estão incluídos nesta configuração que fiz.
Isto sem desconto. Ou seja, estes 31 200€ facilmente descem como mínimo para 29/30 000€. O 3008 Active com pintura metalizada ficava 98€ mais barato...
Para quem quiser mais requinte a nível de cromados e ambiente vai para a versão Sport e paga mais 1000€.
Ou seja, para quem quer um suv para andar na cidade e para o "estilo", e perante o preço destes dois carros, imagem de marca, retoma, para qual irá? Isto comercialmente falando, obviamente. Falo apenas desse lado. Depois quem gostar muito do 3008 ou quem quiser mais espaço irá necessariamente para este modelo, quem andar atrás de um "suv da moda", e pelo preço, mais facilidade condução em cidade, etc, irá para o Q2.
Mas sim, o preço destes carros é ridículo. O outro dia fui dar uma volta a alguns stands e era ver o 3008 1.6 a 38 000€, modelos da Kia, Hyundai, o Ateca... tudo entre os 35 e 38 000€. Ora pegando nisto, e olhando para o Q2 como para um a3 com "rodas mais altas", não acho o preço assim tão escandaloso. [

]