Aulas Condução.

Davneta

New member
Boas. Estou habilitado para a categoria A1 e já fiz o codigo. Ontem fui á 1 aula de condução
Eu não sei o que teve de errado comigo. Não parei em 2 stops, deixei a mota ir abaixo 3 vezes (coisa que eu ainda não controlo muito bem) , não olhava para tras quando mudava de via( se bem que usava o retrovisor, mas o homem que ia atras disse mesmo para eu olhar para tras) e raramente usava os piscas. Isto são distraçoes que dão cabo de mim e eu sei isto tudo na ponta da lingua.
Algumas dicas que eu possa usar de modo a não fazer porcaria outra vez? Muito Obrigado

Arranja alguém que te empreste uma motorizada para ires treinar para um terreno vazio, sem trânsito, grande e com visibilidade para todos os lados.

mas já tens experiência com motociclos ou não?

Se já tiveres (segundo percebi), é fazeres as coisas com mais calma, esquecer um bocado a experiência que tens, e pensar antes de fazer as coisas.
Por vezes quando a malta já tem experiência com o tipo de veículos acaba por cometer erros que podem fazer chumbar no exame. E antes errar agora do que no exame.

Eu quando fui a exame de carro chumbei porque cometi o erro de não parar a 100% no stop, segundo o avaliador, coisas que qualquer condutor faz na vida real. Chegar ao stop, parar, meter 1ª, e como não vem ninguém, arrancar logo.
cuidado com isso, por vezes mais vale ir quase a zeros.

Foi isso exatamente isso que eu fiz. Não parei 100% . Ando a mais de 3 anos de motociclo. Andava numa 240cc

o teu problema é derivado a andares na maior durante este tempo todo, criaste vícios, e agora tens de te livrar deles se não te safas, tens de fazer as coisas á risca como no código e instrutor indicam e não como se faz no dia a dia , ai tens a tua resposta...

Secalhar é isso...

não é secalhar, é mesmo, quando se tira a carta e nunca tivemos contacto com qualquer veiculo antes vamos ensinados 100% da maneira correcta, depois com o tempo e experiência vamos criando vícios e deixando de fazer certas coisas 100% correctamente, no teu caso, já é esse o problema, já andavas de mota antes de tirar a carta, e ganhaste os vícios todos e agora tens de corrigir esse vícios todos se queres tirar a carta...

como tu conheço muitos, que antes de tirar a carta já andavam de mota a conduzir carros, e depois quando foram tirar a carta foi uma desgraça pois na pratica os vícios estavam de tal modo entranhados, que foi bastante complicado abdicarem deles, alguns mesmo tiveram de fazer exame de condução 2ª vez...

Alguma dica? xd

dica, aqui não é questão de uma dica, simplesmente agora vais ter de te esforçar a triplicar, tentar fazer as coisas a 100% correctamente(o que vai ser complicado), se queres tirar a carta... isso agora depende da tua capacidade de adaptação e mais ninguém te vai poder ajudar...

não é secalhar, é mesmo, quando se tira a carta e nunca tivemos contacto com qualquer veiculo antes vamos ensinados 100% da maneira correcta, depois com o tempo e experiência vamos criando vícios e deixando de fazer certas coisas 100% correctamente, no teu caso, já é esse o problema, já andavas de mota antes de tirar a carta, e ganhaste os vícios todos e agora tens de corrigir esse vícios todos se queres tirar a carta...

como tu conheço muitos, que antes de tirar a carta já andavam de mota a conduzir carros, e depois quando foram tirar a carta foi uma desgraça pois na pratica os vícios estavam de tal modo entranhados, que foi bastante complicado abdicarem deles, alguns mesmo tiveram de fazer exame de condução 2ª vez...

Se for um examinador que tenha "olho" para coisa, até que fecha os olhos alguma coisa. Mas isto sou eu que conduzo mota e carro, e sei que quando for para aumentar de cilindrada vai ser uma calinada.

PS: Não é preciso ser muito esperto para saber que um gajo que já ande de 125, vai tirar a carta A completa só para subir de cilindrada.

Okay. Vou a exame na quinta feira, até agora tem corrido bem mas tenho medo que ele me leve para algum lugar lixado para andar. Alguma dica para passar? Será que uma notinha funciona? xd

Voltar
Superior