Aumentar pressão duche

Charger144

Well-known member
Existe alguma maneira de aumentar a quantidade de água que sai do chuveiro, sem ter de partir a casa toda?

Já fiz alguns testes e a quantidade de água que sai da torneira da banheira é a mesma que chega ao chuveiro (está ligado à mesma misturadora), ou seja, concluí que não vai adiantar trocar o chuveiro em si nem o tubo. Será que a misturadora limita o fluxo de água? Também não me parece.

Existe alguma outra forma de se aumentar este fluxo de água, de forma que o chuveiro tenha mais pressão?

Obrigado

o teu problema de fluxo parte da rede que abastece a tua casa, não tem nada haver com as tuas canalizações em casa, e o que possas fazer, honestamente nada, visto que o problema não é teu...

Um dos meus chuveiros dá para aumentar a pressão. Basicamente sai água por menos furos que faz aumentar a força, mas na realidade a água é a mesma.

Eu sentia o mesmo problema. Ficou resolvido com a simples troca da torneira velha (devia ter uns 20 anos) por uma nova de boa qualidade! [:cool:]

Um dos meus chuveiros dá para aumentar a pressão. Basicamente sai água por menos furos que faz aumentar a força, mas na realidade a água é a mesma.

Pois, mas não é isso. O meu também tem várias posições, aliás até tenho dois chuveiros diferentes, um maior sai um jato enorme mas com pouca pressão, o menor sai com bastante pressão mas numa área pequena. O que eu queria era usar o chuveiro grande com a pressão que tem o pequeno..

Eu sentia o mesmo problema. Ficou resolvido com a simples troca da torneira velha (devia ter uns 20 anos) por uma nova de boa qualidade! [:cool:]

O que me faz supor que não é esse o problema é o fato de ter exatamente o mesmo débito em 2 torneiras diferentes. Consigo encher o mesmo recipiente nos mesmos 11 segundos do teste que fiz. Como uma delas é nova, concluo que a outra está boa.

Normalmente o problema e a restricao da cabeca do chuveiro, experimenta outras que as vezes faz milagres. Quando encontrares uma boa, compra logo mais duas ou tres para quando precisares no futuro [:D]

Tinha um problema semelhante e comprei um chuveiro da Grohe que faz sucção de ar para aumentar a pressão de saída, depois de o ter experimentado num hotel em que estive. O que é certo é que a pressão de saída no mesmo aumentou um bom bocado, e (teoricamente) ainda gasta menos água.

Numa altura em que é imperioso poupar água..., sinceramente...
[8b]

ter mais pressão não significa aumentar obrigatoriamente o caudal de agua.
nunca apertaste a ponta de uma mangueira para a agua sair com mais pressão?

era capaz de apostar que mantendo o caudal mas com mais pressão irá poupar agua.

[8b]

É proibido gastar mais água no duche? Não sabia.
Já poupo em outras coisas, por exemplo na quantidade de vezes que lavo louça e roupa, tenho redutores nas torneiras, tenho autoclismo que gasta menos que os tradicionais, não uso a banheira, etc etc

Mal era que não pudesse tomar banho como deve ser. Já pago e bem para isso. Se quiserem proibir, então que metam um limite nos contadores.

Não me considero mais gastador do que o comum cidadão, muito pelo contrário. Por isso não aceito que os outros queiram dar palpites na forma como gasto a água. [;)]

Boas.

Lá por casa tivemos esse problema e a solução foi inversa ao que inicialmente pensava.
No esquentador tinha o fluxo de água no máximo, no entanto dada a capacidade de aquecimento do esquentador, pelo menos na minha casa onde a pressão é boa, era obrigado a limitar o caudal à capacidade que conseguia de facto aquecer (isto aconteceu no inverno), o que estava a reduzir o caudal.

Já em desespero reduzi o caudal para o mínimo e o aquecimento para o máximo, e o resultado foi que aumentou significativamente a pressão, tudo pq a água quente sai tão quente que se tem sempre de misturar com muito mais água fria. fazendo com que o manípulo da misturadora, mesmo no inverno esteja quase no meio (ainda que obviamente um pouco mais para o lado da água quente).

Última edição:
Em última instância uma bomba de pressurização de uso doméstico:

cozinha_scala2-1200x480.jpg

[8b]
Ninguem questiona isto?

Ha escassez de agua no mundo "em media", e ha escassez sazonal de agua no interior de Portugal sobretudo para utilizacao Agricola. Isto significa que e preciso "poupar agua" nos sitios e epocas em que esta e abundante? Nao, nao e assim que funciona.

O facto de haver gente a passer sede no Sudao nao significa que nao se deva gastar agua na Europa occidental. A agua fresca que nao se gastar ca nao vai la parar, vai ter ao mar e ninguem a usa. Da mesma forma que a agua que nao se gastar no Porto ou Lisboa nao vai aparecer por magia nos campos em Portalegre. A agua e um recurso que e sobretudo obtido e consumido localmente, transporta-la grandes distancias consome imensos recursos energeticos por isso na pratica agua que nao se gasta onde ela for abundante e simplesmente desperdicada e nao beneficia ninguem.

Boas.

Lá por casa tivemos esse problema e a solução foi inversa ao que inicialmente pensava.
No esquentador tinha o fluxo de água no máximo, no entanto dada a capacidade de aquecimento do esquentador, pelo menos na minha casa onde a pressão é boa, era obrigado a limitar o caudal à capacidade que conseguia de facto aquecer (isto aconteceu no inverno), o que estava a reduzir o caudal.

Já em desespero reduzi o caudal para o mínimo e o aquecimento para o máximo, e o resultado foi que aumentou significativamente a pressão, tudo pq a água quente sai tão quente que se tem sempre de misturar com muito mais água fria. fazendo com que o manípulo da misturadora, mesmo no inverno esteja quase no meio (ainda que obviamente um pouco mais para o lado da água quente).

Eu tenho caldeira. A única coisa que consigo controlar é a temperatura da água, tanto para as torneiras como para o aquecimento.
No meu caso, aumentando para o máximo a temperatura da água quente, aumenta também o fluxo de água, já que posso ter as torneiras viradas ligeiramente para o lado da água quente (quase no meio) e já tenho água suficientemente quente. O ideal, ou seja a posição onde sai mais água, é com as torneiras a meio. Se reduzir a temperatura na caldeira, tenho de virar as torneiras mais para o lado da água quente, e assim o fluxo diminui.

Eu fiz umas contas com um recipiente, na torneira do duche saem sensivelmente 17 litros de água por minuto. Parece-me bastante, mas por alguma razão não acho que tenha pressão suficiente. Ou se calhar sou eu o esquisito [:D]

EDIT: no chuveiro em si, só saem 11 litros por minuto..... mmmmmmmmmmmmm, estranho. Tinha feito este teste anteriormente e dava igual. Ou seja, a perda está entre a saída da torneira e o chuveiro em si.

Última edição:
Voltar
Superior