Aumento de dificuldade em engrenar a 2ª E60

costaverde111

New member
Boa tarde a todos.
(Há pouco inseri um comentário num post relativo a um outro modelo, e percebendo o erro, crio um novo)

Pois bem: há uns valentes anos comprei um BMW E60 520i 2.2 170 cv a gasolina. Nunca me deu problemas de maior à excepção da válvula vanos.
Há uns anos, por precaução, troquei o bi-massa e a embraiagem. No último verão troquei o óleo da caixa.
No entanto, há uns meses que percebo que sobretudo quando passo de 1ª para 2ª, noto uma dificuldade maior em que a 2ª entre. Não é tão evidente quando reduzo de 3ª para 2ª.
Estava a ler sobre possíveis causas: o sincronizador da 2ª.
Está ao meu alcance perceber se possa ser disso?
O que me recomendam?

Obrigado

Não é tão evidente na redução da 3ª para 2ª mas também notas alguma resistência nessa passagem?

É um tiro no escuro... nem conheço essa caixa nem o mecanismo de selector, nem se é de cabo ou tirantes...

Mas ia mais no sentido das borrachas dos tirantes...

É tão parvo que eu já meti GL5 (mesma viscosidade) numa que só pode levar GL4 (ou 4+) por causa dos bronzes dos sincronizadores... [;)]

E uns 30 mil km depois comecei a perceber que talvez tivesse feito asneira em não procurar o GL4 original para as caixas PSA... :sh)

Última edição:
É tão parvo que eu já meti GL5 (mesma viscosidade) numa que só pode levar GL4 (ou 4+) por causa dos bronzes dos sincronizadores... [;)]

E uns 30 mil km depois comecei a perceber que talvez tivesse feito asneira em não procurar o GL4 original para as caixas PSA... :sh)

Por isso mesmo... [;)]

Ainda e por muito que refiram que estes novos GL5 são menos agressivos com bronzes... nada como não arriscar, quando assim é, e usar na mesma o GL4.

Desculpem-me só cá ter vindo hoje, mas estive fora.
Quanto ao óleo, não me parece à partida, considerando que foi na BMW que foi trocado...

Obrigado pelas sugestões. Hoje se tiver tempo vou à oficina e tento sondar possíveis causas. Logo depois venho dar feedback para vos manter actualizados.
Obrigado e abraços

Fumo branco:
Era, afinal o óleo da caixa. Tinha sido trocado há coisa de um ano, na BMW, mas ao que parece não era o indicado....
Enfim.
Já foi trocado, paguei cerca de 60 euros e parece novo.
Obrigado a todos pelas ajudas.

Fumo branco:
Era, afinal o óleo da caixa. Tinha sido trocado há coisa de um ano, na BMW, mas ao que parece não era o indicado....
Enfim.

Agora meteram óleo recomendado/indicado (penso que tenha sido isso que foi feito) e como ficou bom então pensam que o óleo que lá estava poderia não ser o indicado?

Ou sabias qual era o óleo que estava na caixa de velocidades e através da viscosidade e/ou normas então parece que não era o indicado?

Fumo branco:
Enfim.

Afinal, o que tinha referido da questão do óleo...[;)]

Infelizmente, não é por se ír à marca que colocam o óleo adequado/indicado.

Não deveria ser assim... mas de facto e como bem sabemos, apesar de uma viatura ser assistida na marca, não quer dizer que esteja a ser "bem assistida"...

E o contrário também é válido....

Não é por não irmos à marca que o carro é mal assistido.

E o contrário também é válido....

Não é por não irmos à marca que o carro é mal assistido.

Claro que é válido para ambas as situações. [;)]

A questão passa mesmo, por ou a pessoa confiar na marca/oficina/"naquele mecânico"... e por vezes mesmo assim, a viatura não é assistida convenientemente...

Voltar
Superior