Aumento de Impostos para 2015

fssilva

New member
Boa tarde,

Tenho um amigo que tem um Mercedes C220 encomendado e que estava previsto chegar em Janeiro de 2015.

Entretanto ligaram-lhe da Mercedes a dizer que afinal o carro deverá chegar na última semana deste mês. Ele questionou sobre a possibilidade de apenas matricular o carro em Janeiro (para o carro não ficar logo 1 ano "mais velho") ao que lhe responderam que poderiam fazer isso mas que estaria sujeito a alterações que venham a existir a nível de impostos e que o que está na calha são os 0.25% no IVA e mais 1% em qualquer coisa que ele não fixou bem o que era.

Ora lembro-me de ter havido notícias sobre este aumento do IVA, mas se bem me lembro também houve notícias relativamente ao abandono desse aumento. Alguém sabe dizer se afinal se mantém ou não a previsão deste aumento? E já agora, alguém tem a ideia do que poderá ser aquele tal 1% extra, ou será apenas cantiga do vendedor para ainda cumprir os objectivos deste ano?

O IVA não aumenta mas julgo que o Isv vai aumentar qq coisa. Deve ser isso a que ele se refere.

Bem, se nos vamos estar a preocupar com aumentos de 0,25% então mais vale comprar o carro já ontem porque a inflação é um bicho danado e o dinheiro no banco está a desvalorizar que nem doido.

Quando se comprou carro cá em casa em 2010 apanhamos a mudança do IVA de 20% para 21% a 30 de Junho. No entanto deixamos claro no stand que deveriam ser eles a assumir essa diferença e que nós não o faríamos (e o contrato até dizia que seria o comprador a assumir diferenças de imposto caso ocorressem). O carro foi encomendado em Março e só foi entregue em finais de Julho e só pagamos o valor acordado com o IVA a 20%. [;)] Portanto, é tudo uma questão de negociar com o concessionário. Se quiserem ser simpáticos e elegantes não cobram isso ao cliente.

Bem, se nos vamos estar a preocupar com aumentos de 0,25% então mais vale comprar o carro já ontem porque a inflação é um bicho danado e o dinheiro no banco está a desvalorizar que nem doido.

Não estamos a falar de um dacia.

0,25% de um lado mais 1% do outro ainda são mais de 600€! Era mais um extra que dava para meter.

Pensa assim, o extra que o teu colega mete com os 600€ é o facto de andar o próximo ano todo com matricula 2015 [;)]
Na minha humilde opinião compensa pois é muito diferente de daqui a um mês andar com matricula do ano passado. Ah e já agora pra mim quem compra um MB 600€ não podem ser um problema [:p]

P.S.: No enquanto concordo a 100% que o stand é que deveria assumir essa despesa.

Eu sei que é dinheiro e muito. A questão é que me parece compensar nesta caso específico. E normalmente quem compra MB é porque tem carcanhol e 600€ pra quem vive bem não é como 600€ pra quem vive dessenrrascado.

De qualquer das formas a minha opinião é a de que o stand devia acatar com esse custo.

Eu também estou na mesma situação e no entanto o preço combinado na simulação é o que pagarei, e sim, em principio chegará este ano ainda e o que me foi dito é que se houver uma campanha mais vantajosa no proximo ano até poderá descer. No entanto eu é que não sei se aguento vê-lo lá e não o mandar matricular.[:D]

Nunca percebi muito bem este drama de se ter carros matriculados no final do ano, e que ficam logo velhos.

Eu compro um carro novo não estou normalmente a pensar vendê-lo. Portanto daqui a não sei quantos anos a diferença de ser do ano n ou do ano n-1 torna-se menos relevante e muitas vezes esbatida na forma como se vende o carro (retoma, através de um stand de usados ou particular).

Quanto ao stand não sei se tem de assumir. A pessoa faz a encomenda, a encomenda chegou e o stand entrega. É assim para tudo. Se o cliente quer esperar então pague os preços de 2015. Isto é assim em tudo, até numa torradeira quanto mais no carro deste valor.

E sim o aumento do IVA caiu mas o ISV sobe 3%.

0,25% de um lado mais 1% do outro ainda são mais de 600€! Era mais um extra que dava para meter.
No meio de alguns milhares de € estás-te a preocupar com 600€ ?
Fará quando for para fazer manutenção, deve ser mais um mercedes com penus chinocas [:D]
De qualquer das formas eu dava mais esse valor, porque quando for para venda por incrível que pareça já vale mais, basicamente só conta com o ano.

Conhecem algum caso real de um veículo prejudicado na sua retoma ou venda em usado, em comparação a outro, por haver sido matriculado imediatamente antes da mudança de ano ?

A discussão em torno das diferenças entre os combustíveis normais e os premium terá, provavelmente, mais assunto e exemplos práticos de análise.

Também acho que estar agora preocupado para quando o for vender valer mais, sinceramente, acho que isso num usado nem quer dizer nada, o que conta é os kms que ele terá na altura e se está bem estimado a nível geral e de mecânica, agora se é de 2014 ou 2015... e outra coisa, se mais tarde derem o carro como retoma ainda desvaloriza mais porque é o Stand que o recebe que irá estipular o valor a abater no carro que comprarem de novo por isso os 600€ que irão poupar usem para a manutenção ou um extra que queiram.

Last edited:
Não é um problema, mas é dinheiro. Dá para o IUC e ajuda no seguro...

Nem mais. Senão, se fossemos por aí, era sempre mais 600€ até ser full-extras. Quem compra um carro de 20 ou 30 mil também compra de 60 ou 70 mil. Está é mais tempo sem poder gastar noutro tipo de luxos.

Como diz o meu pai: "O dinheiro não é de quem o ganha, é de quem o poupa", se bem que neste caso pode ter outra interpretação :)

Se 600 € são peanuts para um comprador de Mercedes... se esses 600 € lhe fazem diferença, é porque não tem capacidad€ para assumir a compra e futura manutenção de um Mercedes [;)]

Pode parecer duro, mas foi à conta de atitudes de alguns desses artistas e alpinistas sociais que fomos parar ao buraco.

Se não me engano, hoje em dia um carro vale-se pelo ano e pelo semestre. Pessoalmente para mim um carro de 12/2014 ou 01/2015 é a mesma coisa.

Prova disso, comprei carro em 12/2008, se tivesse comprado para Janeiro, não teria conseguido o mesmo desconto que consegui além dos aumentos de impostos de então. Além disso, se eu tivesse um carro novo à minha espera, não o deixava em "standby" 1 mês e meio por causa da data de matrícula, a não ser que houvesse uma razão muito forte para o fazer (descida de impostos por exemplo - que não é o caso).

Eu no lugar do teu colega perguntava quando é que ponho as unhas no carro novo [:cool:]

Nunca percebi muito bem este drama de se ter carros matriculados no final do ano, e que ficam logo velhos.

Eu compro um carro novo não estou normalmente a pensar vendê-lo. Portanto daqui a não sei quantos anos a diferença de ser do ano n ou do ano n-1 torna-se menos relevante e muitas vezes esbatida na forma como se vende o carro (retoma, através de um stand de usados ou particular).

Quanto ao stand não sei se tem de assumir. A pessoa faz a encomenda, a encomenda chegou e o stand entrega. É assim para tudo. Se o cliente quer esperar então pague os preços de 2015. Isto é assim em tudo, até numa torradeira quanto mais no carro deste valor.

E sim o aumento do IVA caiu mas o ISV sobe 3%.
Em termos comerciais o bem vai desvalorizando consoante os anos. É vá lá uma forma do comerciante arranjar um argumento de venda para se defender na venda do mesmo. Argumento esse que poderá ter alguma logica, mas isso dáva uma outra discussão!

O valor dos impostos é assumido pelo cliente. O bem está disponível para levantamento este ano, é portanto opção do cliente poder matricular este ano ou no próximo: se quiser levantar no próximo, não faz sentido algum ser o stand o responsável pelos encargos adicionais.

Se o carro não chegasse no prazo referido a culpa era da marca e stand é que tinha de assumir porque se comprometeu com algo e falhou. Se o carro chega a horas ou até se consegue que ele chegue mais cedo, e é o cliente que não o quer matricular e quer esperar pelo ano seguinte, é também o stand que têm de assumir....

Bela lógica....

Vou começar a sugerir uma situação semelhante aos meus clientes: " Ó Sr.Jaquim...eu já tenho os objectivos de Dezembro feitos portanto vamos matricular o seu carro só em Janeiro. Mas paga você os aumentos está bem ?"

Last edited:
Back