Aumento do consumo

JoaoBen

New member
Tenho um fiat uno td e nestes ultimos tempos o consumo tem aumentado, passo a explicar.

-quando o comprei estava a consumir 6,5 aos 100 em cidade. (o que achei exagerado).

-agora anda a consumir-me 7,5/8 aos 100 o que e mesmo demasiado!

filtro de ar tem 5000 km
oleo foi mudado à 5000 km tb
os injectores foram limpos e foi dado um toque na bomba, não para aumentar ou diminuir a injecção de combustivel mas sim para acertar o ponto.

de onde podera ser este aumento de consumo? de inicio desconfiei da limpeza dos injectores, mas o carro em questão de emissoes poluentes baixou e muito, estando a emitir derca de 150 g/km(mediçoes de ipo).

sabendo que se as emissoes diminuiram nao era suposto o consumo diminuir tambem? é que o consumo aumentou e bastante, mas nao sei se foi da limpeza dos injectores ou não...

alguem tem ideia do que podera ser?

Tenho um fiat uno td e nestes ultimos tempos o consumo tem aumentado, passo a explicar.

-quando o comprei estava a consumir 6,5 aos 100 em cidade. (o que achei exagerado).

-agora anda a consumir-me 7,5/8 aos 100 o que e mesmo demasiado!

filtro de ar tem 5000 km
oleo foi mudado à 5000 km tb
os injectores foram limpos e foi dado um toque na bomba, não para aumentar ou diminuir a injecção de combustivel mas sim para acertar o ponto.

de onde podera ser este aumento de consumo? de inicio desconfiei da limpeza dos injectores, mas o carro em questão de emissoes poluentes baixou e muito, estando a emitir derca de 150 g/km(mediçoes de ipo).

sabendo que se as emissoes diminuiram nao era suposto o consumo diminuir tambem? é que o consumo aumentou e bastante, mas nao sei se foi da limpeza dos injectores ou não...

alguem tem ideia do que podera ser?

ola

ele nao estara para o "entupido", umas puxadas em AE nao lhe limpara a tripa ?

cumps

Não será fuga de combustível?

Eu tive um Uno TD também e tive uma vez um fuga de gasóleo, mas detectei a fuga visual e olfactivamente!

Passo a explicar... Um dia de manhã parado no trânsito começo a sentir um cheiro intenso a gasóleo dentro do habitáculo, assim como fumo branco a sair da zona do motor embora a temperatura do mesmo se mantivesse normal.

Quando parei o carro verifiquei que tinha um tupo ressequido que estava a pingar para cima do motor daí o cheiro e o fumo.

Foi de fácil resolução! Como o tupo tinha folga, cortei a parte que estava ressequida, voltei a coloca-lo no sitio, apertei a braçadeira e ficou novo!

obrigado pela dica, é que o meu carrito e muito citadino (100% alias).

Possivelmente está a precisar de levar uma esfrega em AE para tirar o carvão [;)]

Epah, num fim de semana vais dar um passeio e vais almoçar a um sitio praí 60, 70 km de casa para que possas fazer varios quilometros (= varios minutos) com as goelas bem abertas... vais ver que sentes o carro com outro vigor depois desse teste [:cool:]

deve ser mesmo disso...

alias, depois da limpeza dos injectores sempre senti o carro mais preso, mas isso tambem foi ao facto de o turbo estar menos disponivel (menos gases de escape), mas afinal parece que todo o sistema de escape deve de andar a acumular carvão. lol

já agora, existe alguma coisa que ajude a limpar o sistema de escape para alem de uma esfregadela em ae?

7,5 - 8 é mesmo demasiado. no meu, o consumo máximo que fiz foi cerca de 8l/100... a fundo desde o porto até grandola. Sempre a 170-180. Portanto, se ele está a gastar-te isso... Deve tar aí qq coisa mal. dizes que está mais preso? isso pode ser o turbo a queixar-se de alguma coisa. a pressao dele vai até aos 0.9bar? faz fumo?

a pressao vai ate aos 0.8 bar, também nao puxo muito por ele (circuito citadino).

não deita fumo praticamente depois da limpeza de injectores, até eu fiquei admirado, aquilo nem a fundo praticamente deita fumo.

O turbo tem e uma transição algo estranha... lá pelas 2500 começa a encher o turbo mas so enche ate um quarto ate as 3200/3300 depois a partir dai ate as 4000 enche totalmente e num instante, mas penso que não seja defeito mas sim feitio.

Ora bem, no meu começava a encher as 2000rpm, as 3000 atingia os 0.9bar, até cerca das 4000, altura em que baixava até a um minimo de cerca de 0.7bar as 5000rpm. Dá a sensação do turbo estar um pouco preso...

pois... deve estar mesmo e isso deve aumentar-me os consumos (o carro n tem força) . como posso desprender? Não ha nenhuma forma de o fazer entrar mais cedo?

ja agora que consumos fazias so em cidade ?

Última edição:
pois... deve estar mesmo e isso deve aumentar-me os consumos (o carro n tem força) . como posso desprender? Não ha nenhuma forma de o fazer entrar mais cedo?

ja agora que consumos fazias so em cidade ?

Nunca fazia só cidade. Até podia andar o dia todo em cidade, mas depois ao fim do dia e de manha lá tinha os habituais 50kms de AE. Nesse percurso fazia a volta dos 6.5l/100.

Podes ter a Wastegate velha ou com a afinação incorrecta, afinação essa que faz carregar mais ou não o turbo.

E um reset a centralina pode sempre ajudar, ou tiras o fusivel da ECU ou desligas a bateria durante 30mn's

abraço

Voltar
Superior