Auschwitz - Quem já foi?

Vou ler, obrigado Bruno.

Em relação às visitas guiadas é precisamente aí que tenho as maiores dúvidas, porque tu agora falaste em inserir-nos num grupo de dez mas no site oficial fala em guias para indivíduos, ou aquilo está uma grande trapalhada ou então aqui o tico e o teco já viram melhores dias:

Auschwitz-Birkenau - Changes for Individual Visitors ? from April to October 2013

:confused:
"The entry to the Auschwitz I site will be exclusively on a guided, group basis from 10:00 a.m. to 3:00 p.m. during the period from April 1 to October 31, 2013."

Pelos vistos, nos próximos meses só entras no campo nº 1 se fores em tours - ou seja, terás que pagar para entrar no campo, e ao pagar tens direito ao guia.
Quando fui era diferente e, se fosses sozinho, podias ir à vontade, ver o que querias, quando querias e não pagar nada. Agora, e nos próximos meses, parece que só se entra a pagar.

A meu ver, é o melhor! Apesar de pagares, vais perceber muito melhor tudo.

Na próxima semana irei visitar os infames campos de concentração nazis na Polónia, Auschwitz e Birkenau. Andei pelo site deles mas mesmo assim ainda fiquei com várias dúvidas, a saber:

- Para visitas com guia pelo que percebi só é preciso marcação para grandes grupos? Se for só um casal pode-se chegar e arranjar guia na hora? Acho que sim, éramos 10 s e conseguimos na hora, em Agosto!
- Qual dos dois campos faz mais sentido ver primeiro? No site diz Birkenau mas gostaria de saber opiniões. Primeiro Auschwitz, depois Bierkenau.
- Sei que há transporte gratuito entre ambos, mas não diz a distância ou duração, alguém sabe? E trazem o pessoal de volta ao primeiro campo onde se deixa o carro ou aí já é a pagar? Já não me lembro propriamente mas tenho a ideia que não é longe ("15 minutos" talvez?). Sim, regressa.

Outras dicas para desfrutar melhor da visita serão bem vindas[;)]

Respostas a bold! [;)]

Não há grandes dicas para dar, assim que me lembre...

Visitar os campos é gratuito, apenas se paga o guia (ver aquilo sem guia não faz grande sentido, perde-se muita coisa).

Ah, os WCs são pagos (como de resto é habitual na Europa de Leste).

Respostas a bold! [;)]

Obrigado[;)]

"The entry to the Auschwitz I site will be exclusively on a guided, group basis from 10:00 a.m. to 3:00 p.m. during the period from April 1 to October 31, 2013."

Pelos vistos, nos próximos meses só entras no campo nº 1 se fores em tours - ou seja, terás que pagar para entrar no campo, e ao pagar tens direito ao guia.
Quando fui era diferente e, se fosses sozinho, podias ir à vontade, ver o que querias, quando querias e não pagar nada. Agora, e nos próximos meses, parece que só se entra a pagar.

A meu ver, é o melhor! Apesar de pagares, vais perceber muito melhor tudo.

Pois, lá terá de ser. Vou contactar o hotel com antecedência para ver se nos enfiam num grupo qualquer para aquele dia, há-de haver mais gente na mesma situação. Não acredito que hajam muitos grupos de 10 a viajar todos os dias para lá, faz mais sentido que se organizem grupos de conveniência nos hotéis.

Se tiveres tempo e se tiveres estômago, antes de ires lê este (excelente) livro: Auschwitz: Os Nazis e a Solução Final, Laurence Rees, REES, LAURENCE, Livros. Comprar livro na Fnac.pt

Aborda precisamente o horror dos campos de Auschwitz Birkenau e, claro, da solução final.

Para quem já visitou os campos, a pergunta: conseguem ser mais deprimentes que uma casa de fados ? :sh)

Um pormenor: hoje atribuído a um cinismo para o qual não há palavras, a frase "o trabalho liberta" começou, na origem dos campos - como depósito de expatriados - antes de decidida a solução final, por ser adoptada como um inocente lema no qual cria o Rudolf Hess. (E que tem em si muita verdade)

Last edited:
Se tiveres tempo e se tiveres estômago, antes de ires lê este (excelente) livro: Auschwitz: Os Nazis e a Solução Final, Laurence Rees, REES, LAURENCE, Livros. Comprar livro na Fnac.pt

Aborda precisamente os campos de Auschwitz Birkenau.

Para quem já visitou os campos, a pergunta: conseguem ser mais deprimentes que uma casa de fados ? :sh)
Não li o livro, mas vi o documentário de 6 episódios (pós-visita aos campos), e pelo que sei é quase igual ao livro, só que muito mais gráfico, no sentido em que temos várias imagens daquilo que se ia passando.

Impressionante.

Não li o livro, mas vi o documentário de 6 episódios (pós-visita aos campos), e pelo que sei é quase igual ao livro, só que muito mais gráfico, no sentido em que temos várias imagens daquilo que se ia passando.

Impressionante.

A intensidade dos campos deve ser tal que nos anos 90, nas filmagens de um filme (a lista de Schindler ?) ou de um documentário, numa cena em que uma multidão de actrizes, nuas, entra para uma das salas de chuveiro (de gás, naturalmente), gerou-se pânico e algumas desmaiaram.

Já fui e aconselho.
Para desanuviar também aconselho a noite de Kraków.
Passa no Frantik :D

A noite na Polónia ( e em boa parte de toda a Europa do Leste ) é uma perdição para qualquer homem. Mas não vamos desencaminhar o tópico [:D]

Na próxima semana irei visitar os infames campos de concentração nazis na Polónia, Auschwitz e Birkenau. Andei pelo site deles mas mesmo assim ainda fiquei com várias dúvidas, a saber:

- Para visitas com guia pelo que percebi só é preciso marcação para grandes grupos? Se for só um casal pode-se chegar e arranjar guia na hora?
- Qual dos dois campos faz mais sentido ver primeiro? No site diz Birkenau mas gostaria de saber opiniões.
- Sei que há transporte gratuito entre ambos, mas não diz a distância ou duração, alguém sabe? E trazem o pessoal de volta ao primeiro campo onde se deixa o carro ou aí já é a pagar?

Outras dicas para desfrutar melhor da visita serão bem vindas[;)]

Estive lá há mes e meio e levei carro também.

- Não é preciso qualquer marcação. Se fores sem guia começas a visita quando queiras. Com Guia (depende da língua que prentendes) há horas marcadas. Em inglês há imensas, de meia em meia hora presumo. Hora de fecho não me recordo. Recomendo ires de manhã. Ficas à vontade para ver o que queres, após o Guia terminar.
- A visita com Guia tem a direcção Ausch -> Birkenau. Sem guia fazes como queres. Eu aconcelho fazeres na direcção da maioria dos visitantes.
- O transporte entre os campos é gratuito e demora 5min (BUS). A pé, como disseram talvez 30min, sim. Eu levei carro de um para o outro. Em Birkenau não pagas estacionamento (e podes fazê-lo praticamente à porta). Em Ausch, onde praticamente estaciona pois é o primeiro campo a ser visitado, o estacionamento é pago (à porta). Eu parei a uns 200m, na rua, não pago. O BUS deles traz o pessoal após visita do campo Birkenau.

Aproveita.

PS: Faz mais sentido visitar no Inverno :) contudo, de novo, aproveita.

É um lugar que "cativa" o meu interesse, mais cedo ou mais tarde acabarei por o visitar. Deve ser chocante e ao mesmo tempo fascinante, quando o fizer saberei! :sh)

tinha aqui um texto porreiro com algumas infos e isto foi ao ar. como não tenho muito tempo, cá vai por tópicos.

auschwitz - estive lá em 2001, vais sentir muito o cheiro a morto, infelizmente. caso sejas impressionável não vás ver os fornos crematórios.
- há milhares de óculos, cabelo, próteses, malas, etc, dentro de vitrines e fotos de prisioneiros judeus.
- lê e vê algumas coisas antes de lá ires e enquanto "passeias" pelo campo, do lado de fora, vai imaginando o modo de vida e acomo morriam todos aqueles prisioneiros. vais sair de lá mesmo cabisbaixo.

- aconselho-te a ires também ver as minas de sal de wieliczka, são espetaculares. criadas no século XIII, foram ampliadas por 2 irmãos e 1 cunhado ou algo assim, no período do comunismo, tendo retratado os comunistas como macacos e os trabalhadores como humanos. o santo papa joão paulo II já lá realizou missa.

ficam aqui algumas infos (e mete no youtube o nome "salt mines wieliczka", deve ter sido por isso que a página foi abaixo). vais ver que nao te arrependes.

https://www.google.pt/search?q=wiel...urce=og&sa=N&tab=wi&ei=gFenUZqIKeeM7AaLjYHwAQ

Wieliczka

Parece interessantíssimo mas nem vai haver tempo para ver Cracóvia quanto mais as minas de sal. Cracóvia só está no plano por causa de Auschwitz e é ponto de passagem entre Budapeste e Berlim. Desta vez é assim, mas oportunidades não faltarão certamente. Aliás já estive na Polónia há 3 anos atrás, em Gdansk, e na altura pensei "dificilmente cá volto, é longe e tal e há tanto para ver por esse mundo fora", e no entanto para a semana lá estarei outra vez, quem diria?

penso que por 1h30m a mais, 2h, sais recompensado.

Nao concordo. Achei as minas do sal, algo muito trabalhado e "mexido" propositadamente para o turista. Já não estão nem de perto nem de longe aquilo que eram, e que poderiam ser.
Impressiona sim, mas algo muito artificial.

Sinceramente, perdi tempo a ir lá.
Em Cracóvia, e dos insights naturais que todo o turista vê/ aproveita é aquele que mais desapontou.

PS: Eu tive tempo para visitar tudo :)

estive lá em 2000, não em 2001, aí foi na croácia, depois lembrei-me disso. mas as minas ficaram-me na memória. claro que tinham o seu lado comercial/turístico, mas estavam preservadas de acordo com o que foi deixado.

Back