[Pol?tica] Autárquicas 2013

43,43% às 16h.

Mais uma vez a abstenção é a grande vencedora das eleições

Na minha mesa, 50%.
Deve acabar em 65%
Votação muito alta.

3 candidatos com hipótese, está a puxar pelas pessoas.

Estou a prever que se faça história no Porto, com grande parte do povo a conseguir estar num patamar de civilização "superior", borrifando-se em partidos.
É assim que tem que ser!
Estamos a votar em pessoas!

E em legislativas temos que evoluir para ciclos uninominais, que o sistema está mais do que podre, com os Hondts [s)][:vm)]

Last edited:
Na minha mesa, 50%.
Deve acabar em 65%
Votação muito alta.

Estou a prever que se faça história no Porto, com grande parte do povo a conseguir estar num patamar de civilização "superior", borrifando-se em partidos.
É assim que tem que ser!

E em legislativas temos que evoluir para ciclos uninominais, que o sistema está mais do que podre, com os Hondts [s)][:vm)]

Uninominais e/ou algo de inovador, se bem que similar.

O Rui Moreira estava bem nas sondagens, aí para o Porto.

É curioso ver as mudanças que existiram aqui no Porto, malta que defendia o Menezes com unhas e dentes a passarem a critica-lo!

Parece que há um video no youtube que descasca forte e feio no Menezes.

Aguardo com ansiedade para ver como vão ficar as coisas.

É curioso ver as mudanças que existiram aqui no Porto, malta que defendia o Menezes com unhas e dentes a passarem a critica-lo!

Parece que há um video no youtube que descasca forte e feio no Menezes.

Aguardo com ansiedade para ver como vão ficar as coisas.

Prevejo que o fenómeno no Porto seja equivalente ao que se passou com o Ferreira Torres quando quis pular do Marco para Amarante.

Na minha mesa, 50%.
Deve acabar em 65%
Votação muito alta.

É assim que tem que ser!

Estou muito mais interessado no que se passa no Porto do que na minha terra (Famalicão).

Uma eventual vitória do Rui Moreira será não só um forte chapadão nos partidos ao entregar a segunda maior autarquia do país a um independente como seria uma enorme resposta a dinossauros agarrados ao poleiro como o Menezes. As pessoas tem a oportunidade de fazer aquilo que os tribunais não foram capazes.

As gentes do Porto já há doze anos mostraram que não gostam de tachistas quando correram com o super-favorito Fernando Gomes depois dos seus malabarismos. Este ano, espero uma resposta idêntica.

A mensagem vai passando.

Afluência às urnas às 16 horas abaixo de 2009 - Renascença

A abstencao tem vindo a ganhar terreno.

Aqui por Coimbra pareceu-me muito pouca afluência às urnas, ainda à pouco falei com um amigo que me salientou o mesmo, os dois candidatos a Presidente de Câmara com mais hipóteses nas sondagens, são os dois Pessimos, um é um tótó que nem conhece a cidade a não ser o Centro, o outro é um Ex-Presidente do mais corrupto que existe em Portugal, que destruiu a Industria toda da cidade, fazia grandes negociatas no tempo da bolha imobiliária com o seu comparsa e ex-deputado Vitor Batista, para pessoas minimamente inteligentes não existe grande incentivo em ir votar entre o roto e o nú. Segundo dizem vai ganhar o Corrupto comprovado a ver vamos, mas não me admira pois o Povo gosta de se enganar, e ser enganado.

Estou muito mais interessado no que se passa no Porto do que na minha terra (Famalicão).

Uma eventual vitória do Rui Moreira será não só um forte chapadão nos partidos ao entregar a segunda maior autarquia do país a um independente como seria uma enorme resposta a dinossauros agarrados ao poleiro como o Menezes. As pessoas tem a oportunidade de fazer aquilo que os tribunais não foram capazes.

As gentes do Porto já há doze anos mostraram que não gostam de tachistas quando correram com o super-favorito Fernando Gomes depois dos seus malabarismos. Este ano, espero uma resposta idêntica.

Para ficar definido, em eleitores o Município do Porto é apenas a 4ª CM.

No entanto em Portugal existe um fenómeno que é as CM em si, com a sua importância por dimensão e Verbas envolvidas, mas depois existem duas CM simbólicas com uma importância política extra e não podem ser comparadas com as outras "300": Lisboa e Porto.

Isto porque a Presidência da CM Porto (no caso) representa também a liderança política do "Norte" para além evidentemente do Grande Porto, desde Ol . Azemeis / SJ Madeira / Ovar até à Póvoa.

O Município do Porto tem hoje pouco mais de 200.000 Residentes, mas carrega os arredores.
Sendo o centro e liderança de uma AM de 2,3 Milhões de Pessoas.
(Lisboa 2,5 M)

Como a CM Lisboa é na mesma cidade que o Governo de Portugal, há sempre um pouco essa sombra; e até por motivos de "voz de contestação", sendo estas as duas CM com importância "supra", eu até considero a CM Porto por esse motivo ainda mais "importante" e simbólica.
Isto na perspectiva de ser "uma voz" alternativa.

Em termos de "dinheiros a circular", claro que é Lisboa e depois Porto.

Last edited:
Aqui por Coimbra pareceu-me muito pouca afluência às urnas, ainda à pouco falei com um amigo que me salientou o mesmo, os dois candidatos a Presidente de Câmara com mais hipóteses nas sondagens, são os dois Pessimos, um é um tótó que nem conhece a cidade a não ser o Centro, o outro é um Ex-Presidente do mais corrupto que existe em Portugal, que destruiu a Industria toda da cidade, fazia grandes negociatas no tempo da bolha imobiliária com o seu comparsa e ex-deputado Vitor Batista, para pessoas minimamente inteligentes não existe grande incentivo em ir votar entre o roto e o nú. Segundo dizem vai ganhar o Corrupto comprovado a ver vamos, mas não me admira pois o Povo gosta de se enganar, e ser enganado.

A destruição Industrial de Coimbra com perdas para Aveiro e Leiria são absolutamente tristes.
A Cidade "vive" agarrada à Universidade e aos serviços de Saúde.

Coimbra até tem uma lista independente interessante chamada Cidadãos por Coimbra. Mas já se sabe que a malta vota sempre nos mesmos, por piores que sejam.

A destruição Industrial de Coimbra com perdas para Aveiro e Leiria são absolutamente tristes.
A Cidade "vive" agarrada à Universidade e aos serviços de Saúde.

O Ex-Presidente que agora se candidata, destruiu propositadamente a Industria, pois segundo ele na época, a cidade tinha muito melhor qualidade de vida apenas com Saude e Educação, e isso chegava para alimentar a cidade. Agora candidata-se para criar empresas quando no passado as destruiu[:D][:D].

Coimbra até tem uma lista independente interessante chamada Cidadãos por Coimbra. Mas já se sabe que a malta vota sempre nos mesmos, por piores que sejam.

Interessante só se for para ti, existem alguns elementos que são de fugir, para além disso as ideias dispares entre diversas pessoas, caso fossem eleitos iria dar uma bela salganhada na governação.

Falei com uma pessoa que ia votar para a Junta no PCP e para a Câmara no CDS, parece que nem os apoiantes do PCP já são aquilo que eram[:D].

Interessante só se for para ti, existem alguns elementos que são de fugir, para além disso as ideias dispares entre diversas pessoas, caso fossem eleitos iria dar uma bela salganhada na governação.

É bem melhor uma lista onde haja discussão e pluralidade, do que uma composta por um cacique e os seus "yes men".

É bem melhor uma lista onde haja discussão e pluralidade, do que uma composta por um cacique e os seus "yes men".

Sim e Não, ou seja concordo com a tua ideia base, ainda à pouco disse que as maquinas partidárias do PSD e PS estão podres, mas para além disso não basta fazer um lista de independentes com um lote de pessoas conhecidas em diferentes áreas, tem de haver um programa conjunto, tem de ser pessoas capazes e com varias capacidades(não só profissionais) e não mais uns taxistas, e depois tem de ter uma ideia geral idêntica de qual o rumo que querem para a Câmara. Esta lista independente enferma do mal de serem apenas mais uns que querem poleiro[;)].

A formula de sucesso para uma lista independente é ter um candidato a Presidente que seja uma figura bem conhecida, e depois uma lista bem construída com pessoas de vários sectores da sociedade mas ideologicamente compatíveis, evitar personagens competentes profissionalmente mas conflituosos, ou seja construir uma equipa boa não é fácil, pois hà sempre a tendência de alguns amigos menos indicados se encostarem, e nunca pode haver muitos galos para apenas um poleiro.

Certo, à espera que fechem as urnas nos Açores.
edit: e daí tinha ficado na dúvida se por serem eleições "locais" se não podiam dar sondagens de outros locais, mas é igual às legislativas, só a previsão da abstenção é anunciada antes.

Acabei de vir de lá. Votação para órgãos para gerir duas aldeias, agora juntas numa só freguesia.

Last edited:
Esta história da hora de espera sempre por causa dos Açores [:D]

Porque não fecham lá ás 18???

Os Americanos estavam ...

Então os Russos! [:)]

Back