[Política] Autárquicas 2017

Toda a gente deveria ser mais consciente e estar mais informada sobre programas eleitorais, projetos para os municipios (no caso das autárquicas) etc.

Veja-se o Passos Coelho que andou em campanha a prometer uma coisa e assim que assume o poder faz exatamente o oposto.

Não sei se no caso que cito ele cumpriu uma parte significativa do programa de governo, mas mesmo que tenha cumprido acrescento duas coisas ao que dizes:

1 - Os programas eleitorais deveriam ser vinculativos, com obrigação de cumprimento de uma elevada % das medidas nele anunciadas, não podendo um candidato fugir demasiado ao mesmo, sob pena de penalização no seu próprio património, sempre que não se verificassem alterações graves (ocorridas após o lançamento do programa) que justificassem o não cumprimento.

2 - Deveria haver medidas "bandeira", que deveriam ser de cumprimento obrigatório, uma vez mais com penalização por não cumprimento sempre que não existissem atenuantes graves.

Deveria também existir penalização para os partidos sempre q um destes casos ocorresse, talvez com a impossibilidade de se candidtarem.

Tem de se acabar com a demagogia e populismo, não se pode andar a prometer e depois fazer o oposto, ou não fazer nada, simplesmente pq a promessa era absurda e irreal!

Concordo contigo, mas os principais culpados são os candidatos.

O que é que uma comitiva com bandeiras a distribuir pins e canetas me diz do programa eleitoral? Nada.
O que é que um cartaz com malta bem vestida e um slogan trabalhado me diz do programa eleitoral? Nada.
O que é que carros a altas horas da noite com megafones a passar música e ruído me diz do programa eleitoral? Nada.
O que é que panfletos que metem na caixa do correio com fotos e slogan me diz do programa eleitoral? Nada.

Se podia ser ido à procura do que cada partido propõe? Podia, mas sou muito preguiçoso...

Pois, diz pouco. Mas o problema começa, precisamente, em nós.
O ser-se preguiçoso ou o não querer saber são qualidades intrínsecas ao povo tuga. E não te estou a querer atacar, estou apenas a constatar um facto que nos abrange no geral.

Por isso é que, na minha visão, o sistema democrático que temos TALVEZ funcionasse melhor se quem não estivesse devidamente informado e com conhecimentos básicos sobre as causas, não fosse considerado apto a contribuir com o seu voto.

É algo bastante controverso e até chocante de se pensar ou escrever, mas não o digo para castrar, descriminar ou impedir alguem de exercer o seu direito.
Só acho que é algo de muita responsabilidade e que é visto por muitos na desportiva, uma guerra de clubes e um jogo de interesses que em nada benificia o propósito que noa deveria ser comum, melhorarmos e crescermos como país e como sociedade.

É uma critica construtiva que visa apenas pensar alto em formas de tornar o voto do "Sr Amilcar" da aldeia de vila nova de muito longe, mais útil, mais forte e consciente, por forma a que não seja usado apenas como um número que unicamente beneficia meia dúzia de mad dogs em certos gabinetes. Isso sim é hipocrisia e chico espertice baixa por parte de quem espalha todo esse markting que referiste que não serve para nada de importante

Neto para a avó... "Não se esqueça, vote no PS em todas!!"

Isto à porta da mesa de voto [:vm)]

Tenho uma mais engraçada, no sábado ouvi duas pessoas com a seguinte conversa:

A- Estava para ir numa excursão a S.Bento de porta aberta, mas como amanha são as eleições acabei por não ir.
B- Já sabes em que partido vais votar?
A- Sim vou votar no meu partido, o Narciso Mota (independente em Pombal) fez um bom trabalho.
B - Mas olha que o Narciso não está a concorrer pelo PSD mas sim como independente.
A- Obrigado por me avisar, assim ja não vou votar no PSD, mas sim no Narciso.

Isto mesmo com caixas de correio cheias de publicidade...

Tenho uma mais engraçada, no sábado ouvi duas pessoas com a seguinte conversa:

A- Estava para ir numa excursão a S.Bento de porta aberta, mas como amanha são as eleições acabei por não ir.
B- Já sabes em que partido vais votar?
A- Sim vou votar no meu partido, o Narciso Mota (independente em Pombal) fez um bom trabalho.
B - Mas olha que o Narciso não está a concorrer pelo PSD mas sim como independente.
A- Obrigado por me avisar, assim ja não vou votar no PSD, mas sim no Narciso.

Isto mesmo com caixas de correio cheias de publicidade...

O pessoal não quer mesmo fazer o mínimo esforço para escolher em consciência. Ou votam naquilo que votaram sempre, ou vão na onda do momento.

O problema é que 90% das medidas anunciadas são demasiado genéricas, do estilo "vamos melhora a qualidade de vida", "vamos atrair empresas para a região", etc.

Tinham também de os obrigar a apresentar medidas mensuráveis.

O problema é que 90% das medidas anunciadas são demasiado genéricas, do estilo "vamos melhora a qualidade de vida", "vamos atrair empresas para a região", etc.

E as que não são genéricas, dificilmente são cumpridas, tipo "vamos baixar o IMI" e coisas do género...

O panfleto de um dos partidos, para a junta, enumerava as funções da junta. Mais nada...

O do vencedor à câmara mencionava o que foi feito no último mandato. Sem propostas para o futuro. Torna-se dificil assim...

E as que não são genéricas, dificilmente são cumpridas, tipo "vamos baixar o IMI" e coisas do género...

Por acaso um dos candidatos no meu concelho prometeu baixar imediatamente o IMI para a taxa mínima. Isto era uma promessa que seria verificável já daqui a uns meses.
Pelos vistos o pessoal não gosta de impostos mais baixos ou não acreditou na promessa, pois esse candidato (PSD) perdeu por 40% de diferença para o candidato do PS, quando há 4 anos tinha perdido por um triz.

Mas na realidade o que aconteceu é que o pessoal nem se deu ao trabalho de pensar ou ler as propostas, foi apenas na onda rosa. E essa promessa até estava em alguns cartazes e mesmo assim o pessoal não viu, pelo menos com quem discuti o assunto, ninguém reparou nessa promessa. :sh) Portanto, para a próxima que receberem a conta do IMI que não se queixem.

Por acaso um dos candidatos no meu concelho prometeu baixar imediatamente o IMI para a taxa mínima. Isto era uma promessa que seria verificável já daqui a uns meses.
Pelos vistos o pessoal não gosta de impostos mais baixos ou não acreditou na promessa, pois esse candidato (PSD) perdeu por 40% de diferença para o candidato do PS, quando há 4 anos tinha perdido por um triz.

Mas na realidade o que aconteceu é que o pessoal nem se deu ao trabalho de pensar ou ler as propostas, foi apenas na onda rosa. E essa promessa até estava em alguns cartazes e mesmo assim o pessoal não viu, pelo menos com quem discuti o assunto, ninguém reparou nessa promessa. :sh) Portanto, para a próxima que receberem a conta do IMI que não se queixem.
O meu prometeu baixar tb o IMI e ganhou, quero ver agora pro ano o IMI na taxa minima [kiss]

Não percebo qual o problema com o atual sistema de voto. Temos que ter tudo electrónico porquê? Tem havido assim tantos problemas com o voto em papel? Há fraudes por causa disso? É assim tão dramático passar meia hora numa fila para votar? Eu cá acho que as fraudes eram muito mais fáceis com votos virtuais.Basta um bom hacker na rússia....

Abstenção. Não chega?

Deplorável é ele ganhar, não é poder candidatar-se.

Mas não é o "sistema" que tem culpa disso.

Como já disseram, em Portugal não existem penas perpétuas. O sistema prisional reabilita as pessoas. [:)]

Se queres que uma pessoa seja impedida de se candidatar porque não confias nas decisões dos eleitores, queres uma nanny ainda mais gorda. [:D]

há alturas que precisamos de nannies, esta é uma delas [:)]

um cidadão que falhe a votação de um escrutínio eleitoral, não se pode candidatar à Presidência, mas um gajo culpado e condenado judicialmente pode candidatar-se ao mesmo cargo onde prevaricou! [:)][:)]
Está bem!

Se apresentarem medidas concretas acontece o seguinte:

Os eleitores desse partido aplaudem

Os do partido contrario dizem que é mentira, que são só promessas.

Portanto fica tudo igual em termos de intenção inicial de voto.

Acreditem...[;)]

há alturas que precisamos de nannies, esta é uma delas [:)]

um cidadão que falhe a votação de um escrutínio eleitoral, não se pode candidatar à Presidência, mas um gajo culpado e condenado judicialmente pode candidatar-se ao mesmo cargo onde prevaricou! [:)][:)]
Está bem!

Acho que já se tinha desmistificado isso...

Dos outras grandes derrotados da noite foram as sondagens.

A do Porto era absolutamente ridícula. Era impossível uma personalidade como o Pizarro ter hipóteses contra o RM.

Ambos os sistemas usavam a net, e não era preciso um terceiro sistema.
Com as sondagens que há à boca das urnas, se houvesse uma fraude em larga escala era detectável.
E podia-se sempre fazer uma voto tradicional paralelo em algumas mesas de voto aleatórias, para verificação de eventuais fraudes.
Portanto, eu acho que uma eventual fraude informática só passava incólume se quissessemos.
Não é possível garantir 100% de segurança, mas é possível garantir quase 100% em como não houve fraude. É só uma questão de implementar boas medidas de segurança e bons sistemas de deteção de eventuais fraudes.

Eu aconselho neste caso uma parede. Bem rebocada e pitadinha de fresco. Tem de ser a menos de 50cm para ela ouvir melhor.
Tudo a correr bem, a probabilidade dela te responder de forma calma e construtiva é superior.
Boa sorte.[:D]

Voltar
Superior