Ainda não fomos a nenhum pedopsiquiatra. Sinceramente acho que já ando farto de médicos. Cada um diz uma coisa e depois ficamos sempre na mesma.....
Sei que o autismo / PEA varia consoante o caso e isso torna tudo dificil tanto para tarapeutas como médicos. Nós pais ficamos no meio a tentar sermos árbitros e decidirmos o que fazer... não é fácil.
Sei o que isso é, temos mesmo que conseguir filtrar.
Vou fazer um resumo do "meu caso".
O meu filho vai fazer 3 anos.
Faz agora pouco mais que 1,5 ano que "tudo começou".
Detectamos algo de diferente com o nosso filho na altura com 1,5 anos. Temos um mais velho que serviu de comparação.
Não dava trabalho nenhum para comer, tranquilo a dormir começou a caminhar com 1 ano tudo normal.
Mas pouco nos olhava nos olhos, chamávamos e não respondia ou fazia de conta, não pedia nada, não apontava, não vocalizava quase nada, muito autónomo na locomoção.
Eu e a minha esposa "disparamos para todo o lado" desde privado, publico, com cunhas, sem cunhas...
Acabamos por optar por referenciar o nosso filho e receber apoio da ELI local.
Na altura foi apenas diagnosticado um défice de desenvolvimento principalmente na área da socialização.
- Pus a família mais próxima a par da situação e a puxar toda para o mesmo lado (se é que me faço entender)
- Colocação na Creche.
- Terapia Responsive Teaching ainda não tinha 2 anos. (Com a ELI)
- Fez e irá continuar a fazer a Terapia sensorial. (Aconselhado pela pedopsiquiatra e em acordo com a ELI)
- Fez e irá continuar a fazer Piscina.
- Comprei um cão de raça Labrador em Abril deste ano com 2 meses e ajudou imenso.
- Vai agora entrar no JI
Felizmente está a evoluir muito bem.