nebuchadnezzar, mas quem é que chamou os trabalhadores para a conversa? mas eu disse alguma coisa se era justo ou injusto aumentar trabalhadores ou mudar a fábrica?
Tu é que escreveste no forum que era impossível a deslocação da fábrica, porque a VW não tem capacidade económica para isso, e que os trabalhadores da AutoEuropa sabiam disso, achei muito estranha essa afirmação que já ouvi várias vezes e quis perder 5 minutos com o assunto porque estava a fazer tempo para ir às compras de natal
ora... a única coisa que fiz foi ir ao google, ver os lucros deste ano da VW, e vi 10 mil milhões, e pensei para com os meus botões, ou construir fábricas está caro, ou algo não bate certo, fui ao google e vi a VW a construir fábricas com 1 mil milhão e pensei, vou confirmar novamente isto.. perguntei-te novamente, e disseste que tinhas a certeza.. passado 5 minutos afinal já havia dinheiro, deviam era aumentar os trabalhadores em vez de mudar a fábrica, e sobre isto não digo que sim nem que não.. não sei..
Parece que tu trabalhas na AutoEuropa, acho que devias ter algum cuidado com determinadas afirmações que podem colocar em causa milhares de trabalhos, imagina que vários colegas teus seguem o que dizes e depois afinal a fábrica encerra? acho que uma opinião que se muda em 5 minutos deve ser mais refletida.
Sobre o desafio que me lançaste... não te sei responder, eu se fosse administrador da VW não me apetecia correr riscos de ceder a uma comissão de trabalhadores que não aceita duas propostas, e que quando avanço com o que o lei diz que posso avançar os trabalhadores também não querem... isto na primeira vez que dou um carro de grande produção... também não conheço as hipóteses que estão em cima da mesa, mas deixa cá ver... é assim tão bom ter fábricas de carros em Portugal? então porque não há mais? custos de energia.. custos de transporte... estás numa posição central na europa? os custos salariais são assim tão baixos?
espero sinceramente que a situação na Auto Europa se resolva.
Deixa-me só apontar a carrada de erros que debitaste, no final fazemos a soma, pode ser?
1 - Como é óbvio, seria um grande risco, dizeres que eu trabalho na AE. Erro teu, o mais elementar, básico e estúpido, fazer uma afirmação sobre a vida pessoal de uma outra pessoa que não conheces de lado nenhum. Sei lá eu bem onde trabalhas, e quero lá é bem saber. Erro 1, que de tão estúpido e ridículo devia valer por 2.
2 - Acusaste-me de fazer "um post gigante", mas o teu último tem 356 palavras, contra 309 do meu. Também devia valer por 2, porque estou a usar os teus próprios argumentos para te descredibilizar! [

]
3 - O custo da fábrica. A AE custou 1970 milhões de euros. Sim, podes fazer fábricas por 1000 euros e por mil milhões. Mas para produzires o T-Roc precisas de uma fábrica igual à de Palmela. E essa custou 1970 milhões de euros. Também devia valer por 2, porque é só ir à Wikipédia! [

]
4 - Quem trouxe o dinheiro foste tu. 10 mil milhões, parecias o João Perna a levar o dinheiro a Paris. Eu só disse que se esse dinheiro existe, tu lá sabes, então não seria mais fácil retirar 0,00001% para os trabalhadores? Ou construir uma nova fábrica. Tu é que vieste com os bolsos cheios de dinheiro! Mais um engano. Este vale por 1, porque realmente com tanto dinheiro, ficamos sem saber o porquê desta falta de capacidade de gestão da VW.
5 - Não sabes responder qual é a melhor solução, havendo todo esse dinheiro claro, se é aumentar os trabalhadores, ou construir uma fábrica. Oh pah, esta era dada.... O que é que achas mesmo? Que os aumentos salariais em Palmela, durante 200 anos, seriam superiores à construção de uma fábrica de 1970 milhões de euros? Esta vale por 2. Espero que não sejas gestor de alguma empresa! [

]
6 - Desprezaste o dieselgate, que eu trouxe à discussão! Erro básico. Ora repara:
https://www.forbes.com/sites/bertel...ankrupt-volkswagen-for-starters/#e6d51db29e0b
Até se discute que as mesmas proporções das medidas que foram implementadas e multas aplicadas, se fossem na UE, a VW podia falir!
Como eu te falei do dieselgate e tu ignoraste, vale por 2 também! [

]
Se te tivesses meramente esquecido, seria apenas 1 erro!
7 - Os lucros, aí os lucros. Quer dizer em 2016 deu lucros, depois de em 2015 ter dado... Prejuizo! [

]
https://www.marketwatch.com/story/volkswagen-back-in-profit-after-huge-2015-loss-2016-05-31
Vale por 2 também, porque se foste ao google, ver para 2016, podias ter visto para 2015 (altura do dieselgate)!
8 - Os lucros numa empresa com esta dimensão e estrutura acionista, não são para serem assim distribuidos. Ah e tal, temos chatices com os portugueses que não querem trabalhar ao domingo e então vamos fazer uma fábrica em Bratislava. [

]
Os acionistas esperam r€sultados, e bons r€sultados, principalmente após um ano de baixos r€sultados!
Chega a uma assembleia de acionistas e diz-lhes, "meus caros, no ano passado ficaram a encher chouriços, e este ano, vamos construir uma mega fábrica, só para calar os portugueses!" Se fores corajoso, faz isso que eu gostava de ver. Ou então foge com a mala dos 10 mil milhões! [

]
9 - Com tudo isto espero que não te tenhas confundido com as prendas de Natal. Não vás comer sopa dos pobres, em vez de bacalhau na noite de Natal.