PedroF
Well-known member
Continuam a bombar...[A fábrica da Eslováquia já fechou?![]()
Continuam a bombar...[A fábrica da Eslováquia já fechou?![]()
Vou acrescentar um ponto.
Ainda esta semana fiz uma viagem com um fornecedor meu, ele tem uma pequena empresa especializada de metalomecânica, procurou um técnico com alguma experiência e pagava aproximadamente 750€ mais levarem o carro para casa. Se não tivesse experiência iria pagar pouco mais que o ordenado minimo durante um ano ou dois. Sabem porque não conseguiu arranjar pessoas? Porque a hora de saída não era certa, porque tinham que viajar varios dias por semana, e porque de vez em quando teriam que trabalhar um sábado de manhã, tudo isto pago de acordo com a lei.
Realmente, eu não estou na área, mas dizes a cima que é miserável levarem 660€ limpos(que não são, mas vamos deixar andar que sim) com seguro, alimentação, e transporte, ninguém disse nada sobre esta última, mas existem autocarros só para a AE, depois achas mau ninguém aceitar 750€ por outro trabalho, com experiência e tudo?sendo um especializado e do ramo metalomecânico nunca na vida com experiência superior a 5 anos aceita esse salário. Conheço torneiros que ganham acima de 1000€ limpos por mês
A realidade, como já disseram, varia com muitos factores...zona geográfica, disponibilidade mao obra, actividade da Empresa, estado da empresa/grupo, comparação com outras empresas do grupo, etc...
Na fabrica da VW na Eslováquia os trabalhadores, depois de 6 dias parados, conseguiram 1800€...o dobro do salário MEDIO no País...
Volkswagen’s Slovak unit has granted workers a 14.1 per cent pay rise, phased over two years,
https://www.ft.com/content/251ac470-59da-11e7-b553-e2df1b0c3220
Nada disso...conseguiram um aumento gradual de 14.2% até Agosto de 2019 e prefazer os 1800€...Se conseguiram 1.800€ é porque já ganhavam quase 1600€...
Nada disso...conseguiram um aumento gradual de 14.2% até Agosto de 2019 e prefazer os 1800€...
E sobre o facto de ser o dobro do salario medio no País?...Qual o salario medio em Portugal?...
The company pays an average wage of 1,800 euros ($2,008) a month, double the national average.
https://www.reuters.com/article/us-...-over-pay-halt-production-lines-idUSKBN19B10I
??
Para ganharem 1.800€ em 2019 e o aumento ser de 14,1%, quer dizer que agora ganham 1.577,56€.
1.577,56€*(114,1)=1.800€
Quanto a ganharem 1.800€...isso é o salário médio. Cá deve andar à volta disso também.
Ninguem disse que dava o dobro...mas sim que ficaram com o dobro do salario medio no País...[Eu estava realmente a achar estranho como é que 14.1% ia dar o dobro mas...
O salário médio na Eslováquia é de 722€. O de 1.800€ é na fábrica de Bratislava.
850 limpos...E qual o salário médio cá?
Ja ouvi por aí salvo erro 1200/1300...mas certamente alguem por aqui saberá melhor...tirando os de 660...Na AutoEuropa...
Erro meu. Ainda assim, já disse atrás, cada problema é um problema, não se pode pegar nos de uns e dizer que se pode fazer isto ou aquilo.Ninguem disse que dava o dobro...mas sim que ficaram com o dobro do salario medio no País...[]
Realmente, eu não estou na área, mas dizes a cima que é miserável levarem 660€ limpos(que não são, mas vamos deixar andar que sim) com seguro, alimentação, e transporte, ninguém disse nada sobre esta última, mas existem autocarros só para a AE, depois achas mau ninguém aceitar 750€ por outro trabalho, com experiência e tudo?
Ou explicas o que era esse trabalho, podendo ser um trabalho simples, ou então ainda está mais mal pago esse do que os "miseráveis" da AE.
Porque com a falta de mão de obra nessa área os salários pelo que vou ouvindo não são tão baixos para gente com experiência comprovada.
Ninguém está a dizer que ganham bem, mas para as habilitações pedidas, e as condições oferecidas, não é tão mau quanto isso. Sendo que só uma pequena parte é que ganha os tais 660€ "limpos".
A realidade do país é que na generalidade temos salários baixos não é novidade e infelizmente não vai mudar tão cedo, no entanto não quer dizer que não se possa criticar/discutir sobre quem é que ganha menos, porque infelizmente há piores, empregos com muito maior vulnerabilidade...
Pela terceira vez, e eu sei que pode ser uma pessoa sem experiência sem habilitacoes, 660€ é miserável.
Enquanto tentarem relativizar isso estarão a admitir q vivemos num país q apenas concorre por preços baixos.
Quanto ao exemplo que coloquei, e alguém comentou que há torneiros a ganhar 1000, acredito q sim mas neste caso nas 5 empresas que trabalham para a minha os ordenados variam para esta função entre 600 e 900 limpos. E pasmem-se, n tem a ver c experiência nem idade, a maior parte desta diferença tem a ver com a disponibilidade de mão de obra em cada uma das zonas.
Eu vou explicar mas antes de mais vou dizer que no grupo vw mais nenhuma fábrica faz trabalho ao fim de semana obrigatório. Não nos vamos comparar com as restantes empresas nacionais que infelizmente todos sabemos que impera a exploração e poucas ou nenhumas regalias, se bem que parece que há pessoas que gostam de ganhar pouco e ter poucas ou nenhumas regalias. " ah porque no meu trabalho ganho pouco ou trabalho todos os dias ou não tenho direito a nada"... Isto é a Vw uma multinacional automóvel, um gigante mundial onde a autoeuropa têm os ordenados mais baixos da europa. Querem pôr uma fábrica com cerca de 5000 mil pessoas a fazer o mesmo que fábricas que contam com mais de 10 mil pessoas ou mais. Aqui ninguém se recusa a trabalhar, só queremos consiliar trabalho com vida social e quer se queria quer não o fim de semana é sempre a melhor altura da semana para se ter uma vida que não só a vida de trabalho. A verdade é que desde o início as pessoas se disponibilizaram a encontrar uma solução ao contrário do que aqui foi dito. A linha precisa de ter mais capacidade de produção diária para assim poder acompanhar grandes volumes de produção. Faltou esse investimento para ficarmos iguais às outras fábricas da vw. Mas a administração quis fazer um brilharete para com as chefias de Wolfburgo. Desse modo é exigido fazer o mesmo que as outras fábricas fazem mas com menos capacidade de produção. Logo entra e laboração contínua para contornar o problema. Não queremos retroceder em relação às restantes fábricas. Nós fazemos tudo e mais alguma coisa que queiram mas em condições de produção iguais às restantes fábricas. Desse modo foi proposto um turno de fim de semana até a capacidade de produção instalada ser aumentada para assim nos pudermos equiparar com todas as restantes fábricas de grande volume. É pedir muito ser só igual a uma outra qualquer fábrica da Europa ou do mundo? Ah! Quem ganha 660€ ganha mais 10% pelo turno da noite mas durante 3 semanas que é o que dura o turno da noite e não um mês completo. Enquanto os 15%de subsídio de turno são pelo mês inteiro.
Enviado do meu LG-H870 através de Tapatalk
Uma correção . Os 25% são o mês todo. Trabalhas lá e nem isso sabes.