Tenho na empresa onde trabalho um caso de um desempregado que teve formação em CNC pelo IEFP. Esteve connosco 2 anos (e 2 anos a mais talvez), mas não tinha jeito nenhum para aquilo. Eram ferramentas partidas, peças não conformes, ... , dia 1 de Janeiro vai começar a montar tectos falsos noutro sítio.
A esmagadora maioria de quem trabalhar na produção não recebe 4 dígitos de ordenado.Mas afinal os ordenados na AE sao ou nao de 1000 euros para cima como se fala na tv?
Foi o acordo possível na altura, que contemplava o não despedimento colectivo e entre outras coisas a vinda de um novo carro. Ainda assim agora ganham mais do que quando eu entrei. Não quer dizer que estejamos contentes com essa miséria de ordenado, mas foi o possível. Num acordo ambas as partes ganham de alguma maneira e não apenas um dos lados. Actualmente o ordenado de entrada está em segundo plano. O mais importante é mesmo o horário. Dêem as mesmas condições que dão às outras fábricas de grande volume de produção e até fazemos golfs se quiserem. Não queiram fazer o mesmo que as outras fábricas fazem de 2a a 6a feira, sacrificando o bem estar e a vida social de quem trabalhar na vw em Portugal. Não queremos ser mais que ninguém, mas também não queremos ser menos que os restantes colegas da vw pelo menos a nível de horário. Aumentem a capacidade de produção diária da fábrica e não queiram espremer as pessoas que aqui trabalham para brilhar junto das chefias de wolfsburgo. Só os tugas para lixarem outros tugas e ficarem bem vistos a quem prestam contas...Engraçado. O problema aqui não me parece ser os salários. Mas sim os novos horários. Que recebe isso aceitou as condições. Só foi se quis. Não usem isso como argumento para não cumprir os horários. Quando aceitaram o acordo onde esse salários constavam ninguém se insurgiu. Não sejam hipócritas.
A esmagadora maioria de quem trabalhar na produção não recebe 4 dígitos de ordenado.
Porquê?...A fabrica da Eslováquia é também da VW e o ramo é o mesmo...Dá mais jeito comparar com a Sonae ou com os Enfermeiros?...... é que o caso desses trabalhadores não pode ser exemplo para o de cá.
Claro...porque o pessoal da Eslovénia ia trabalhar por metade dos 1800€ dos da Eslováquia...e lá e na Roménia nao há sindicatos...nem greves...nem ameaças...trabalham todos caladinhos de sol a sol...Ainda se fala nisto aqui.... []
Os trabalhadores da AE que não se ponham espertos, que eles transferem a produção para a Eslovénia ou para a Roménia e fecham cá a fábrica.
E depois, fica toda a gente contente...
Porquê?...A fabrica da Eslováquia é também da VW e o ramo é o mesmo...Dá mais jeito comparar com a Sonae ou com os Enfermeiros?...
Claro...porque o pessoal da Eslovénia ia trabalhar por metade dos 1800€ dos da Eslováquia...e lá e na Roménia nao há sindicatos...nem greves...nem ameaças...trabalham todos caladinhos de sol a sol...
Coloca aí os odenados numa linha da VW...E se comparassem com os horários da República Checa? Esses já são bons?
O preço da mao de obra depende de muita coisa...aqui em PT pode variar o dobro conforme a oferta/procura...wtf tem a ver com o preço da mão de obra....
Coloca aí os odenados numa linha da VW...
E sobre os horarios já disse como é...se os contratos o prevêem a AE só tem de os implementar...E se comparassem com os horários da República Checa? Esses já são bons?
E sobre os horarios já disse como é...se os contratos o prevêem a AE só tem de os implementar...
Ok...dá-te mais jeito comparar com a Sonae ou Enfermeiros ou com a sobrinha do Carlos César ?...ambos em Portugal...Esquece os ordenados. Estamos em Portugal. Eu também gostava de ganhar como os outros países. Mas estou em Portugal. Temos de nos reger pelo nosso país.
Uma das justificações do trabalhadores da VW na Eslováquia quando pararam 6 dias foi a de que nao fazia sentido a diferença de ordenados entre eles e os seus colegas alemães que faziam o mesmo...E se comparassem com os horários da República Checa? Esses já são bons?
Uma das justificações do trabalhadores da VW na Eslováquia quando pararam 6 dias foi a de que nao fazia sentido a diferença de ordenados entre eles e os seus colegas alemães que faziam o mesmo...
Por falar nisso, ainda nao disseste se achas que eles esticaram a corda de mais ou nao...
Ok...dá-te mais jeito comparar com a Sonae ou Enfermeiros ou com a sobrinha do Carlos César ?...ambos em Portugal...
Como já disse...todos os paises têm sindicatos...greves...pessoas que hoje estao satisfeitas e amanha nao...e isso a VW tambem sabe...Eu acho que esticaram . Mas o futuro o dirá.