Autonomia de 0 kms & Reserva.

Gmigas

Well-known member
Boas pessoal.

Abro aqui este tópico para discutir alguns pontos relacionados com a reserva de combustível e autonomia.

Dou o exemplo do meu carro:
Entra na reserva com o CB a ditar 50kms de Autonomia (outras vezes 60kms), mas depois de entrar na reserva o CB fica um bocado parvo, passo a explicar: Se acender em andamento na estrada, até pode acender aos 60kms e ir até aos 70 ou 80 kms de autonomia. Mas depois supondo que faço uma ultrapassagem em 4ª, a autonomia desce logo para os 40kms.
[8b]
Isto ainda fica mais acentuado quando ando em cidade, supondo que acende aos 40kms de autonomia, se andar calmo vai oscilando entre os 20 e os 40kms, mas se puxar uma 2ª ou outra mudança, desce logo para 10kms. Ah e estou a falar de poucos kms na reserva, geralmente menos de 20kms, pois não gosto de andar na reserva.
Já me aconteceu o cumulo de ir atrasado para o trabalho e acender-me a reserva a 15 kms do trabalho, a autonomia à chegada ao trabalho era de 0kms :confused: :sh) [8b]

Resumindo, não consigo confiar na minha reserva nem na minha autonomia, tanto que nunca fiz mais de 20 kms com a reserva acesa, vou logo meter gasóleo!

Se por um lado acho que é demasiado pessimista, por outro como o depósito leva apenas 45L, tenho receio de ficar apeado.

E vocês, quantos kms já fizeram com a luzinha mágica acesa, ou melhor, com o CB a acusar pouca ou nenhuma autonomia?

:sh)
 
A luz da reserva é uma coisa e o indicador de autonomia é outra. Só estão relacionados em certa parte.

A primeira fica acesa quando o depósito entra naquilo a que chamamos reserva, precisamente. Ou seja, quando tens apenas x litros de combustível no depósito, ele avisa-te. A luz acende sempre na mesma altura, sendo que a variação é muito pequena, mas pode existir, principalmente quando o carro está inclinado.

A autonomia é apenas um cálculo que o computador de bordo, baseado no consumo momentâneo e no combustível que está no depósito. Quando pisas a fundo, o consumo do carro aumenta. Logo, o computador diz-te que, se mantiveres essa condução, aqueles x litros darão para menos km. Se andares calmo, x litros darão para percorreres mais km.
 
Normalíssimo...

Quando acende a luz, tens "x" litros de combustível no depósito. O CB dá-te autonomia em função da média de consumo que vais a fazer, obviamente. Se vais tranquilo a rolar em estrada a gastar 5L aos 100, o CB dá-te a autonomia se te mantiveres nesse ritmo até acabar o combustível..
Se te pões a puxar 2ª e 3ª, com consumos instantâneos de 15 ou 16L (?) aos 100, é lógico que a autonomia vais descer muito, pois o carro faz a conta como se tu fosses manter esse consumo.
 
É simples. Se sabes que leva 45L, quando acender a luz da reserva atestas e ficas a saber a quantos litros correspondem a reserva (penso que nunca serão os mesmos, mas dá para ter uma ideia). Depois é ver quantos km dá em função do consumo.

Aliás a explicação deve vir daqui. Se puxas mais ele indica menos autonomia porque assumirá que será esse o andamento/consumo constante até ficar vazio. Digo eu...
 
Lembro me de ver um episodio do Top Gear em que eles partem de Basileia ate blackpool, no CB dos carros quase a chegar dizia Autonomia 0km, e eles ainda fizeram uns bons km... isso do CB é apenas para ter uma noção nada mais na minha opinião... quando acender a reserva é abastecer.
 
No meu caso se estiver apertado tenho que ver quantos km o carro tem quando a autonomia anda ai pelos 60km, 70km, somo os 60, 70 á quilometragem do carro e é essa quilometragem que tento não passar, claro que no fim já o CB me está a chamar nomes mas nunca fiquei sem gasolina.

Isto porque o ritmo a que a autonomia cai no fim é exagerado (penso que para proteção do condutor).
 
É como já disseram acima. A reserva acende quando chega a um determinado limite. penso que regra geral acende quando restam mais ou menos 5 lts de combustível no depósito (no manual do teu carro deve indicar). A autonomia é calculada com base no consumo efectuado nos últimos km de condução.
Se reparares melhor, não é só quando entras na reserva que a autonomia diminui bastante com umas aceleradelas, e ainda digo mais. quando tiveres o depósito cheio, tenta fazer uma condução calma e ver a autonomia, e depois puxa um bocado pelo carro e vê quanto esse mesma autonomia diminui (certamente algumas centenas de km).

Eu nunca fiquei a pé por falta de combustível, mas já estive quase, precisamente neste verão onde depois de uma incursão numa serra onde deixei alguns litros de combustível, continuei viagem na esperança de encontrar um posto de combustível em caminho, e estava difícil... tive que fazer muito eco driving e andar a empatar transito. Uma suposta autonomia de 30km deve ter feito perto de 70km, e quando cheguei à bomba ainda podia seguir mais 10.
 
Na minha Doblo depois de acender a luz amarela consigo fazer mais 100 km.
Que no CB desde que acende a luz variam entre os 50 e os 40km.
 
Já fiz 60km com a reserva ligada, parei em casa.

Peguei no carro e fiz mais 10km para o abastecer.

Sim, andei devagarinho. [:p]

Dás demasiada importância a certos pormenores na condução pah.

Basta teres noção do que meteste (litros) e do que andaste.
 
A autonomia é uma das formas que eu uso para controlar o pé.
Depois há sempre outra tecnica que é deixar o carro em sitios a subir, quando chegamos ao carro o ponteiro fica mais em cima do que o deixamos [:p]
 
o meu entra na reserva aos 90kms de autonomia, uns kms depois o valor desaparece.
ficam apenas uns traços. Deve ser para não estarmos à espera de fazer grandes viagens. Seja como for não gosto de deixar o carro chegar à reserva, e quando chega vai logo à bomba
 
Ah caraças!

Na minha já fiz 135km, para mais do que isso já não tenho coragem:)

Deve ser um stress do caraças. [:D]

Cá em casa a política é assim: Depósito SEMPRE cheio. Quando levo o carro emprestado, tenho de ir a bomba meter o que gastei.
 
Deve ser um stress do caraças. [:D]

Cá em casa a política é assim: Depósito SEMPRE cheio. Quando levo o carro emprestado, tenho de ir a bomba meter o que gastei.

O meu stress não é nenhum, sei que a carrinha me gasta à volta 5l/100, e que a reserva são 7lts, por isso sei até onde posso ir. Mas 192km já é esticar muito a corda :)
 
Só? [:D]

Mais um esforçozinho e tinhas atingido os 200 Km. [:D]


Foi por pouco! :)


Na realidade foi mesmo por distracção, costumava meter o conta Km parcial a 0 quando a luz da reserva acendia para controlar, mas acabei por me esquecer.

Até porque abastecia em casa, por sorte o gasóleo acabou a 500m de casa e como era a descer consegui chegar a casa! Não repeti a façanha! [:D]
 
Back
Top