Avaria Citroën Xsara VTS

MotorGuia

*****istrador
“Tenho uma Citroën Xsara 1800 VTS gasolina (110 cv) que tem as rotações instáveis. Nenhuma oficina é capaz de resolver, efetuando vários testes. Fui trocar o sensor de relanti novo, limpei tudo e na oficina foram acertados os parâmetros da borboleta, ligando o carro a um computador. É verdade que quando o motor aquece a temperatura de 95graus trabalha melhor”.

A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

É verificar todo o circuito de ignição, nomeadamente:
- velas, começar por estas. São as recomendadas/apropriadas para o carro em questão? Estão em bom estado ou merecem ser substituídas?;
- cabos de velas. Estão em bom estado?;
- por último, bobine(s) de ignição. Estão em bom estado e a produzir a corrente necessária para uma boa faísca?

Problemas de ignição manifestam-se mais e melhor a frio. [;)]

Deixo o alerta que convém incluir o ano na descrição dos veículos. Neste caso será (suponho) pré-restyling e pré multiplexagem. Porque muito mudou nessa altura e aparecem alguns "gremlins" electrónicos nessa fase.

A instabilidade do relanti se não for uma questão de sensores (acredito que isso foi visto) será da ignição como disse o DeCeIi

DeCeIi, a questão não é em relação à ignição, mas sim instabilidade ao relanti.

Bastam velas erradas para teres um motor com funcionamento errático. Sobretudo a frio e ao ralenti (condição que implica uma dose precisa de mistura e correcta ignição).

Deixo o alerta que convém incluir o ano na descrição dos veículos. Neste caso será (suponho) pré-restyling e pré multiplexagem. Porque muito mudou nessa altura e aparecem alguns "gremlins" electrónicos nessa fase.i

Tratando-se do 1.8 16v, é de 1998 /99 ou 2000. Este motor desapareceu na segunda fase de comercialização de Xsara, sendo substituído pelo 1.6 16v. [;)]

“Tenho uma Citroën Xsara 1800 VTS gasolina (110 cv) que tem as rotações instáveis. Nenhuma oficina é capaz de resolver, efetuando vários testes. Fui trocar o sensor de relanti novo, limpei tudo e na oficina foram acertados os parâmetros da borboleta, ligando o carro a um computador. É verdade que quando o motor aquece a temperatura de 95graus trabalha melhor”.

A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

Para além dos sistema de ignição, como estão os valores do sensor de temperatura e da primeira sonda lambda?

Tive o mesmo problema num Xantia 1.8 16v de 98 equipado com o mesmo motor. Diagnóstico correcto (na Citroen) foi rápido: sensor do ar.

Back