Avaria eléctrica estranha

Ferro

New member
Boas pessoal.

Precisava da vossa ajuda no esclarecimento de uma "anomalia" que o meu Opel Corsa 1.5D de 94 tem vindo a manifestar.

É o seguinte: se antes de ligar o motor, deixar o carro na ignição mais de 4 minutos, deixa de pegar como se tivesse a bateria descarregada. Depois só arranca com ligação a outra bateria.

Sinto que quando chega aos 4/5 minutos na ignição, o carro de repente parece que sofre um corte temporário (para aí 1 segundo) na parte eléctrica (os ponteiros do combustível e da temperatura começam a descer) e a partir daí não há quem o ligue.

Alguém sabe o que é isto e como se resolve? É coisa cara?

Obrigado e um abraço.

tenho uma pergunta: se isso só acontece quando deixas a chave naquela posição durante 5 minutos, para que é que fazes isso? não vejo para que possa servir (se houver um grande motivo, gostava de saber ;))

A bateria não está a ir para o galheiro pois o carro já está com este problema há 2 anos com a mesma bateria. ( quando aconteceu a primeira vez também pensei isso, e levando a uma oficina o tipo disse que a bateria não tinha nada...)

O problema é que às vezes um gajo distrai-se com qualquer coisa antes de ligar o carro e quando dá por ela já não sai do sítio (desde que descobri, só me aconteceu uma vez). Só que agora estou a pensar em vender e não queria "dar" ao novo dono este "presente".

Isso deve ser qualquer coisa relacionada com o aquecimentos das velas de incandescência.

Isso é capaz de haver por ai qualquer temporizador que não desliga e descarrega a bateria.

Isso deve ser qualquer coisa relacionada com o aquecimentos das velas de incandescência.

Isso é capaz de haver por ai qualquer temporizador que não desliga e descarrega a bateria.

Também acredito que posso ser isso.

Ao estares com a chave nessa posição, estás a dar "ordem" para aquecer as velas, e se estás assim tanto tempo, e se o sistema não desligar, isso é o suficiente para enfraquecer a bateria.

Efectivamente tal como já foi dito, isso parece ter como causa o relé de temporização do aquecimento das velas de incandescência.

Se ele estiver pifado pode depois de actuar não desligar após o tempo pré determinado para o aquecimento das velas.

Assim sendo e como as velas são uma resistência, consomem corrente o que significa que além de descarregar a bateria podem estar a danificar as velas e o próprio circuito electrico.

Eu faria um diagnóstico do problema ou então tentaria arranar um relé no sucateiro para testar, dado que novo já me falaram em perto de 200~250€

Mas o relé é muito raro avariar, por isso seria importante um diagnóstico caso não tenhas hipotese de testar com outro relé.

Pedi na Opel, na altura da revisão, para verificarem o que se passava, mas não ligaram nenhuma... devem estar ricos :confused: ...

No levantamento do carro para darem uma satisfação, disseram que deve ser da bateria (pois já tem 6 anos) e deve estar a provocar toda a situação.

Parece-vos que poderá ser ?

Obrigado pela vossa ajuda.

Podes ficar descansado, isso é mesmo relacionado com as velas de incandescência. É apenas um sistema normal de protecção do carro, de modo a que as velas não aquecam demasiado...

Não é nenhuma anomalia, aliás, o facto de isso acontecer significa que o sistema electrónico está a funcionar bem, pelo menos nessa parte...

Simplesmente não faças isso...

Podes ficar descansado, isso é mesmo relacionado com as velas de incandescência. É apenas um sistema normal de protecção do carro, de modo a que as velas não aquecam demasiado...

Não é nenhuma anomalia, aliás, o facto de isso acontecer significa que o sistema electrónico está a funcionar bem, pelo menos nessa parte...

Simplesmente não faças isso...

Pegando em tudo o que foi dito, sare que alguém poderá dar a sua opinião quanto ao facto de desligar o carro, e o mesmo continuar a trabalhar

Para alem do que já foi dito , poderá tambem ser o regulador de tensao do alternador , que poderá não estar bom e fazer com que a bateria se descarregue sobre o mesmo ,quando a chave está ligada, veja se com motor a trabalhar a luz de carga apaga na totalidade ou fica (meio-morta), quanto a desligar a chave e ficar a trabalhar , deve ser a eletro-valvula que esta na bomba injetora que esta pifada ou algum fio que se desligou.

Back