Aveiro - o que ver em 2 dias ?

Varycela

Well-known member
Estou a planear uma viagem de 2 dias (3 noites) em Aveiro.

No 1º dia estou a pensar em dedicá-lo para andar apenas a pé entre o hotel Melia e a cidade, conhecer o centro e os canais.

No 2º dia estou a pensar em ir de carro por Estarreja para ir a S. Jacinto.

Dicas para o 1º dia apenas para percursos a pé: é longe o hotel do centro da cidade, é grande a cidade ?

Dicas para o 2º dia: um trajecto para fazer de carro, por estradas pitorescas, entre Aveiro e S.Jacinto.

Obrigado desde já!

Missão: ajudar a economia! (podia ter ido para fora, mas escolhi ficar por cá)

1º - A cidade de Aveiro é grande, tens muito que ver, e dá para ir a pé, mas se quiseres tambem podes "alugar" uma "Buga" e alongar o passeio.
Na cidade podes ir até ao Forum fazer umas comprinhas e podes aproveitar e dar um passeio de barco nos canais.
2º No caminho de Aveiro até S. Jacinto, mesmo por estrada secundaria (sem ser pela A25) não me recordo de nada de especial para ver, a não ser perto das praias, o porto e as salinas, mas é sempre agradável o passeio.

EDIT:
De referir que o Hotel é mesmo ao lado do Forum e muito pertinho da zona dos barcos e a menos de 1km do centro da cidade.

Last edited:
O melhor conselho que te posso dar é para arranjares um barco e correr aquela ria maravilhosa de lés a lés. Leva uma máquina fotográfica que vais ter muito boas surpresas!

1º - A cidade de Aveiro é grande, tens muito que ver, e dá para ir a pé, mas se quiseres tambem podes "alugar" uma "Buga" e alongar o passeio.
Na cidade podes ir até ao Forum fazer umas comprinhas e podes aproveitar e dar um passeio de barco nos canais.
2º No caminho de Aveiro até S. Jacinto, mesmo por estrada secundaria (sem ser pela A25) não me recordo de nada de especial para ver, a não ser perto das praias, o porto e as salinas, mas é sempre agradável o passeio.

EDIT:
De referir que o Hotel é mesmo ao lado do Forum e muito pertinho da zona dos barcos e a menos de 1km do centro da cidade.

Não me parece grande atracção turística. lol
Para mim, o melhor que Aveiro tem para oferecer ao seu visitante é sem duvida a sua doçaria.

Na doçaria, tirando os ovos moles, não tens mais nada de especial, pelo menos na cidade.
Podes é provar a excelente caldeirada de enguias que se faz por aqui.
Se queres estimular a economia devias de fazer umas comprinhas [:D][:D][:D][:D][:D][:p]
Mas o melhor mesmo é o passeio de barco pela ria.
Antes de ires para o barco vais á rua Lourenço Peixinho e compras uma caixinha de Ovos Moles (cuidado que são caros[:D]) e saboreia-los durante o passeio.
A partir do hotel se te dirigires para a cidade tens muito que passear e ver...

Zona onde podes apanhar um "Moliceiro"...

800pxaveiro6.jpg

A catedral que fica no centro da cidade.
800pxcatedraldeaveiro.jpg

Bem, Aveiro não é propriamente uma cidade grande, mas é garantidamente uma grande cidade para se viver. Excelente qualidade de vida a todos os níveis, no entanto em termos de turismo e sobretudo nesta altura do ano, é limitada na sua oferta, que é mais vocacionada para época estival.

Passear pela cidade é muito agradável, fácil e seguro, e podes fazer o corredor universidade-parque da cidade-governo civil- praça da republica- forum-sé.

Num dia de fim de semana á noite podes ir á praça do peixe e bairro da beira mar ver os bares.

Podes visitar o museu de Santa Joana que é dos maiores do pais, fazer um passeio pela ria e canais urbanos e não só ( a ria é muito grande).

saindo da cidade em si deves ir ir á Vista alegre, á Costa nova.

Não esquecer de comer hambúrguer no Ramona!

Nota no entanto que Aveiro, apesar dos seus encantos não é uma cidade primariamente vocacionada par turismo, quando comparadas com outras cidades em que o turismo é uma forte valência.

Aveiro é uma óptima cidade para viver, mas para turismo é "curta", pelo que deves considerar o teu passeio como se fosse um casting para escolher um cidade para viver, e nesta perspectiva Aveiro é das melhores do Pais, seguramente.

Há uns anos foi pela primeira vez a Aveiro, comi ao almoço uma dose de "Ossos de Boi" num restaurante lá do centro e fiquei sem vontade para continuar o passeio...
As enguias são um bom petisco não há dúvida, mas este prato é [br:)] apr:)

Aveiro ser cidade grande é muito para além de optimista.
O centro "histórico" visita-se todo a pé para aí em ... 1 hora [:D]

Podes ir até às praias da Barra e Costa Nova. Tens que ir de carro, e aproveitas e dá mais umas voltinhas à volta da ria, que é sempre muito bonito e agradável.

No caminho entre Aveiro e as praias podes visitar o navio museu Santo André:

Navio Museu Santo André

que agora até tem uma área de lazer nova ao lado.

Bem eu sou estudante de Turismo em Aveiro, alías já não sou estudante porque terminei este nao eheh

Sítios para visitar a pé já foram quase todos referidos como a Sé, o forum, o museu de Sta Joana, sem esquecer o típico passeio de moliceiro pela ria...

Vou tentar referir outos locais e actividades que ainda não foram mensionadas, por exemplo, para quem gosta de turismo religiosos, Aveiro tem imensas igrejas e todas perto, dá para ver num passeio a pé, aconselho a igreja da misericórida (ao lado do teatro aveirense e câmara municipal), uma igreja que não me recordo o nome, que fica ao lado dos correios, perto do tribunal. A igreja de Sto António, ao lado do jardim e parque D. Pedro I (é um parque gande e bonito,com um lado e umas escadas fantásticas e já que visita o parque, pode transpor a estrada e ir almoçar a um restaurante (muito conhecido pelos estudantes) do outo lado da estrada, o Drinks e continuar o passeio no parque do Drinks) a igreja de S. Gonçalinho e outra que fica muito perto, não me recordo do nome, e outras mais para o lado de Vera Cruz e Barrocas, enfim há muitas por escolher.

Uma visita por Aveiro não pode deixar de incluir uma visita ao mais belo campus universitário do país, a Universidade de Aveiro, se a visita incluir uma quarta feira ainda podem assistir em vários locais da cidade às praxes dos nosso aluviões(caloiros), típicas desta época do ano.

E já que falo em actividades académicas, não posso deixar de referir a magnifica serenata à ria, que se irá realizar no próximo Domingo dia 10 de Outubro, é uma noite mágica, normalmente a serenata é feita dentro da ria, o que proporciona uma moldura fantástica :)

Estou a planear uma viagem de 2 dias (3 noites) em Aveiro.

No 1º dia estou a pensar em dedicá-lo para andar apenas a pé entre o hotel Melia e a cidade, conhecer o centro e os canais.

No 2º dia estou a pensar em ir de carro por Estarreja para ir a S. Jacinto.

Dicas para o 1º dia apenas para percursos a pé: é longe o hotel do centro da cidade, é grande a cidade ?

Dicas para o 2º dia: um trajecto para fazer de carro, por estradas pitorescas, entre Aveiro e S.Jacinto.

Obrigado desde já!

Missão: ajudar a economia! (podia ter ido para fora, mas escolhi ficar por cá)

S. Jacinto não tem nada que ver aquilo é só melgas e mosquitos que picam um gajo todo, vai antes até a Costa Nova que bem interessante.

Ora acho que com a v/ ajuda, e do google earth já defini um possível trajecto para passeio a pé.

1º dia - viagem p/ aveiro na parte da tarde :) . Se tiver tempo ir ver os palheiros da costa nova e por do sol na zona da barra.

2º dia - Aveiro cidade:

. Partida do hotel junto ao canal passando pelo forum.
. Na rotunda saio dos canais e meto-me pelas ruas até ao mercado do peixe.
. Do mercado do peixe sigo pelo canal para norte até ao outro canal.
. Venho pela esquerda, sempre junto ao outro canal que dá a volta à cidade.
. Novamente na rotunda do forum sigo para a camara municipal
. Depois para a praça do governo civil
. Parque da cidade (?)
. Depois fica a duvida se vou ou não a pé à universidade ou se lá vou de carro no dia do regresso (pode-se lá entrar à vontade na zona de fora dos edificios?)
. Volto para a Sé e no caminho se tiver tempo, passo no dito museu.
. Depois da Sé acabou a visita

3º dia - ir de carro a S. Jacinto:

. Passar no dito navio museu
. São Jacinto e regresso
. se sobrar tempo ir ver umas salinas que por ali há e ver os barcos que no google earth aparecem como bacalhoeiros na gafanha (ok podem lá não estar mas deve lá haver uns barquitos, coisa que por aqui no alentejo não há)

4ª dia - regresso
. Ir à fábrica da vista alegra (onde fica?)
. museu maritimo de ilhavo (vale a pena?)
. Regresso a casa :(

As refeições são onde a barriga der horas e ver algum restaurante que pareça ter movimento.

EDIT: já descobri onde fica a fábrica! viva o google earth!

Last edited:
Ainda existe por lá um bar chamado "Sal poente" ? Que belas noites passei lá...[;)]

E um excelente restaurante! Mudou de gerência há alguns meses, e desde então nunca mais lá fui, pelo que não sei se mantém a mesma qualidade.

Sou ca da zona, mas nunca andei nos moliceiros que andam com as pessoas pelo canal. Quanto se paga por pessoa, para uma viagem dessas?
E ja agora, da para atravessar de carro de barra para sao jacinto, atraves de barco? E paga-se quanto?

3º dia - ir de carro a S. Jacinto:

. Passar no dito navio museu
. São Jacinto e regresso
. se sobrar tempo ir ver umas salinas que por ali há e ver os barcos que no google earth aparecem como bacalhoeiros na gafanha (ok podem lá não estar mas deve lá haver uns barquitos, coisa que por aqui no alentejo não há)

4ª dia - regresso
. Ir à fábrica da vista alegra (onde fica?)
. museu maritimo de ilhavo (vale a pena?)
. Regresso a casa :(

As refeições são onde a barriga der horas e ver algum restaurante que pareça ter movimento.

EDIT: já descobri onde fica a fábrica! viva o google earth!

O navio museu não fica a caminho de S. Jacinto, fica na Gafanha da Nazaré.
Se gostas de ver barcos, podes passar pelo porto de pesca também na Gafanha.

Existia ou ainda existe um Ferry Boat da gafanha para S. Jacinto. Não sei se ainda existe, e nesse caso o navio museu já ficava no caminho para S. Jacinto. [:D]

O navio museu não fica a caminho de S. Jacinto, fica na Gafanha da Nazaré.
Se gostas de ver barcos, podes passar pelo porto de pesca também na Gafanha.

Existia ou ainda existe um Ferry Boat da gafanha para S. Jacinto. Não sei se ainda existe, e nesse caso o navio museu já ficava no caminho para S. Jacinto. [:D]

Já descobri pelo GE que o barco n fica a caminho de S.Jacinto.
Tem de ficar para ver no dia do regresso.

Sou ca da zona, mas nunca andei nos moliceiros que andam com as pessoas pelo canal. Quanto se paga por pessoa, para uma viagem dessas?
E ja agora, da para atravessar de carro de barra para sao jacinto, atraves de barco? E paga-se quanto?

O passeio de moliceiro, se não em engano no Verão era à volta de 5€ por adulto, mais coisa menos coisa.

O ferry que faz a travessia da Gafanha da Nazaré para s. Jacinto custa em média 5 ou 6 € por carro e depois paga-se também por pessoa 1 ou 2 €, mais coisa menos coisas.

Back