Ax 1.4d Mk1

Ferrara

New member
Boa noite, apareceu-me a possibilidade de adquirir o Citroen AX descrito, de 1991, com 278000km, por 400 €. Eu sei que este motor é problemático, mas o actual dono já alterou a cabeça do motor (leva mais 1l de oleo?) e alterou o termostato fazendo a ventoinha disparar mais cedo, nao tendo voltado a aquecer nos últimos 2 anos. Este carro será para fazer 20 km/dia. Acham um bom negócio?

Aguardo as v/respostas.

alterou a cabeça do motor e leva + 1l de oleo [:D][:D][:D][:D]? como?

n te metas nisso... mesmo com essas alterações todas... duvido...

o meu irmao tinha 1 concução muito cuidada com o 1.4d dele (106) e aos 110 000 la se foi junta camisa... etc..

fizes-te uma boa compra, pelo preço que foi, esse motor se for bem tratado e n se puxar mt por ele aguenta-se mts e mts km. os consumos sao qq de espectacular, qdo saíu era o carro mais economico do mundo, penso que n terá sido batido por ng.

Acho que fizeste bem.
Ainda não tem direcção assistida, pois não? Isso é que é pena.
Mas por esse preço, eu não comprava uma bike. Logo, nem que faças só 20 ou 30 mil com ele, já está pago.

Não gastes é muito com ele. O maior problema destes carros é queimarem a junta. Essa de levar mais um litro de óleo é que está muito mal explicada.
Boa sorte.

fizes-te uma boa compra, pelo preço que foi, esse motor se for bem tratado e n se puxar mt por ele aguenta-se mts e mts km. os consumos sao qq de espectacular, qdo saíu era o carro mais economico do mundo, penso que n terá sido batido por ng.

Eu sei como são os consumos deste carro, pois o 1º carro que tive foi precisamente um AX 1.4D. agora andava um pouco nostálgico e apareceu este comprei. Se der problemas tenta-se arranjar, o material é baratuxo.
Deixo aki 2 fotos do bixo:

24072007001[1].jpg

24072007002[1].jpg

Last edited by a moderator:
Eu adquri á pouco tempo um Ax mas com o motor 1.5 que era de um saxo batido e esta 5 estrelas puxa bem não aquece e super economico, estaciono em qualquer canto, que descanso.
Abraço

Por 300 euros, se não tem a junta queimada é dado (basta apalpar o tubo superior do radiador depois de quente).
Nem uma scooter usada se compra...
Não gastes nada nele, isso sim era estragar o negócio.
Pode ser que seja preciso gastar quando for à inspecção ou se vier alguma avaria a caminho...
Uma polidela à mão para avivar esse vermelho nas partes onde ainda não foi pintado seria o único a fazer.

Por 300 euros, se não tem a junta queimada é dado (basta apalpar o tubo superior do radiador depois de quente).
Nem uma scooter usada se compra...
Não gastes nada nele, isso sim era estragar o negócio.
Pode ser que seja preciso gastar quando for à inspecção ou se vier alguma avaria a caminho...
Uma polidela à mão para avivar esse vermelho nas partes onde ainda não foi pintado seria o único a fazer.

Por acaso já apalpei o referido tubo e estava macio.

nada é um 1.4d, ainda agora vim de LX sempre a assapar,120km/H luz da reserva acessa como sempre, porque so mete 5euritos naquela maquina.

Aquilo só precisa é de atenções com o sistema de refrigeração, mudei radiador, vaso de expansão, á foram algumas bombas de agua, mas como o faço preventivamente, o carrito aguenta-se, nunca queimou junta e para carro sem turbo tem boas aceleraçoes! reafirmo é um carrao!!

nada é um 1.4d, ainda agora vim de LX sempre a assapar,120km/H luz da reserva acessa como sempre, porque so mete 5euritos naquela maquina.

Aquilo só precisa é de atenções com o sistema de refrigeração, mudei radiador, vaso de expansão, á foram algumas bombas de agua, mas como o faço preventivamente, o carrito aguenta-se, nunca queimou junta e para carro sem turbo tem boas aceleraçoes! reafirmo é um carrao!!

Ora bem... esse procedimento no sistema de refrigeração foi muito bom mas deve levar líquido anti-congelante e não água da torneira ou água destilada!

Um liquido excelente para o radiador é vendido pela Land Rover para os seus jipes, recomendo-o para o AX.

O tablier podes comprar um a resto barato na sucata e para desmontar são meia-dúzia de parafusos e porcas. [;)]

Então fizeste. Alteraste a capacidade do radiador?

Eu tive um 106 com o mesmo motor, sempre foi bem tratado, revisoes na marca, condução muito cuidada e aos 125 mil km's la queimou a junta... foi para abate, pois disseram-me (n sei se é verdade ou nao, mas parecia-me credivel) que aquele bloco podia ser arranjado, mas nada garantia que nao voltasse a acontecer muito em breve, pois a propria cabeça do motor podia ter empenado com o aquecimento a que foi sujeito quando avariou. O que havia a fazer era por o 1.5d, mas gastar mais de 1000€ num carro que para abate deram 1250€... NOT!

Back