AX a gasolina

cris89

New member
o meu carro é um citroen ax 1.1 tre de 91. Sim sei é muito velho mas terá que servir pelo menos durante um anito...
O meu problema é que já conduzi muitos carros diferentes e só este é que me mete stressada logo pela manhã. O carro é a gasolina, carrburador e tem aquela cena pra abrir o ar.
O meu problema é que nunca consigo ligá-lo a frio à primeira vez, só consigo às vezes À quinta tentativa. Como é a melhor forma de pegar a frio?
É normal ter que acelerar tanto ao ligar? Em que ponto deve ficar a embriagem?
Se alguém tiver um carro como o meu e tiver dicas agradecia!
[kiss]

Isso significa que tens de afinar o carburador. Aproveita e vê também o estado das velas.

Tens o ralenti muito fraco dai a dificuldade em o colocar a trabalhar a frio.

Isso deve ser por causa das velas.[;)]
Quando o meu carro tem o carburador desafinado pega bem, tem é um trabalhar irregular e precisa de ter o "ar ligado" durante mais tempo.

cump

A frio, antes de pores o carro a trabalhar, carrega duas vezes a fundo no acelerador (tipo duas sapatadas).

Vais ver que o carro pega logo e muito melhor.

Mas não faças isso a quente...

Este pessoal da era pós-injecção electrónica... :)

A frio, antes de pores o carro a trabalhar, carrega duas vezes a fundo no acelerador (tipo duas sapatadas).

Vais ver que o carro pega logo e muito melhor.

Mas não faças isso a quente...

Este pessoal da era pós-injecção electrónica... :)

O meu carro é a carburador e não precisa disso e pega logo à primeira.
Quando pega mal são as velas (no meu caso), pode ser que nos ax seja diferente.

cump

No meu antigo 127 o que fazia era:

Fechava o ar no máximo e carregava a fundo no acelerador e dava a chave. 99% das vezes pegava logo a primeira volta, largava logo o acelerador e acertava o 'ar' de modo a nao ficar com um ralenti demasiado alto. passados uns 5min abria todo e ja se aguentava.

boas

adquiri um ax 11 tre de 89 e a melhor maneira de o por a trabalhar é abrir o ar quase todo não tocar no acelarador ou então não mexes no ar ou seja deixa-o fechado e acelera um bocado prai um quarto de acelarador e roda a chavese não pagar até á segunda vez que lhe rodas a chave não teimes pois se não vai encharcar o motor espera um bocado e teima outra vez.
tambem podes ter problemas de velas e ou problemas de regulação do distribuidor...

espero ter ajudado

No meu antigo renault 5 também não pegava normalmente. Tinha de "abrir o ar" (ou seja, fechar o ar - entra mais gasolina e menos ar) e ele pegava logo... não dava no acelerador porque corria o risco de encharcar.

Depois de andar uns 2, 3 minutos com ele, sentia o carro a não puxar, era sinal que tinha de "fechar o ar".

Nao faças é como eu vejo pessoas de manhã, que como lhes custou a ligar o carro por estar frio, mal ele pega e ainda em ponto morto antes de arrancar deixam-se estar 40 ou 50 segundos com o carro quase no redline!! [:D] Se fizeres isso o carro nao te deve durar o tal anito [:p]

Nao faças é como eu vejo pessoas de manhã, que como lhes custou a ligar o carro por estar frio, mal ele pega e ainda em ponto morto antes de arrancar deixam-se estar 40 ou 50 segundos com o carro quase no redline!! [:D] Se fizeres isso o carro nao te deve durar o tal anito [:p]

Exactamente.

Assim que pegar, abre o choque o suficiente para mantê-lo ao ralenti e evita acelerares nesse regime.

Eu tive um Ford Fiesta 1.1 de 1991. O mesmo sucedia no arranque a frio. Fui ganhando prática ao ponto de não ter de usar o choque para manter o motor a trabalhar. Depois de pegar, pressionava o acelerador alternadamente e muito pouco de modo a que não fosse abaixo. Arrancava de imediato e poucos momentos depois já era mais fácil mantê-lo a trabalhar já que ia engatado.

Última edição:
Conheço muita boa gente que faz isso. Isso e antes de desligar o carro dar-lhe uma ou duas gazadas de pé no fundo :confused:

Nos carros a carburadores tinha alguma lógica, já que o objectivo era deixar gasolina por queimar nos carburadores para ser mais fácil voltar a ligar o carro... mesmo assim nao se devia fazer!
Lindo lindo é ver pessoas a fazer isso em carro recentes a injecção, só estraga!
O que eu me ri com um vídeo que esteve na secçao multimedia aqui há uns meses atrás, em que um man com um Enzo amarelo fazia isso antes de desligar o carro...[:)]

Conheço muita boa gente que faz isso. Isso e antes de desligar o carro dar-lhe uma ou duas gazadas de pé no fundo :confused:

Os manuais dos carros recentes (mesmo o do clio de carburador) dizem que não adianta acelerar antes de desligar. Isso era nos muito antigos.

Nos turbo, vem mesmo uma advertência para nunca fazer isso.

Faz sentido, porque mandas a aceleradela, o turbo ganha pressão e velocidade e depois cortas-lhe a lubrificação de repente.

Voltar
Superior