AXA - É preciso ter lata...

Z3D

New member
Boas!

Abri este tópico com o objectivo apresentar a minha indignação pública pela maneira e atitude menos própria com que a seguradora AXA lidou (e continua a lidar) com o sinistro ocorrido entre a minha viatura e a viatura do seu segurado (seu, da AXA).
Então o sinistro ocorreu da seguinte forma:

- no dia 11 do mês passado estacionei a minha viatura perto do meu local de emprego. A viatura ficou devidamente estacionada.

- Uma viatura pesada (trator com semi-reboque) foi embater na lateral esquerda da minha viatura, amolgando, riscando e perfurando a chapa. Felizmente, o condutor do pesado parou a tempo de não causar mais estragos (ainda mais...) e teve a amabilidade de se dirigir à portaria do meu local de trabalho acusando este incidente (de qualquer forma, um dos vigilantes tinha presenciado o sinistro).

- Fui chamado ao local e preenchi a Declaração de acidente juntamente com o motorista. No impresso colocámos as matriculas da minha viatura e a matricula do semi-reboque (a do trator não pois foi o semi-reboque que provocou os estragos e tem matricula própria, como provavelmente muitos de vós tem conhecimento). Inclusivé coloquei o nome do vigilante como testemunha (com o seu consentimento claro).
Tudo feito na boa fé.

- Ficou combinado entre ambos que iriamos informar ambas as seguradoras do ocorrido (a minha,através de um mediador da Allianz, e a dele, AXA) entregando igualmente a ambas a declaração que tinha sido preenchida. Ao entregar a declaração ao meu mediador, ele franziu o sobrolho e informou-me que a matrícula preenchida deveria ser a do tractor e não a do semi-reboque. Informou-me igualmente que existe uma Convenção entre seguradoras (onde estão incluidas a Allianz e a AXA, entre outras) que em casos destes a própria seguradora do prejudicado trata de tudo, facturando os gastos à seguradora do terceiro. Mas, citando-o, "vamos ver se isto não irá dar problemas", visto haver esta "falha" nas matriculas. Mas deu...como irão ler mais à frente.

- passados uns dias recebo por SMS um aviso da AXA para que eu os contactasse para marcar a peritagem ao meu veiculo, que foi efectuada então no semana seguinte, dia 19. Portanto 1 semana depois do sinistro, nada de anormal até aqui... O perito entretanto avisa-me que o processo ainda está em fase condicional, pois só com o seu relatório é que a AXA poderá assumir a culpa do seu segurado e avançar com a reparação, que eventualmente seria rapidamente dadas as circunstancias em que se deu o acidente.

- Uma semana a oficina reparadora não tinha ainda qualquer informação de parte da AXA para proceder à reparação.

- Duas semanas depois, idem aspas... telefonei à AXA para saber como estava a decorrer o processo, ao que fui informado que o caso estava em processo de AVERIGUAÇÃO!

- COntactei o meu mediador para obter ajuda, visto que não vejo qualquer razão para que haja qualquer tipo de "averiguação" num caso tão simples. Este ofereceu-se para me ajudar, e dispos-se a ser ele próprio a contactar a AXA para tentar resolver isto o mais rapidamente possível. Ele informou-me igualmente que existe um prazo legal de 32 dias úteis a partir da data do sinistro para que haja uma conclusão do processo. (mais info em Dec-Lei 83/2006 de 3 Maio em vigor a 01/09/2006)

- O que se passou a seguir foi uma panóplia de contactos com a AXA a pedir esclarecimentos, ao que sempre foi dada a resposta de que "está em averiguação". Mesmo o meu mediador os alertou para o facto de o prazo estar a esgotar-se, que não se entendia a razão da "averiguação" dadas as circunstancias, etc etc etc. A AXA mantinha a sua posição mas sempre com a promessa de que passados alguns dias iriam dar a resposta definitiva, que iriam encaminhar rapidamente o processo etc etc etc etc (o costume...).

- Há perto de 2 semanas atrás, eu prórpio (já farto de tudo isto) enviei um fax à AXA a informa-los que, caso não haja ordem para reparação passadas 72h desde a recepção do mesmo, eu iria responsabilizar a AXA por qualquer prejuizo recorrente deste atraso, pois estava em risco a garantia anti corrosão do meu carro, infiltrações de água por causa das intempéries que decorrem neste momento, etc etc. ao que a AXA respondeu que só se responsabiliza durante os dias que a minha viatura esteja imobilizada na oficina para reparação. E que se quisesse, que pague eu o arranjo...

- Excusado será dizer que eles não deram ordem de reparação no prazo que estipulei no fax... (também não sei se podia faze-lo, mas sempre foi um "aperto" que lhes tentei dar....)

- Entre telefonemas, faxs e emails efectuados por mim e pelo meu mediador, no dia 24 deste mês chegou ao fim o prazo legal de 32 dias úteis para conclusão deste processo, e até este momento NICLES!!!

Assim, e se alguém da AXA esteja a ler este post, fiquem sabendo que vou de imediato proceder a uma queixa e exposição desta ocorrência junto das entidades competentes (Instituto Seguros Portugal), de defesa do consumidor (DECO) e outras tais que entretanto me lembre.

Como vêm basta um simples erro de preenchimento na matricula...

É preciso ter lata...

Abraços a todos
Z3D

Vou dizer aqui o mesmo que disse do outro lado, São uns GATUNOS, quando é para receber, upa upa, quando é para respeitarem os deveres? Oh, sim, sim... E o pior é que parece que recentemente a lei mudou a seu favor, o pior azar que podemos ter é ter de lidar com estas gentes, saimos sempre mal servidos.

Edit: A história da matrícula só prova que agiram de má fé, se precisavam de mais esclarecimentos, pediam, estão é a tentar fugir às responsabilidades.

Já me esquecia!

A "averiguação" foi tanta (ou é tanta) que nem a testemunha deste sinistro foi contactada!!!

Gatunos?? Isso é ser simpático... eu chamo-lhes outra coisa que não me fica bem escrever aqui....(fdp)

Ao ler um relato desses, uma pessoa fica mais que revoltada, mas olha que se calhar numa outra seguradora qualquer faziam-te igual ou quase igual, é mesmo esse o estado das seguradoras. Não sei como está a nível mundial, mas cá, situações dessas não estranham a ninguém...

Esse prazo de que falaste está mesmo estipulado por lei ou é mesmo só um acordo entre seguradoras?

E não tens meio de "exigir" a razão pela qual isso ainda está em averiguação?

O prazo é estipulado por lei no Dec-Lei 83/2006 de 3 Maio em vigor desde 01/09/2006.

Assim posso exigir sim a conclusão deste processo. E posso de seguida aceitar, ou não, o resultado.

O que me explicaram foi:
A convenção que existe entre seguradoras é como um "acordo de cavalheiros" entre todas elas (as que aderiram evidentemente). Se um segurado da seguradora X for o prejudicado pelo segurado da seguradora Y (ambas da convenção), a seguradora X encarrega-se de proceder ao pagamento da reparação (e outros gastos, tipo transporte de substituição), facturando posteriormente estes gastos à seguradora Y.
Isto SE os danos forem somente materiais, e não físicos (morte, feridos, hospitalização etc etc )...

ui...as SEGURADORAS!!!

eu tive um ano para resolver um problema com uma seguradora.
alguem andava a usar os meus dados para fazer partecipaçoes de acidentes...dados esses q foram retirados de uma declaraçao amigavel q tinha feito com um gajo de um camiao.

passado um ano de tanto contactar a seguradora, sem numca terem entrado em contacto comigo, pediam-me para pagar quantias exurbitantes por agravamentos de uma data de acidentes, a minha valia foi uma carta q tinha feito juntamente com o meu mediador, enviada com registado e com aviso de recepçao, logo quando dei conta do q se passava.
para resolver a situaçao, foi so mesmo com a judiciaria, e muitas dores de cabeça q tive, muitos papeis, muita porcaria!

citação:Originalmente colocada por Z3D

Já me esquecia!

A "averiguação" foi tanta (ou é tanta) que nem a testemunha deste sinistro foi contactada!!!

Gatunos?? Isso é ser simpático... eu chamo-lhes outra coisa que não me fica bem escrever aqui....(fdp)

Foi uma fantastica averiguação.[:0]
Se te chatearem mais com isso avança para tribunal.
Não aceites balelas.
Boa sorte!

Isso é o que eles querem, desencorajar as pessoas de seguirem para tribunal, mas quando o bom senso não reina, que remédio?

É uma vergonha as seguradoras. Dá vontade de comprar um xaruto baratinho de preferencia rijo, para encontrar ai um carrão estilo Ferrari ou Porsche estacionado e bater de proposito de maneira a ser um bom estrago para depois esses gatunos pagarem uma boa factura.

citação:Originalmente colocada por ELgatu

ve la nao escolhas o meu ferrari :D
Não faz mal que depois a seguradora paga. Es capaz é de ficar uns meses sem carro até a seguradora se chegar a frente.:D

... e teres de ir para tribunal, mas tem fé que tudo se irá resolver! (Num futuro mais ou menos imaginário/distante)

Aperta com eles até ao fim, e se o teu carro está mesmo imobilizado podes pedir indemenização, e eu digo isto porque foi o que fiz depois de estar 2 meses sem carro á espera da seguradora...

Z3D estás numa situação de m€rd@ [xx(].

Seguradoras ....[:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)]

São um autêntico nojo.

Boa sorte para a resolução e não desistas de os apertar..!!!!

E

em caso de acidente e sempre bom chamar a policia. eu nunca precisei disso, mas n estou imune de um dia precisar. assim tenho a certeza k n ha erros parte a parte. pelo menos com maior seguranca.

Por estas e outras,é que tenho os meus seguros na Okteleseguro. Já percebi que todas são uma m****,pelo menos escolho a mais barata,pois quando precisamos delas,nenhuma cumpre(ou raramente).
O teu caso é vergonhoso!

Tal como te disse os seguros são todos iguais. A Allianz também a mim disse que o acidente deu-se em circunstâncias dúbias e não era possível indicar com clareza a culpa do acidente [8][8][8]. E eu tinha não um, mas duas testemunhas que presenciaram o acidente :(:(. Resumido, assunto em tribunal e 3 anos depois a devida indeminização [^][^] ... Pior foi o arrastar do processo, mas as seguradoras são todas iguais [xx(][xx(] ... não penses que seja só a AXA ... olha que comigo foi mesmo a tua seguradora ;)

Ainda só passaram 30 dias?

Então ainda tens muito de penar...

Os dois últimos casos cá em casa, em tão simples como o teu e um demorou 6 MESES (sim 6 meses....) e o outro demorou cerca de 45 dias.

Back