Backpacking - conhecendo verdadeiramente o Mundo

Fadista

New member
Desde pequeno, um dos meus grandes sonhos sempre foi dar a volta ao Mundo. Não de avião a conhecer capitais, mas em meios de transporte terrestres, com pouco mais que uma mochila, controlando bem os custos, tentando conhecer e compreender a essência de cada país, contactar com os habitantes, e sobretudo com uma enorme margem nos planos para surpresas e situações imprevistas. Um dos maus objectivos de vida, nem que seja quando me reformar, é cruzar a estrada pan-americana, de bicicleta se ainda tiver vigor para isso, ou de vespa. Claro que o verdadeiro sonho seria dar a volta completa ao Mundo (sei de um senhor japonês com mais de 60 anos que o está a fazer de bicicleta), mas a pan-americana é mais plausível.

Eu sempre disse que se um dia achar que já não vale a pena cá continuar, não penso pôr fim à vida, simplesmente largo tudo e parto sem destino com o que tenho vestido.

Posto isto sempre acompanhei diversos blogs de viajantes, como este que relata precisamente uma viagem de 960 dias na estrada pan-americana, de bicicleta.

Também um dos meus livros favoritos relata uma viagem de bicicleta, dois portugueses que, com 1000€ cada, montaram duas bicicletas de supermercado e foram até Dakar.
ateondevaiscom1000euros.jpg

Mais alguém tem esta panca? Alguém que já tenha feito uma viagem assim? Blogs/livros do género que recomendem?

Last edited:
Isso é para duros e apaixonados! Eu cá prefiro - porque também não há tempo para mais - ir visitando as capitais e diversas cidades pelo mundo fora.

Mas há várias estradas que gostava de fazer, de mota ou carro, a Route 66 e a Route que cobre todo o noroeste dos EUA. São as que me lembro assim de repente. Para além de fazer a Europa toda de carro. Mas mesmo toda. África, Ásia e Médio Oriente de carro não me parece nada seguro.

Gosto de pensar em mim como um viajante. Infelizmente, ainda me falta conhecer muita pais... mas já conheço qualquer coisa.

Claro que já viajei com uma agencia da viagens e com a respectiva pulseira...o que em alguns momentos pode ser confortável, mas a meu ver, não é isso a verdadeira experiencia de viagens.

Por isso...já tive algumas aventuras de milhares de km´s de carro (a máxima rondou os 11mil km) pela Europa, sobretd.
Orçamentos limitados, levam a algum desconforto mas...no final acho que compensa o esforço...

Pensar em ir de Bicicleta...ai teria dúvidas, ficas muito limitado em termos de evolução (podes progredir apenas poucos kms por dia), o que inevitávelmente fará perder muita coisa.

Por isso...não há nada como um carro espaçoso económico...e robusto, pq as nossas estradas podem parecer o paraiso, comparativamente com outras!
Como aleternativa, não há nada como uma mochila às costas e as estações de comboio! [:)]

P.S. - Tenho uma viagem perspectivada com a duração de 6 a 10 meses à volta do mundo (ou parte dele, mas sobretd Asia, Sudoeste Asiatico, Oceania e America do Sul). Mas claro...isto obriga a muitas contas de cabeça.

Desde pequeno, um dos meus grandes sonhos sempre foi dar a volta ao Mundo. Não de avião a conhecer capitais, mas em meios de transporte terrestres, com pouco mais que uma mochila, controlando bem os custos, tentando conhecer e compreender a essência de cada país, contactar com os habitantes, e sobretudo com uma enorme margem nos planos para surpresas e situações imprevistas. Um dos maus objectivos de vida, nem que seja quando me reformar, é cruzar a estrada pan-americana, de bicicleta se ainda tiver vigor para isso, ou de vespa. Claro que o verdadeiro sonho seria dar a volta completa ao Mundo (sei de um senhor japonês com mais de 60 anos que o está a fazer de bicicleta), mas a pan-americana é mais plausível.

Eu sempre disse que se um dia achar que já não vale a pena cá continuar, não penso pôr fim à vida, simplesmente largo tudo e parto sem destino com o que tenho vestido.

Posto isto sempre acompanhei diversos blogs de viajantes, como este que relata precisamente uma viagem de 960 dias na estrada pan-americana, de bicicleta.
2numundo
Também um dos meus livros favoritos relata uma viagem de bicicleta, dois portugueses que, com 1000€ cada, montaram duas bicicletas de supermercado e foram até Dakar.
ateondevaiscom1000euros.jpg

Mais alguém tem esta panca? Alguém que já tenha feito uma viagem assim? Blogs/livros do género que recomendem?

Vê este 2numundo

Tenho um amigo que além da "panca" coloca em prática a sua vontade de passear, andou 9 meses pela américa do Sul de Mochila às costas. Andou pelas pampas, foi a Ushaia, subiu os andes, esteve com os mineiros na Bolivia, com os indíos no Equador foi a Machu Pichu e acabou na Colombia.

Vê este 2numundo

Tenho um amigo que além da "panca" coloca em prática a sua vontade de passear, andou 9 meses pela américa do Sul de Mochila às costas. Andou pelas pampas, foi a Ushaia, subiu os andes, esteve com os mineiros na Bolivia, com os indíos no Equador foi a Machu Pichu e acabou na Colombia.

That's what I'm talking about [br:)]

O curso e a falta de € ainda não me permitiu fazer uma dessas, mas hei de fazer.

Um conhecido meu tirou um mês de férias, e sem pesquisar nem reservar nada, comprou um bilhete para Moçambique e partiu só com a mochila. Quando voltou, disse que foi a melhor viagem da vida dele.

Livros:

Pegando na dica da Vespa:
Milão a Roma numa Vespa dos anos 60 - "Vroom with a view" - Peter Moore
Numa de Volta ao Mundo:
Londres à Austrália de comboio, à hippie - "Wrong way home" - Peter Moore

A escrita não é excepcional, sinceramente, mas os livros são interessantes, em especial o 1º.

Eu...[:D]
Ainda hoje me virei para a minha mãe e disse que ia comprar um Defender quando me formasse e juntar dinheiro para ir dar a volta ao mundo, ou até onde desse... com esse mesmo jipe..[:D]
Reacção da minha mãe foi ignorar-me e continuar a ler a revista..[:D]:sh):sh)

Mas fazer uma expedição por África esta nos planos. [;)] O mundo, depende..[;)]

Livros:

Pegando na dica da Vespa:
Milão a Roma numa Vespa dos anos 60 - "Vroom with a view" - Peter Moore
Numa de Volta ao Mundo:
Londres à Austrália de comboio, à hippie - "Wrong way home" - Peter Moore

A escrita não é excepcional, sinceramente, mas os livros são interessantes, em especial o 1º.

Encomendei o segundo no ebay (em 2ª mão nem a 5€ chegou!).

Espero que não me saia outro Bill Bryson. Muito famoso, mas tive que fazer um esforço para acabar um livro dele :(

Eu...[:D]
Ainda hoje me virei para a minha mãe e disse que ia comprar um Defender quando me formasse e juntar dinheiro para ir dar a volta ao mundo, ou até onde desse... com esse mesmo jipe..[:D]
Reacção da minha mãe foi ignorar-me e continuar a ler a revista..

Mas fazer uma expedição por África esta nos planos. [;)] O mundo, depende..[;)]

Atravessar o Sahara de Defender é que deve ser! Ainda não tive oportunidade de ler o livro do José Megre (caro como tudo :(), muito provavelmente o Português com mais histórias para contar desse deserto, mas recomendo a (curta) descrição do Miguel Sousa Tavares (mau comentador, grande escritor [:D]) numa expedição que fez de UMM, e que se encontra neste livro, que apesar das curtas e bastante líricas descrições dos locais, é muito agradável de se ler:
s340x255

Recomendo ainda uma série que deu na TV chamada "Long Way Down". Dois gajos de mota que fizeram Escócia - Cidade do Cabo [br:)] Se não estou em erro deu na National Geographic, mas existe em DVD.

Last edited:
quando partires avisa, que faço as malas também [:cool:]

nunca fiz nenhuma viagem do género, mas tenho algumas em mente.

não de bicicleta mas de mota e carro. e o continente americano e africano são ponto de visita obrigatório [kiss]

Encomendei o segundo no ebay (em 2ª mão nem a 5€ chegou!).

Espero que não me saia outro Bill Bryson. Muito famoso, mas tive que fazer um esforço para acabar um livro dele :(
Sim, parece-me que o 2º se enquadra mais no que pretendes.
Também comprei usado, e custou 2£ [:p]
Bryson por acaso gosto bastante, dá-lhe uma chance e investiga "Walk in the woods" [;)]

Recomendo ainda uma série que deu na TV chamada "Long Way Down". Dois gajos de mota que fizeram Escócia - Cidade do Cabo [br:)] Se não estou em erro deu na National Geographic, mas existe em DVD.

é de um actor famoso, mas pra nomes de actores não é comigo. acho que ele fez o filme sahara ou algo parecido.

esse livro do josé megre deve ser porreiro. qual foi o que ele não visitou? portugal?

é de um actor famoso, mas pra nomes de actores não é comigo. acho que ele fez o filme sahara ou algo parecido.

esse livro do josé megre deve ser porreiro. qual foi o que ele não visitou? portugal?

Ewan McGregor, tenho o livro ainda ainda não o consegui ler.

Também fez outra viagem antes dessa, da Escócia à Cidade do Cabo, que ligou Londres a Nova York atavessando a Ásia e julgo que também tem um livro sobre ela e um documentário em DVD.

Back