Backup de disco

Betokid

New member
Boas. Depois de ter apanhado um valente susto ( pensei que tinha perdido a informação toda de um disco rigido ) decidi comprar um disco externo para fazer um backup de toda a informação de dois discos que tenho no pc. A minha questão é: como se faz? que software usar? A ideia é fazer mais do que um backup, mas uma cópia ( ou imagem ) integral dos discos para, se houver problemas com algum deles, ser fácil recuperar todos os dados. Desde já obrigado.

Cumps.

<s>Então se é um disco externo, não é só arrastar os ficheiros???</s>

Pois podes sempre usar o nero para fazer um backup, em imagem de dvd, mas só com o essencial...

Os softwares que o corsa mencionou fazem o que pretendes. Mas isso não é um processo prático, pois demora muito tempo.

Podes usar, por exemplo, um software chamado "Cobian Backup" (é freeware).

Consoante as horas que o PC está ligado, podes ter backups agendados ou a pedido.

Seleccionas as pastas que queres fazer backup (Os meus documentos, os emails, etc...) e o software comprime e envia para o destino. (Disco, Tape, FTP, etc...)

É muito fixe e simples.

citação:Originalmente colocada por fililipe

Os softwares que o corsa mencionou fazem o que pretendes. Mas isso não é um processo prático, pois demora muito tempo.

Podes usar, por exemplo, um software chamado "Cobian Backup" (é freeware).

Consoante as horas que o PC está ligado, podes ter backups agendados ou a pedido.

Seleccionas as pastas que queres fazer backup (Os meus documentos, os emails, etc...) e o software comprime e envia para o destino. (Disco, Tape, FTP, etc...)

É muito fixe e simples.
O Acronis é quase "serviço expresso" pois é super rápido!

Acronis é quase "serviço expresso" pois é super rápido!

tenho o Acronis, sabes o que se tem que fazer para ele estar automaticamente ligado para que faça os back ups automaticamente? ou isso não é possível?

isto é, modificando um ficheiro no disco principal ele modificar o mesmo ficheiro no disco de backup?

Obrigado![;)]

tenho o Acronis, sabes o que se tem que fazer para ele estar automaticamente ligado para que faça os back ups automaticamente? ou isso não é possível?

isto é, modificando um ficheiro no disco principal ele modificar o mesmo ficheiro no disco de backup?

Obrigado![;)]

Isso não sei se é possível até porque não conheço esse software. Mas depois de fazeres um primeiro backup deve ser possivel agendar ou fazer backups só dos ficheiros que sofreram alterações.

Isso não sei se é possível até porque não conheço esse software. Mas depois de fazeres um primeiro backup deve ser possivel agendar ou fazer backups só dos ficheiros que sofreram alterações

[;)] obrigado!

Há uns tempos assaltaram a casa de um conhecido e levaram o portátil e o disco externo de backup. [:vm)]

Foi muito complicado.

Eu agora uso um sistema de Backup na Net para os meus dados. E recomendo ao pessoal que o use.

Este chama-se Mozy. Mas há muitos outros. http://mozy.com/

Backups foi coisa que nunca entendi muito bem como funcionam...
Tenho um disco externo onde guardo os ficheiros, e tenho ficheiros em 3 pc's.
Fazendo backups com esses programas, qual é a vantagem? Ocupa menos espaço??
Por exemplo, se eu tiver 200Gb de informação nos pc's, com esses programas, qual é o espaço que vai ocupar no disco externo??
Tenho que começar a pensar nisso, pois o disco externo é de 300Gb e está cheio...

Por por acaso queria era um que desse para ter por exemplo 5 opu 6 pastas seleeccionadas e quando fazia o backup, ele comparava quais os ficheiros que tiham sido alterados ou os novos e fazia apenas desse, sem estar a dizer que o ficheir X é igual ao Y e se quero gravar por cima.

Por por acaso queria era um que desse para ter por exemplo 5 opu 6 pastas seleeccionadas e quando fazia o backup, ele comparava quais os ficheiros que tiham sido alterados ou os novos e fazia apenas desse, sem estar a dizer que o ficheir X é igual ao Y e se quero gravar por cima.

o Acronis faz isso![;)]

Qualquer sistema de backup faz isso. Podes ter o backup incremental, ou o diferencial.

Isso é o que faz qualquer Briefcase do windows! [;)]
É o que eu uso para backups c/ DVDs e outros...

Back