Backup de disco

Só uma pequena chamada de atenção.

No post que coloquei, o backup de dados na net é para um volume entre o 1 a 6 Gb. Mais do que isso, começa a doer na carteira (2 usd por 1 Giga - há sistemas gratuítos e fórmulas para alargar o número de Gigas à borliú). E todos os meses.

Se querem ter backup dos vosso discos carregadinhos de música e imagens..., é ter outro disco. E deixar os vossos amigos copiarem-nos.

Porque fazer um backup para a net de 200GB é obra. [:D] [:cool:]

por acaso essa parte é que não percebi bem...qual é a diferença?:confused:
A diferença é subtil mas importante. O incremental faz backup das alterações desde o último backup. O diferencial faz de todas as alterações desde o ultimo "backup total".

Imagina que programas para fazer "backup total" ao domingo, e incremental a todos os outros dias da semana. Se tiveres de repor a situação (um conjunto de ficheiros que necessitam de ser coerentes entre si) por exemplo à quarta-feira, tens de restaurar primeiro o backup de domingo, depois pões por cima o de segunda, o de terça e o de quarta-feira.

Se o backup for diferencial, basta restaurares o backup de domingo, e pões por cima o backup de quarta-feira.

Se os dados a fazer backup são realmente importantes, nunca devem ser guardados perto do computador. Imaginem se houver um incêndio ou um roubo (claro que há cofres específicos para estas coisas...).

Já me aconteceu muitas vezes perguntar a users se têm backups, e eles triunfalmente abrem a gaveta da secretária. É aí que eu começo a esboçar um sorriso....

Alguém me explica? Como é que funcionam os backups, ocupam menos espaço que uma cópia integral dos ficheiros?

A diferença é subtil mas importante. O incremental faz backup das alterações desde o último backup. O diferencial faz de todas as alterações desde o ultimo "backup total".

Imagina que programas para fazer "backup total" ao domingo, e incremental a todos os outros dias da semana. Se tiveres de repor a situação (um conjunto de ficheiros que necessitam de ser coerentes entre si) por exemplo à quarta-feira, tens de restaurar primeiro o backup de domingo, depois pões por cima o de segunda, o de terça e o de quarta-feira.

Se o backup for diferencial, basta restaurares o backup de domingo, e pões por cima o backup de quarta-feira.

obrigado pela tua explicação![;)]

pensava que incremental era melhor, já que apenas subsittuia os ficheiros que foram alterados desde o último backup total...

obrigado pela tua explicação![;)]

pensava que incremental era melhor, já que apenas subsittuia os ficheiros que foram alterados desde o último backup total...
O incremental ocupa menos espaço que o diferencial. é como tudo na vida, há sempre vantagens e desvantagens. [;)]

Se os dados a fazer backup são realmente importantes, nunca devem ser guardados perto do computador. Imaginem se houver um incêndio ou um roubo (claro que há cofres específicos para estas coisas...).

Já me aconteceu muitas vezes perguntar a users se têm backups, e eles triunfalmente abrem a gaveta da secretária. É aí que eu começo a esboçar um sorriso....

Isso é o que dizem as boas práticas de segurança informática, mas às vezes há imponderaveis impossiveis de acontecer e por fim acontecem mesmo.

Muitas das empresas que estavam numa das torres gémeas do WTC tinham o sistema de backups na outra torre e vice versa para as empresas da segunda torre que tinham os backups na primeira...:sh)

Back