Bairro Solar EDP

pfad

New member
Recebi um e-mail da EDP a sugerir-me para ser um "vizinho de um bairro solar" perto de mim e começar a receber energia solar sem instalar painéis e usufruir até 35% de desconto na "eletricidade autoconsumida"...
Alguém já viu estes contratos e percebeu o esquema?

Do que conheço, o condomínio aluga o espaço no telhado à EDP para a colocação de painéis fotovoltaicos. Em troca o condomínio recebe um desconto de até 40% na factura da luz e os condóminos também mas em menor proporção.

Acho esses 35% muito suspeitos, ninguém dá nada a ninguém, então a EDP...

Encontrei alguns exemplos, são todos idênticos, deixo aqui este que explica que os vizinhos têm de ficar fidelizados durante 15 anos à EDP:

Estou a analisar uma proposta da EDP, solução Bairro Solar para um condomínio, como não conhecia a solução, fiz uma leitura dos vários contratos e retive algumas coisas, mas ressaltar também muitas dúvidas.

Neste caso, instalam 10kwp, com produção anual estimada em 14290kwh e o condómino consome 3500kwh/ano.

1. Fica a custo zero! investimento da EDP com obrigatoriedade do condomínio ceder todo o excedente por tempo indeterminado, um dos contratos.

2. Fazem também um contrato de gestão da UPAC, instalação e manutenção por 15anos com renovação anual automática após esse prazo. É aqui fiquei com dúvidas, mas entendo que o condomínio tem de pagar 0,087 por Kwh dos consumos efectuados através da UPAC. Ou seja, 3500x0,087€=304,5€/ano, 25,4€/mês. Anunciam uma redução na fatura entre 44 e 58€, que já só fica pela metade.

3. A EDP proporciona aos vizinhos da UPAC um desconto de 20% na fatura se aderirem à comunidade, e caso não tenham contrato com eles têm de passar a ter. Isto parece apenas para fidelizar clientes nas vizinhanças.

Já alguém analisou esta solução e pode ajudar a perceber os prós e os contras?

Da minha experiência, mais vale o condomínio fazer a sua própria instalação e vender o excedente, tem um retorno 2x mais rápido que se o fizer pela EDP.

Last edited:
o português é muito rápido a fazer contas de sumir [:d]

[:d][:d][:d][:d]

para não ficar perdido noutro tópico deixo aqui a comparação de duas facturas da electricidade com 1 ano de diferença após a instalação de painéis fotovoltaicos:

b2457ec3370a824f5d6bef1b683b28e5.jpg

50ae2e3392b704ed9a82896c1881b839.jpg

Back