Sim, principalmente se a baixa for por acidente. É completamente proibido ter acidentes nos 6 meses após qualquer baixa médica. Doenças também são proibidas neste período.Boa tarde,
Alguém me pode confirmar se após uma baixa médica (prolongada), e depois de voltar ao trabalho novamente, só se pode pôr nova baixa após 6 meses?
Obrigada.
Boa tarde,
Alguém me pode confirmar se após uma baixa médica (prolongada), e depois de voltar ao trabalho novamente, só se pode pôr nova baixa após 6 meses?
Obrigada.
Ter os descontos para a Segurança Social em dia até ao fim do 3.º mês imediatamenteanterior àquele em que teve início a incapacidade
Qual é o prazo de garantia?Para ter direito ao subsídio de doença, no dia em que deixa de trabalhar por doença, tem deter trabalhado e descontado durante seis meses (seguidos ou não) para a SegurançaSocial ou outro sistema de proteção social que assegure um subsídio em caso de doença.Para completar este prazo de 6 meses é contado, se for necessário, o mês em que inicia abaixa desde que tenha trabalhado e descontado pelo menos um dia nesse mesmo mês.
Se o beneficiário tiver seis meses seguidos sem descontos ou se tiver esgotado o períodomáximo de concessão do subsídio de doença, é necessário que cumpra novo prazo degarantia (descontar novamente durante 6 meses, seguidos ou não) para voltar a ter direito aosubsídio de doença.• O novo prazo de garantia começa a contar a partir da data em que ocorra um novo desconto.
A questão é que a minha mãe está de baixa desde Julho 2015 devido a uma operação. A recuperação não tem corrido a 100% mas ela está cheia de vontade de voltar a trabalhar, embora ainda não saiba se a médica lhe vai já dar alta ou não.
E eu ainda disse que se a médica concoradr e ela quiser voltar ao trabalho tudo bem, mas se não se sentir bem e capaz que volte para a baixa. E fo aí que me disseram isso, que se ela voltar agora da baixa, só depois ao fim de 6 meses pode pôr mais tempo![]()