Bancos dinamarqueses despedem Moody's

PSerra

New member
Bancos dinamarqueses despedem Moody's

Os maiores bancos dinamarqueses estão a renunciar aos serviços da Moody's depois de alguns dos principais investidores do país considerarem que as avaliações das agências de 'rating' têm um "valor limitado", noticia hoje a Bloomberg.
O Nykredit A/S, o maior banco de crédito hipotecário e o maior emissor europeu de obrigações cobertas por crédito à habitação, rescindiu o seu contrato com a Moody's a 13 de abril, argumentando que as suas opiniões são "voláteis".
A unidade de crédito do Danske Bank A/S, a Realkredit Danmark A/S, segunda maior instituição de crédito à habitação dinamarquesa, abandonou a Moody's em junho, e o Jyske Bank A/S, segundo maior banco da Dinamarca, também quer pôr um ponto final nas suas relações com a agência de notação financeira norte-americana, de acordo com o diretor do departamento do Tesouro, Steen Nygaard.

@ Agência Lusa

Será que estão a começar a abrir os olhos e é o principio do fim destas sanguessugas?

Last edited:
Devem ir procurar quem tenha umas opiniões menos "voláteis" .

esse menos "voláteis", apesar do que os dinamarqueses dizem, para mim traduz se simplesmente em "não concordam connosco".
Sabemos que as agências americanas participaram em muita coisa mas ao mesmo tempo têm sido um bom bode expiatório para lideres europeus sem talento. É que no que toca aos países europeus elas não têm errado muito.

O grande problema é esse mesmo, são americanas e ainda deve estar para nascer uma que seja isenta (ou menos "volátil").
E na minha opinião, funcionam um pouco como as agências de inteligência americanas (se na realidade não as substituem... mas isso é outro "filme")

Last edited:
as agências de rating americanas defendem os interesses de quem põe lá dinheiro e dos americanos, já ouvi dizer que querem fazer uma agência de rating europeia mas isto não vai resolver nada pois é claro que os interesses europeus vão ser defendidos

E agora vão pedir opinião a quem? a quem concordar com eles? este assunto é bem mais delicado.

Acho que é melhor não pedir opinião a ninguém, do que pedir a Moddys e companhia.

Agências de rating que 2 e 3 dias antes da Eron e Lehman Brothers estarem completamente falidas, avaliavam-nas como sendo Triple A... isto é cá de uma credibilidade que até dá vontade de nos benzermos.

:sh)

Last edited:
Acho que é melhor não pedir opinião a ninguém, do que pedir a Moddys e companhia.

Agências de rating que 2 e 3 dias antes da Eron e Lehman Brothers estarem completamente falidas, avaliavam-nas como sendo Triple A... isto é cá de uma credibilidade que dá mas é vontade de nos benzermos.

True Story [:D]

as agências de rating americanas defendem os interesses de quem põe lá dinheiro e dos americanos, já ouvi dizer que querem fazer uma agência de rating europeia mas isto não vai resolver nada pois é claro que os interesses europeus vão ser defendidos

Parece-me que pelo menos com a agência europeia, mesmo tendicalmente para o "lado Europeu", equilibrava a balança.

Entre as duas avaliações, sendo distintas, estaria a "real avaliação".

exactamente, o que vai acontecer com uma agência europeia é que vão dar boas notas a países que não as merecem, sim nós.
Muita malta gosta de se agarrar ao argumento da especulação, como se os países com maus ratings tenham sido uns injustiçados. Afinal somos uns pais com finanças saudaveis mas coitados fomos injustiçados.

exactamente, o que vai acontecer com uma agência europeia é que vão dar boas notas a países que não as merecem, sim nós.
Muita malta gosta de se agarrar ao argumento da especulação, como se os países com maus ratings tenham sido uns injustiçados. Afinal somos uns pais com finanças saudaveis mas coitados fomos injustiçados.

Claro que não estou a defender o nosso país neste caso (e se calhar até se tinha resolvido a situação sem chegar ao extremo que se chegou), mas lá que tivemos um grande empurrão para defender outros interesses, não se pode negar.

Agências de rating que 2 e 3 dias antes da Eron e Lehman Brothers estarem completamente falidas, avaliavam-nas como sendo Triple A... isto é cá de uma credibilidade que dá mas é vontade de nos benzermos.

Nem é 1 dia antes de estarem completamente falidas, é 1 dia antes de irem mesmo ao charco! Porque completamente falidas já estariam há muito mais tempo.

Nem é 1 dia antes de estarem completamente falidas, é 1 dia antes de irem mesmo ao charco! Porque completamente falidas já estariam há muito mais tempo.

Eu digo falidas no sentido prático, do tipo rebentou a bolha! Era ver os ex-funcionários a saírem pelas portas da frente com tudo o que podiam carregar (computadores, impressoras, televisões).

Claro que não estou a defender o nosso país neste caso (e se calhar até se tinha resolvido a situação sem chegar ao extremo que se chegou), mas lá que tivemos um grande empurrão para defender outros interesses, não se pode negar.

claro que sim, mas nunca se pensa que muitas vezes graças a um rating que não devíamos ter, vendemos divida a um preço caro para o produto ranhoso que vendemos. Ou seja, só nos preocupamos com os interesses "secretos" quando não é para nos ajudar.

Nunca poderá ser assim porque senão perdem a credibilidade e é isso que é importante nas agências. Se não estou em erro, sempre houve uma canadiana mais simpática nas avaliações mas como a malta sabia, davam o desconto.

Eu não percebo é como é que ainda se dá valor ao que as agências de rating dizem, ate parece que se esquecem que o principal causador desta crise financeira foram precisamente essas agências que classificavam bem, investimentos muito maus de modo a que se vendessem produtos maus a preço de produtos bons, devido ás classificações que essas agências atribuíam.

FAHO rating! Mais isento que isto não pode haver e basta umas sondagens para iluminar o mundo económico.

Eu não percebo é como é que ainda se dá valor ao que as agências de rating dizem, ate parece que se esquecem que o principal causador desta crise financeira foram precisamente essas agências que classificavam bem, investimentos muito maus de modo a que se vendessem produtos maus a preço de produtos bons, devido ás classificações que essas agências atribuíam.

Rating-Agencies-Junk-cartoon.gif

Parece-me que pelo menos com a agência europeia, mesmo tendicalmente para o "lado Europeu", equilibrava a balança.

Entre as duas avaliações, sendo distintas, estaria a "real avaliação".

duvido, um lad dizia que o rating está errado, o outro diz que está adequado e ficamos assim

O que devia ser feito não era criar uma agência de rating europeia para nos fazer favores a todos mas sim criar uma entidade europeia que avaliasse o desempenho e a credibilidade das varias agências de rating.
Assim essas agências também elas seria avaliadas e teriam uma nota relativa á sua credibilidade.

Uma agência de rating deve ou devia ter bases, estudos e dados credíveis para fazer uma avaliação e emitir juízos sobre algo que esteja sobre avaliação.
O que acontece actualmente é que qualquer palerma que trabalhe numa essas agencia escreve o que bem entender sobre o quer que seja sem que tenha de responder por isso.

Num sistema destes, era lógico que uma agência que desse uma nota "AAA" a um investimento falido veria o seu próprio rating negativamente afectado.

Alem disso existem muitas agências de rating sem serem americanas e sem serem essas 3.

Back