Barulho 1.5 DCI

SS1128

New member
Boas,

Adquiri recentemente um Clio Storia 1.5DCi de 2009 e entretanto reparei que o mesmo gosta de fazer música.
Passo a explicar, sempre que o carro está quente e ao relantin faz um barulho ritmado (video em baixo) que desaparece com o mínimo toque no acelerador...
O barulho não tem um padrão, isto é, pode estar 10min ao relatin e não aparecer, como estar 5 min e fazer a cada 15/20 segs..
Aparentemente o barulho não afeta o funcionamento do motor, quando o dito barulho ocorre não existe qualquer variação nas rotações do motor.

O carro puxa bem (para 65cv), gasta pouco, não bebe óleo/água e não faz qualquer tipo de fumo..simplesmente faz esse dito barulho ritmado
ao relantin..

Para ajudar a perceber um pouco o barulho gravei dois videos, um sem o barulho e outro com ele..

Sem barulho:
https://www.youtube.com/watch?v=LhzbO75lkJY
Com barulho:
https://www.youtube.com/watch?v=iaZC4HofZWQ

Como nunca tive nenhum carro a diesel não sei se é um barulho normal ou não..

Entretanto encontrei um video que retrata a minha situação (o barulho é igual, ainda que pareça mais carregado) e nos comentários dizem que é algo normal
e relacionado com a bomba injetora da Delphi (já confirmei e este é da Delphi).

O video: https://www.youtube.com/watch?v=MmJo-BE_oSg

Quando comprei o carro fazia parte do negócio a troca do óleo e filtros, mas eu recusei, já sei como é aquele mecânico..é daqueles fans do 10W40 rasca para qualquer
carro...como tal quem fez a manutenção fui eu, levou um Elf Evolution 900 SXR 5W40 e todos os filtros (exceto o de gasóleo).

Após essa revisão, o barulho manteve-se com o mesmo padrão.

Opiniões?

O meu Nissan note faz igual desde novo!
O motor é o 1.5 dci 86 cv.
Espera mais uns km que vão aparecer uns barulhos extra.[:D]

Ah, segundo o mecânico da nissan o carro não ia avaliar antes da garantia acabar, por isso aguenta 100000km desde que começa a fazer o barulho!
Segundo ele isso são os injetores a picar ( não faço ideia o que isso significa).
O que é certo é que o motor não avariou (ainda), mas também o carro está encostado na garagem e faz apenas 5000km por não.

Obrigado pela reposta :)

Cheguei a pensar algo pior (as ditas capas de biela), mas assim sendo não é critico.
Vou usar um aditivo para limpar os injectores a ver se resolve.
Obrigado.

Last edited:
Pelo que consigo perceber o barulho tem origem no cilindro 1 (contando a partir da distribuição).
Amanha já vou falar com o stand para a resolução disto.

Last edited:
Boas, quantos kms fizeste após o início do barulho?
Realmente pode ser dum injetor...
Tiras a tampa de plástico e desligas um injetor de cada vez a ver se esse barulho desaparece. De cada vez que desligares a ficha elétrica de um injetor o barulho do motor vai ficar diferente porque fica a trabalhar em três cilindros mas deve dar para ver se será de um injector e de qual.
Agora também te digo, esse tipo de barulho parece é de capas mesmo mas se já fizeste uns bons kms e o carro ainda anda isso está fora de questão.

É os injectores. Agora qual deles é que não adivinho pelo video [:D]

Isso foi confirmado pelo mecânico da Nissan, pois o barulho é exactamente igual ao do meu carro.
Tenho emails que enviei para a Nissan Ibéria a relatar o problema ( e resposta por parte do concessionário) e a resposta foi descartarem-se do problema.
Por isso é o funcionamento normal do motor.

Repara naqueles tubos semitransparentes e vê lá se não tens ar misturado com o gasóleo.

Tive um motor desses mas de 2001 e o barulho acentuava-se quando tinha ar nos tubos.

A razão desse ar aparecer é que nunca descobri...

Boas,
Desde que reparei no barulho já fez uns 800Km e para além disso tudo impéc.
O barulho não se agravou nem aumentou de frequência...será que é mesmo feitio?

Pensei em comprar um daqueles aditivos STP ou lá o que é para a limpeza dos injetores, será que vale a pena?
Não me surpreende estas coisitas porque o carro só tem 57000km..passou os últimos 3 anos quase parado (fez 5000km)..já contava com estas tretas.

Já lhe troquei os filtros todos exceto o do gasóleo (não vi na Texóleo..), mas assim que puder troco..por descargo de consciência.

De resto está fixe, gasta pouco e não faz fumo nenhum (também não lhe carro muito no acelerador xD)

Edit: Tenho ideia de ter visto essas bolhinhas...mas quando a minha namorada chegar vou ver se estão lá.

Boas,
Estive a ver e só me aparecem bolhinhas quando se acelera, mas aí o motor não faz barulho fora do normal [8b]

Isso faz-me lembrar quando estava a tirar a carta, também era um Clio, mas o carro fazia mesmo muito barulho, que até assustava as pessoas que estavam por perto, mas o instrutor continua a dizer para continuar a conduzir, e a telefonar para o mecânico para concertar o carro.[:D] No dia seguinte já não tinha esse barulho, mas não faço a mínima do que era. Pelo que percebi era qualquer coisa que não estava bem aparafusada:confused:

Agradeço as respostas.
O carro já fez 1200km o a frequência do barulho diminuiu significativamente..tenho feito AE a uns ritmos mais elevados (120/130km/h) e ele parece ter gostado.
A nível de consumo de gasóleo..a primeira média ficou em 4,5l/100km..esta segunda deve ficar um bocado mais abaixo, porque já não metemos as mudanças fora de tempo [:D]

Agora só tenho uma questão para resolver (que já tinha reparado no test drive) que é a direcção.
Nunca tinha conduzido um Clio 2 com a direcção eléctrica, mas parece-me francamente pesada e vaga..em particular no primeiro quarto de volta do volante para qualquer um dos lados.
Para além disso faz um barulho tipo "tonk" se mexer o volante para a direita um pouco e largar...seja o que for já ficou marcado para a semana a ida ao mecânico do stand para resolver.

Tirando esse pormenor está 5*.

Back