Barulho acima dos 120

tiagofranca

New member
Boas, a minha Megane 3 do nada começou a fazer um "rrrrrrr" (parece que vai em cima daquelas ondinhas da linha branca das autoestradas) em andamento, mas só quando vai acima dos 120km/h. Ia eu na autoestrada e começou do nada, reduzi a velocidade e abaixo dos 120 deixa de fazer. No entanto, o barulho não é constante, faz durante uns metros, cala-se durante outros metros, volta novamente e vai sempre assim. Ligando o cruise Control a 116 não faz nada, aos 118 faz muito longe a longe, a partir dos 120 adiante, vai a fazer conforme descrevi acima.
Alguém tem ideia do que possa ser? Além deste barulho irritante, não sinto absolutamente mais nada na carrinha!!

Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

O ruído "rrrrrrr" que você está ouvindo no seu Renault Megane 3 a velocidades acima de 120 km/h pode ser causado por diversos fatores. Vamos explorar as possíveis causas e os métodos de diagnóstico para cada uma:
1. Descalibração ou Problemas nos Pneus

2. Problemas nos Rolamentos

3. Problemas na Suspensão

4. Desgaste nos Componentes de Transmissão

5. Pneus Mal Montados

6. Problemas no Sistema de Escape

7. Ruído Aerodinâmico

8. Problemas nos travões

Em princípio, repito, EM PRINCÍPIO, pneus e travagem não será visto que levou 4 pneus novos (Continental Ultra Contact) e discos e pastilhas (tudo ATE) nas 4 rodas há quase 4 meses e só agora começou a fazer barulho.
Vou analisar/pedir para analisar os restantes componentes que falou. Obrigado pelas dicas! 👍🏼

Levantei as rodas da carrinha e não me apercebi de nenhum barulho estranho ao rodar as mesmas, no entanto já marquei na oficina mais para o final do mês para me verem o que é, quando tiver novidades comunico! 👍🏼

Tens noção de onde vem o barulho? Caso seja à frente por exemplo podes trocar os pneus da frente para trás.

Caso o barulho altere de sítio podes atribuir às rodas.

Parece ser um barulho derivado do aumento de velocidade, o que me leva a pensar se não será algum plástico ou painel com folga / solto que, com a força do vento, faça esse aumentar do ruído. Verifica se as cavas das rodas estão bem fixas, por ex.

Hoje aproveitei que andei sozinho na carrinha e fui de propósito até à autoestrada e reparei que afinal quando ela faz barulho vibra ligeiramente, não é a direção a vibrar que até se costuma sentir no volante, é mesmo pela carrinha toda. E só acontece quando vai em aceleração, por exemplo, enquanto fui até aos 140 a acelerar ela vibrava e fazia o tal "rrrrr" mas bastava tirar o pé do acelerador e parava de fazer, carregava novamente e começava...

Voltar
Superior