Barulho embraiagem

Lameira

New member
Boas

Recentemente adquiri um peugeot 208 1.2 82cv do ano 2016 a gasolina com 50mil Km e cada vez que piso o pedal da embraiagem ao soltar faz um estalar leve tipo metálico vindo do motor, se a soltar lentamente já não faz.
È normal já nestes carros, é um problema minimo, algo que possa revelar problemas maiores daqui a pouco tempo. Agradecia imenso se alguém pudesse dar uma opinião mais entendia já que eu pouco percebo. Obrigado.

Penso que esse modelo não usa bimassa. Peço desculpa se me engano...
Mas o barulho é com o motor a trabalhar ou desligado?
É que se for desligado pode ser o conjunto mola/plástico que está encaixada a meio da haste do pedal ... já tive que por uma. 14€ original. Aquilo ganhou folga no guia de plástico interior. Acabou por saltar fora.

Mola_pedal_embraiagem_Peugeot.jpg

Se o barulho for com o carro a trabalhar ao ralentin e continuo tipo chocalho metálico, a meu ver, poderá ser o característico barulho da caixa de velocidades a trabalhar. O meu também faz.
Aliás todos os meus carros que tenho e tive faziam. Uns mais alto que outros. Mas só se ouve em sítios fechados. Em andamento não se ouve.
Uns dizem que é o rolamento do veio primário gripado?!!!, outros há que afirmam ser a normal folga dos carretos a trabalhar...
De qualquer maneira ver nível ou melhor substituir o fluido da caixa (2 Litros +-)...umas vezes melhora,outras...nem por isso.
Pessoalmente já não ligo a isso.
É a minha opinião, vale o que vale...

Última edição:
Antes de mais obrigado por tentarem ajudar. É o seguinte o barulho é pequeno e é apenas com o carro ligado que apenas se ouve em sitio silencioso. Ao soltar o pedal da embraiagem a meio caminho da volta é um estalar bem rapido. Nao me incomoda rigorasamente em nada mas aquilo nao parece normal é o receio é que seja sinal para algo grave.

E se largar devagar já não faz...pode ser a tal mola.
É tirá-la... (é fácil...é de encaixe) e ver se o problema persiste.O pedal funciona na mesma com a força hidráulica do cilindro mestre.
Mas no que respeita a barulhos, como deve calcular, só se pode dar suposições.
Até mesmo com o carro há frente nem sempre é fácil...
Pode ser que alguém aqui tenha outro ponto de vista...
Ver aqui como tirar/encaixar a mola...
https://www.youtube.com/watch?v=dfp0BReRK-Y&t=183s

Mas supostamente a ser apenas da mola nao faria o barulho também com o carro desligado? E o barulho vem do motor. O ideal seria alguém com um carro igual dar um feedback se ler este post.

Voltar
Superior