Barulho estranho no carro

DanielaL

New member
Boa noite

Tenho um Renault Clio 3, nunca me tinha dado qualquer problema.
A semana fui trabalhar e estava tudo bem, quando sai para almoçar o carro não pegava, nunca me tinha acontecido tal coisa. Pensamos que fosse problema da bateria sendo que esta já tem quase 4 anos e meio mas ao dar à chave não parecia ser apenas da bateria. O meu pai chamou um electricista e ele disse-me que o carro tinha uns erros de electrónica e que os tinha tirado e aparentemente já estava tudo bem, mesmo assim o electricista aconselhou o meu pai a meter um aditivo para limpar os injectores uma vez que um dos erros que ele detectou tinha a ver com a bomba do combustível.
Passados cerca de 2 dias ia pegar no carro para sair e ele não pegava de novo, no dia seguinte o meu pai foi meter-lhe uma bateria nova, e nesse mesmo dia à noite voltei a pegar no carro para ir jantar com amigos, à saída do restaurante o carro não pegava novamente. Tentamos leva-lo para casa com ajuda. O carro fazia um barulho esquisito mesmo desligado, e na manhã seguinte ainda o fazia, o barulho era este:

https://www.youtube.com/watch?v=5CSl4D4kVTc

O meu pai trocou o cabo da bateria de um lado para o outro e o carro voltou a pegar e já fazia o mesmo barulho após desligar o carro mas parava passados uns segundos. Nesse dia fui sair e estava tudo bem. No dia seguinte também.
Hoje a minha mãe avisou-me que o carro estava a fazer de novo o tal barulho, eu fui ver e o carro não pegava de novo. Não consigo perceber o quer passa.

Alguém me pode ajudar?

Última edição:
Hoje estive ao pé de um 1.5dCi no meu mecânico e curiosamente também estranhei esse barulho mas o carro pegava e andava normalmente, portanto penso que não seja a causa do teu problema.

Isso é estranho, assim já ponho em dúvida se realmente esse barulhinho terá alguma coisa a ver com o facto do carro não pegar. Vou ver se o electricista desta vez me diz qual o problema, caso contrário levo-o mesmo a própria marca para eles resolverem o problema.

Pode ser uma ideia minha, mas será que enquanto esse barulho ativa não deixa a bomba bombear o gasoleo para os injetores?

Tipo um corte ou algo assim, digo eu não sei....

Já pensei nessa hipótese também... O estranho é que quando o meu pai muda troca o cabo da bateria de um bordo para o outro, o carro volta a pegar e o barulho só fica ativo durante uns segundos, tal como fazia antes... Mas passados 1 ou 2 dias volta a deixar de pegar

Não sei como se chamam. Basicamente trocou o cabo q se liga a bateria de um lado para o outro.

Isto no mínimo é estranho. Pela descrição parece que está a querer torrar o resto do carro...

O zumbido parece a bomba de combustível a criar pressão, mas parece que nunca a atinge, daí nunca parar de trabalhar. A primeira coisa que eu tentaria ver era se o combustível está de facto a chegar ou se não há entrada de ar nas tubagens. Um filtro de gasóleo entupido (se o tem) pode agravar os sintomas.

Bem o carro vai de mal a pior... Esteve hoje de novo no electricista, ele detectou um erro, que supostamente resolveu, ele disse para ir dar uma volta com o carro e assim, pelo que o meu pai disse ele falou de eventualmente ter que ser corrigida qualquer coisa como "Sum" não sei como se escreve... mas penso ter qualquer coisa a ver com a parte electrónica, a própria programação em si... Não sei se é o mesmo que o BSI mas o meu pai também me falou nisso... O electricista disse-lhe que se o carro voltasse a falhar para leva-lo à marca para eles corrigirem esse tal erro, que podia recorrer a alguém que percebesse muito disso, mas que se ele se enganasse em alguma coisa, seria para gastar depois um bom dinheiro e que indo à marca é mais confiavel... No entanto fui dar uma volta com o carro e notei que o motor aquece muito rápidamente, basta ligar o carro durante 3-5 minutos, mesmo parado já começa a aquecer... andei cerca de 500 metros e já estava quase no 1º traço no painel... :( Não sei mais o que fazer, só tenho mesmo a solução de o levar à Renault.

Isto no mínimo é estranho. Pela descrição parece que está a querer torrar o resto do carro...

O zumbido parece a bomba de combustível a criar pressão, mas parece que nunca a atinge, daí nunca parar de trabalhar. A primeira coisa que eu tentaria ver era se o combustível está de facto a chegar ou se não há entrada de ar nas tubagens. Um filtro de gasóleo entupido (se o tem) pode agravar os sintomas.

Um defeito na bomba de combustível pode fazer o carro aquecer muito rapidamente?

quanto mais rápido aquecer, melhor... enquanto está frio gasta mais

pela descrição não consigo perceber bem o que se passa, mas uma coisa é certa: o eletrecista também não..

mesmo desligado o carro pode estar a fazer girar a ventoinha do radiador ou do habitáculo.. Se porventura os rolamentos de uma dessas ventoinhas estiverem gastos, pode dar barulho.. nunca vi isso acontecer, mas quem sabe?

quanto mais rápido aquecer, melhor... enquanto está frio gasta mais

pela descrição não consigo perceber bem o que se passa, mas uma coisa é certa: o eletrecista também não..

mesmo desligado o carro pode estar a fazer girar a ventoinha do radiador ou do habitáculo.. Se porventura os rolamentos de uma dessas ventoinhas estiverem gastos, pode dar barulho.. nunca vi isso acontecer, mas quem sabe?

Há quem aponte a BSI como o possível problema. Outros dizem o barulho poderá derivar se alguma coisa q fica ligada e me desgaste a bateria. Em princípio vou levar o carro amanhã a Renault

Voltar
Superior