Barulho Pneus/Direcção

VPLegion

New member
Boas pessoal!

Faz hoje quase 1 mês que fui trocar os meus pneus de traz para a frente e da frente para traz. Como não tinha grande coisa que fazer fiquei pela oficina a ver o pessoal fazer o trabalho..

Tudo corria bem quando no ultimo pneu, o mecânico ficou por volta de meia hora à volta dele, disse me que não estava a conseguir calibrar o peso e a máquina pedia um peso absurdo.. Acabou por dizer que o pneu tinha um defeito que não era grave e que dava para andar na boa.. A unica coisa que me disse foi que a velocidades elevadas (para cima de 140 km/h) poderia sentir a direcção a tremer..

Bem.. Saí da oficina e tudo impecável, mas há uns dias deparei me com uma coisa um bocado estranha.. Sempre que faço uma curva apertada seja para que lado for sinto a direção a fazer um barulho estranho, como se tivesse alguma coisa agarrada ao pneu e a estivesse a pisar.. Como se a roda nao fosse perfeita e tivesse uma pequena lomba... (não consigo explicar o barulho muito bem..)

Será que me devo preocupar? Estava a pensar passar pela oficina e perguntar se estava tudo ok.. Será que é do pneu defeitoso?

Obrigado!

Cumprimentos!

Podes ter uma jante empenada... um pneu rebentado internamente...

Mas o erro maior é colocar à frente os pneus traseiros que já estão deformados! Atrás não sentes a deformação... mas quando os passas para a frente tudo é amplificado e acontece o que te aconteceu...

Volta lá para verificarem empenos nas jantes e, já agora, confirmar as equilibragens. Se teve que levar pesos a mais... talvez seja boa ideia rodar esse pneu na jante uns 180º ou, se ele ainda tiver as marcas, alinhar ou desfasar as marcas com a válvula de enchimento (eles deverão saber o significado das marcas...). E claro... voltar a pôr os pneus nos eixos em que estavam antes.

Outra alternativa será esquecer isso, ir a uma boa casa de pneus e contar a história.

Podes ter uma jante empenada... um pneu rebentado internamente...

O gajo fez isso pelo menos umas 15 vezes, tirava o pneu da jante, rodava-o e calibrava-o.. A máquina acho que pedia 2 kilos de compensação......[8b]

Depois disso ainda tirou e verificou a jante e disse que tava impecável e que o problema era mesmo do pneu.. Disse me que ia tentar meter o melhor possivel e que nao havia stress para velocidades não muito excessivas...

Eu comprei este carro e ele ja tinha 19 mil kms e decidi trocar para quando estourar os da frente meter 4 novos.. Como os percursos que faço são maioritariamente citadinos e os da frente não estavam assim tão gastos, decidi trocar.. A casa de pneus que eu fui é de super confiança e umas de mais nome no Porto, põe pneus em todos os carros da minha familia e se eles acharam uma boa decisão eu não tenho mais é que concordar [:D]

Curtia era saber de onde provem o problema..

Acho que o melhor é mesmo passar lá, não me devem levar nada e sempre fico com uma opinião de um profissional!

Cumprimentos!

Não te devem levar nada por isso.

Há muitos muitos! anos tive problemas similares, sempre na mesma casa (Pneuvita no Cacém) e puseram até os pneus a rolar na máquina externa, com os pneus montados no carro (coisa muito rara que eles só utilizam para motas e competição, onde os pneus rodam a muito mais alta velocidade e dá para perceber se a vibração vem da 1ª ou 2ª harmónica).

Portanto tudo se faz quando se sabe o que se está a fazer.

2 kg é impossível... mais de 100 gramas e é de procurar o problema!

Sendo mesmo impossível... é sempre possível cortar esse pneu de um lado ao outro para que mais ninguém o compre como semi-novo. ;)

Última edição:
Não sei ao certo quanto era, mas ele disse que era um absurdo.. O gajo disse me que dava para andar e que não tinha stress nenhum.. E até agora não se passou nada de estranho a não ser esse pequeno barulho na direcção quando viro..

Vamos lá ver oq os gajos me dizem mas a não ser que comprometa a segurança do carro vai andar assim! [;)]

pode ser coincidência uma daquelas coisas que raramente acontece mas acontece :sh)

Por acaso acontece com mais frequencia do que parece.
Já me aconteceu depois de ir alinhar a direcção e calibrar as rodas partir uma mola de suspensão ao sair da oficina!
E não foi feito nada de mal durante a operação.
A direcção foi para alinhar depois da minha irmã ter passado a 50km/h numa vala das obras e a mola partiu porque o carro foi levantado ( descomprimiu a mola.

Por acaso acontece com mais frequencia do que parece.
Já me aconteceu depois de ir alinhar a direcção e calibrar as rodas partir uma mola de suspensão ao sair da oficina!
E não foi feito nada de mal durante a operação..

Creio que não tem nada a ver com isso.. Uma mola partida ia ser diferente. Andei com o carro bastante tempo e sempre se notou o ligeiro barulho e sensação no volante mas de resto tudo impecável. Na minha sincera opinião acho que é do pneu defeituoso mas nada como passar na garagem e perguntar.. [;)]

Não é tão descabido assim...

Não se esqueçam que ao levantar o carro, a suspensão distende e se repararem, quando baixam os carros as rodas sofrem uma pressão lateral, uma vez que a suspensão ao comprimir tem tendência a empurrar as rodas para fora...

Um dos carros cá de casa, uma vez foi mudar de pneus e passado 2/3 dias andava a fazer barulhos de direcção/suspensão... foi-se a ver, e tinha um casquilho deformado, provocando o barulho. A conclusão foi que ao se levantar o carro para trocar os pneus, o casquilho sofreu um movimento maior, saindo da sua "cama", originando então o barulho... [;)]

Duas asneiras, trocar os pneus de trás para a frente e deixar um pneu defeituoso instalado.

Nunca percebi muito bem isso, o pneu não é defeituoso ao ponto de comprometer alguma coisa na condução. Eles são profissionais de pneus que andam à anos nisto.. Se fosse uma coisa estúpida eles não o fariam pois se tivesse problemas eles é que teriam de me ouvir...

Quanto à suspensão ter sofrido alguma coisa com o levantamento do carro também pode ser isso, mas ainda nao tive oportunidade de passar por lá para esclarecer isso! :(

Podes explicar, sff?

Pelo que percebi e dou-lhe razão, é que geralmente as pessoas têm o habito de só trocar um par de pneus de cada vez, por isso não compensa trocar a posição das rodas antes de trocar os pneus. Quando os da frente se gastarem, metem se os de trás para a frente(invertendo a posição), e os novos pra trás.
Todos estamos de acordo que os da frente se gastam mais depressa...

Se ele vai trocar logo os 4 pneus, sim vale a pena ao fim de x kilometros trocar os pneus, e inverter a posição dos mesmo (os da direita pra esquerda, esq. pra dir)

Se fosse uma coisa estúpida eles não o fariam pois se tivesse problemas eles é que teriam de me ouvir...
(

Estás a admitir que estarias ainda em condições de ser ouvido... [;)]

Mesmo que a situação não seja assim tão grave, tens as tais vibrações em torno dos 140. Tu é que sabes se consegues conviver com essa situação.

Eu não conseguiria. Nem teria confiança nesse pneu noutras velocidades bem mais altas e em situações onde deposito a minha vida na confiança que tenho na suspensão e pneus do carro.

Mas cada um sabe de si e só Deus sabe de todos.

Voltar
Superior