Barulho tipo "bater de válvulas"

prteixeira

New member
Boas

Na semana passada finalmente troquei as válvulas de cam do meu carro. Os sintomas que me levaram a fazer o serviço foi o barulho continuo tipo "tek tek tek". Contudo, em certas alturas ouvia dois barulhos diferentes. Um deles era continuo e o outro alternado.
Após a troca das touches, o barulho não desapareceu por completo e passou a ser esporádico. O continuo desapareceu, e o alternado ficou lá!

Para já as minhas suspeitas são:
Canal entupido, o que leva a que as touches não carreguem devidamente.
Problemas de injecto, visto que o ralenti altera por vezes (em relação aos injectores o eblase prontificou-se em dar umas dicas)
Biela com inícios de fadiga ou fraco aperto (são novas 30k)

Estou aberto a sugestões
Assim que possível coloco um video com o som

Boas

Na semana passada finalmente troquei as válvulas de cam do meu carro. Os sintomas que me levaram a fazer o serviço foi o barulho continuo tipo "tek tek tek". Contudo, em certas alturas ouvia dois barulhos diferentes. Um deles era continuo e o outro alternado.
Após a troca das touches, o barulho não desapareceu por completo e passou a ser esporádico. O continuo desapareceu, e o alternado ficou lá!

Para já as minhas suspeitas são:
Canal entupido, o que leva a que as touches não carreguem devidamente.
Problemas de injecto, visto que o ralenti altera por vezes (em relação aos injectores o eblase prontificou-se em dar umas dicas)
Biela com inícios de fadiga ou fraco aperto (são novas 30k)

Estou aberto a sugestões
Assim que possível coloco um video com o som

Boas
qual a maca do teu carro e quantos kilometros tem....esta informação ajuda na dica...... mas eu preferia consultar uma oficina...

O carro é um megane 2.0 dci de 2006 com cerca de 140k

Já fui a muitas oficinas e até agora nada em concreto excepto o barulho das touches.

Neste video nota-se o barulho a começar a aparecer e assim que acelero o barulho intensifica-se até que desaparece novamente e fica com trabalhar "normal"

será que isso quando foi trocado as valvulas, ficou tudo bem afinado ao montar, realmente nota-se que trabalhar não está 100% certinho, um a vez que isso é uma megane 2 ela teem sensor de erro se as valvulas começarem a trabalhar mal, alias até aperece no quadrante o aviso, nas oficinas fizeram algum diagnostico a ver se ocorria erros...

o problema dessa treta é quando se mexe dificilmente fica igual quando se volta a montar...

Boas
A minha opinião é desmontagem total do motor e examinar todos os componentes por um técnico com experiência ...

touromelga
Tenho que ver se o meto novamente na clip, para ver se há algum erro. Claro que não posso garantir nada. Até pode haver defeitos de material o que duvido. De certa forma, também apostei no material. O tensor era OEM, comprado na renault e as touches eram da marca INA.

Veterano
Este motor já foi completamente aberto e rectificado à cerca de 30k.

Aquando a descoberta de um injector descodificado, reparei também que a injecção está exposta em sentido inverso. Querendo eu dizer que o injector 1 é do lado do passageiro e o 4 do lado do condutor... Não deveria ser de forma inversa?

touromelga
Tenho que ver se o meto novamente na clip, para ver se há algum erro. Claro que não posso garantir nada. Até pode haver defeitos de material o que duvido. De certa forma, também apostei no material. O tensor era OEM, comprado na renault e as touches eram da marca INA.

Veterano
Este motor já foi completamente aberto e rectificado à cerca de 30k.

Aquando a descoberta de um injector descodificado, reparei também que a injecção está exposta em sentido inverso. Querendo eu dizer que o injector 1 é do lado do passageiro e o 4 do lado do condutor... Não deveria ser de forma inversa?

Boas prteixeira
Assim sendo lamento ...porque quando as reparações não ficam bem a 1ª vês é um caso complicado...pela descrição acho que o técnico tem que voltar a desmontar e ver com atenção .
abraço

boas
Veterano
Por mais que me custe, prefiro vender a ter que abrir tudo de novo.

Já retirei a minha duvida em relação à sequência de injecção. Sei que é a mesma sequência que os cilindros. "cylinder No. 1 is located on the timing end"

A cabeça do motor esteve "parada" pelo menos 1 mês no mínimo... (tempo que demorou pela espera das peças, desmontagem e montagem...)
Cheguei a ver a pressão da bomba, o que estava satisfatória, contudo vi apenas na válvula de pressão e não na cabeça. Neste modelo, alguém conhece uma forma de ver a pressão no topo?

engine flush, será que compensaria neste caso?

O óleo vai fazer um ano em fins de agosto e tem cerca de 7k. Na realidade arrisquei muito em não o ter trocado aquando a troca das válvulas, para piorar fui logo de ferias com ele assim...
A pressão do óleo só foi vista pelo orifício da válvula de pressão. Já não me lembro dos valores mas estavam dentro das normas na altura.

Problema está nas capas, cambota ou embraiagem. É de lá que vem o barulho.
Os injectores estão bons. O que está descodificado vai andar assim, visto que que está a funcionar em perfeitas condições, e só com a clip é que dá para codifica-lo.

Last edited:
boas

Vou fazer novamente o teste à bomba de óleo. Por um lado, não me lembro dos valores do ultimo teste e por outro, o programa autodata, pelo qual me guiei para saber os valores ideais, não estavam conforme os valores previstos e anunciados pela marca. No autodata os valores estão em erro cerca de 0.7 bar... Autodata: 4.0 bar às 3000rpm; Dialogys: 4.7 bar às 3000rpm.

Por outro lado, fiquei a saber de um outro problema nestes dci's através de um forum francês, que é de um desgaste/folga, prematuro ou não, na chaveta da bomba de óleo. A folga é "corrigida" em aceleração mas não no ralenti... Este problema leva a que a bomba ao relanti deixe de trabalhar à pressão ideal de lubrificação. Neste caso, os valores ao relanti não são facultados pelo autodata, mas através do programa oficial da renault (dialogys) sei que é cerca de 1.4 bar min.

Para ajudar a esta analise, dei conta que os "novos" dci 2l de 150cv tiveram um aumento de rpm ao ralenti. Passou de 750(+-50) para 800(+-70).

edit:

Teste feito
Frio:
-Ralenti: 5.2bar
-3000rpm:

Quente:
-Ralenti: 1.9bar
-3000rpm: 5.3bar

Last edited:
Boas

Finalmente descobri de onde é proveniente o barulho com o auxilio de um estetoscópio electrónico. E o pior confirma-se que vem de baixo... provavelmente bielas
As capas já foram trocadas, por isso estou a crer que o aperto afrouxou ou algo do género.

Prognósticos só para Setembro, que é quando o meu mecânico está disponível.

De qualquer forma, já estou a contar com o pior. Já estou à bastante tempo a andar assim... :(

Back