Barulho

R4E

New member
Boas pessoal.

Tenho ouvido um barulho no meu carro que se sente mais em paralelos a andar devagar, por exemplo, imaginemos que vou a descer uma rua em paralelos devagar, chego ao fim da rua e faço uma curva apertada, enquanto vou a virar a direcção e piso irregularidades oiço e sinto por baixo dos pés uma especie de "troc toc".

O mesmo acontece quando meto uma mudança muito alta a descer, sem acelerar e oiço o tal troc troc, será um apoio de motor? Não sinto o carro a vibrar ao relanti nem nada.

O carro é um megane 1.9dci de 2000

Cumps

Boas pessoal.

Tenho ouvido um barulho no meu carro que se sente mais em paralelos a andar devagar, por exemplo, imaginemos que vou a descer uma rua em paralelos devagar, chego ao fim da rua e faço uma curva apertada, enquanto vou a virar a direcção e piso irregularidades oiço e sinto por baixo dos pés uma especie de "troc toc".

O mesmo acontece quando meto uma mudança muito alta a descer, sem acelerar e oiço o tal troc troc, será um apoio de motor? Não sinto o carro a vibrar ao relanti nem nada.

O carro é um megane 1.9dci de 2000

Cumps

São as rótulas dos veios de transmissão.

Provavelmente rompeu-se um fole, saiu a massa, e entrou areia (ou outros
detritos).

Para já isso aguenta-se, se é só nas curvas apertadas. Quando começar a
fazer mais, ou a direito, é que tens de te preocupar... podes ficar sem
transmissão.

São as rótulas dos veios de transmissão.

Provavelmente rompeu-se um fole, saiu a massa, e entrou areia (ou outros
detritos).

Para já isso aguenta-se, se é só nas curvas apertadas. Quando começar a
fazer mais, ou a direito, é que tens de te preocupar... podes ficar sem
transmissão.

Não é uma transmissão! Posso acelerar em curvas e tudo que não faz nada, é só em certas "posições" que o motor vibra mais...

Não é uma transmissão! Posso acelerar em curvas e tudo que não faz nada, é só em certas "posições" que o motor vibra mais...

Quando as rótulas estão no início de ficarem com "calo" só se nota em
situações extremas como com o volante todo virado para um lado. E é
independente de ter aceleração ou não. Até podes acelerar a fundo com
rótulas com "calos" e não fazer barulho nenhum em certas ocasiões e
fazer noutras, como também pode acontecer no inverso (carro engatado
sem aceleração).

Mas se tens assim tanta certeza de que não são as rótulas da transmissão,
quem sou eu para insistir no contrário. Até podem ser os amortecedores ou
os rolamentos das rodas...

ponteiras de direcção?

e os freios das pastilhas de travão, ainda estão bons? pode ser as pastilhas a dançar na pinça.

mas é só bitaite. só ouvindo é que se terá uma maior certeza.

Eu aposto também nos foles das ponteiras de transmissão (cardans) que se romperam. Ou na pior das hipóteses, os rolamentos estão a ir à viola![;)]

Boas!

Agora o barulho passou de uma coisa ligeira, para uma FORA DO NORMAL![8b]

faz mais engatado sem acelerar a virar para a direita, uma especie de "tum tum tum tum" e em algumas irregularidades da estrada tambem sinto com a direcção direita... Uma coisa que sempre notei foi o carro a mais de 80km/h virar para a direita chega a um ponto que ele foge para a direita, tipo um coice, pode ter algo a ver?

Cumps

Boas!

faz mais engatado sem acelerar a virar para a direita, uma especie de "tum tum tum tum" e em algumas irregularidades da estrada tambem sinto com a direcção direita... Uma coisa que sempre notei foi o carro a mais de 80km/h virar para a direita chega a um ponto que ele foge para a direita, tipo um coice, pode ter algo a ver?

Cumps

Já não digo mais nada que não isto:

Leva imediatamente o carro a uma oficina, antes que
tenhas um acidente.

Mais vale pagares o arranjo que os estragos do acidente
somados ao do arranjo. Já para não valar em possíveis
consequências para a saúde.

Já não digo mais nada que não isto:

Leva imediatamente o carro a uma oficina, antes que
tenhas um acidente.

Mais vale pagares o arranjo que os estragos do acidente
somados ao do arranjo. Já para não valar em possíveis
consequências para a saúde.

Sim, é isso que vou fazer amanhã logo de manhã, nem me atrevo a andar mais com o carro a não ser garagem>oficina até me dizerem o que é.

Era só mais para ter uma ideia.

O que é estranho é que o carro estando parado um bocado, tipo meia hora, quando se volta a pegar nele o barulho é muito pouco ou quase nulo, depois com o andamento começa a aparecer novamente, quanto mais, e mais depressa se anda, mais faz, dá impressão que com o aquecimento de algo piora.

Cumps

Última edição:
Boas!

Cumps

Braço de suspenção/ casquilhos que ligam ao charriot.
Manda isso de urgencia ao mecanico
Verifica tambem o apoio biela (apoio da caixa inferior que liga tambem ao charriot)

Boas pessoal, hoje de manhã o carro esteve no elevador e verificou-se que a ponta de direcção do lado esquerdo tem folga, o que origina o toc toc em terrenos acidentados.

Quanto ao barulho do lado direito, que so faz engatado e bla bla blá, do lado direito só se encontrou um fole de direcção cortado.

Descobriu-se tambem que o apoio do motor, de cima, do lado do pendura, está partido e o motor até está ligeiramente inclinado para a direita:sh)

O que eu penso é que como o motor está inclinado pode tocar na carroçaria quando vai engatado, a fazer mais vibração e fazer o tal barulho que se ouve, pois desengatado não faz, tal como não faz ao relanti nem a acelerar pois é quando o motor vai a fazer mais pressão nos apoios, será?

A lógica para só fazer a virar para o lado direito penso que pode ser quando o motor fica menos apoiado do lado do apoio partido, ficando a fazer vibrações no metal...

Isto é o que eu penso que seja... posso estar a dizer uma barbaridade, corrijam-me se estiver errado.

Cumps

Boas pessoal, hoje de manhã o carro esteve no elevador e verificou-se que a ponta de direcção do lado esquerdo tem folga, o que origina o toc toc em terrenos acidentados.

Quanto ao barulho do lado direito, que so faz engatado e bla bla blá, do lado direito só se encontrou um fole de direcção cortado.

Descobriu-se tambem que o apoio do motor, de cima, do lado do pendura, está partido e o motor até está ligeiramente inclinado para a direita:sh)

O que eu penso é que como o motor está inclinado pode tocar na carroçaria quando vai engatado, a fazer mais vibração e fazer o tal barulho que se ouve, pois desengatado não faz, tal como não faz ao relanti nem a acelerar pois é quando o motor vai a fazer mais pressão nos apoios, será?

A lógica para só fazer a virar para o lado direito penso que pode ser quando o motor fica menos apoiado do lado do apoio partido, ficando a fazer vibrações no metal...

Isto é o que eu penso que seja... posso estar a dizer uma barbaridade, corrijam-me se estiver errado.

Cumps

O toc toc no paralelo é da ponteira da direcção.
O fole da direcção não dá para fazer barulho, a bielete da direcção não ganha folga com facilidade só por ter o fole roto.
Se a folga grande era na rótula da direcção, a substituição da rótula resolve.
No entanto, se ao mexer uma bielete à mão para cima e para baixo junto à caixa de direcção houver folga, tem folga na rótula que aperta à vara da direcção.
Apoio da caixa com folga, como disse o mectec, é mato nos renault, e o apoio superior do motor partido também. Quando se curva o motor muda de posição e dá para transmitir vibração à carroçaria.
O apoio de motor dá para a vibração a curvar e para fazer troc troc ao acelerar e retirar o pé do acelerador, bem como um troc no arranque, quanto mais brusco for.
As ponteiras de transmissão fazem a batida a curvar, ruído típico que me parece que já conheces.

Última edição:
No citroen Ax da Maria também tenho ouvido um "toc toc toc" quando faço curvas apertadas a baixa velocidade.
Já mudei há um mês os foles.
Se for a ponteira da transmissão, quanto é que ficará a substituição?

No citroen Ax da Maria também tenho ouvido um "toc toc toc" quando faço curvas apertadas a baixa velocidade.

Mudar os foles não resolve.
Se saiu a massa, e entraram areias e poeiras, e faz "troc troc troc", então as
rótulas já têm "calo". Há que trocar as rótulas (ou tudo, nos carros onde não
dá para trocar apenas as rótulas).
Podes optar por umas reconstruídas. Ficam mais baratas, mas não duram
tanto como as novas.

obrigado, Nuno.

Mudei um dos foles pois já estava roto. foi lubrificado, mas durante o tempo em que andou roto deve ter gasto as rótulas.
Quanto é que ficará a brincadeira por umas novas ou reconstruídas?

obrigado, Nuno.

Mudei um dos foles pois já estava roto. foi lubrificado, mas durante o tempo em que andou roto deve ter gasto as rótulas.
Quanto é que ficará a brincadeira por umas novas ou reconstruídas?

Não faço a mais pálida ideia...
Ainda por cima porque deve depender muito da oficina que escolheres. Há uns
que se "esticam" mais que outros...

Tive um ZX, e lembro-me de ter mudado isso duas vezes à muitos anos.
A primeira vez foi para umas reconstruídas, e da segunda para umas novas.
Mas não me lembro nada dos preços. Ainda era em escudos, se não estou
em erro...
Há pouco tempo mudei uma num ALFA 147, e acho que paguei
cerca de 300 euros no meu mecânico. Mas não te garanto que tenha sido
esse o valor, porque eu não costumo tomar nota dessas coisas.

Os "cardans" (ponteiras de transmissão) do meu civic 1.5 custaram cerca de 50€ cada.

Para esse Ax devem ser ainda mais baratas.

Voltar
Superior