Barulhos opel corsa c

danielnovo

New member
Boa tarde,
tenho um opel corsa c do ano 2000 1.2 a gasolina.
O gajo de algum tempo para cá, tem me feito uns barulhos esquisitos. Primeiro, era, constantemente, o barulho do motor. Parecia um carro a gasóleo. Resultado, corrente e tensor e outras coisitas associadas à distribuição.

Agora, depois de fazer alguns km em autoestrada, começa a trabalhar tipo como se estivesse sem óleo ou a três cilindros. Acende a luz easytronic (aquela que tem o carro e uma chave de fendas) e depois desliga se. O barulho no entanto mantém-se. Segundo o computador, acusa sensor de grilagem.

O mecânico diz que poderá ser as tuches. Alguém me pode ajudar?

Cumprimentos

Boas

Não te quero dar muitas esperanças, mas à partida tudo indica que terás efetivamente um problema mecânico. Pode estar relacionado com as válvulas ou não isso já não me é possível dizer. Saber o código de avaria em concreto ajudava neste caso. Mas muito provavelmente será o código p0326 que confirmaria um ruído intenso e constante no bloco. Seja como for convém confirmar.
Existe a possibilidade de ser outro problema sim... Um desfasamento da ignição nas condições certas poderia despoletar um código relacionado com knock sensor o p0326 e causar sintomas semelhantes aos descritos. Mas como disse teria que ser nas condições certas. Confirmar com total certeza está última situação sem o equipamento certo e obviamente conhecimento técnico adequado é muito difícil se não impossível. Visualmente podes tentar verificar se o sensor indutivo da cambota se encontra à distância certa da flange assim como o sensor hall da árvore de cames. Uma deformação nas flanges/anéis respetivos desses sensores poderia teoricamente ser a causa também. Em alguns motores o anel magnético encontra-se na polie da cambota. Se esta por algum motivo tiver folga pode também ser a causa. Visualmente não é possível confirmar mais que isso.
Pelo menos essa verificação visual dos componentes que te indico em cima deveria ser feita. A não ser que se confirme uma falha claramente mecânica. Mas como não me é possível ouvir o motor não posso ter a certeza disso.

Boas

Não te quero dar muitas esperanças, mas à partida tudo indica que terás efetivamente um problema mecânico. Pode estar relacionado com as válvulas ou não isso já não me é possível dizer. Saber o código de avaria em concreto ajudava neste caso. Mas muito provavelmente será o código p0326 que confirmaria um ruído intenso e constante no bloco. Seja como for convém confirmar.
Existe a possibilidade de ser outro problema sim... Um desfasamento da ignição nas condições certas poderia despoletar um código relacionado com knock sensor o p0326 e causar sintomas semelhantes aos descritos. Mas como disse teria que ser nas condições certas. Confirmar com total certeza está última situação sem o equipamento certo e obviamente conhecimento técnico adequado é muito difícil se não impossível. Visualmente podes tentar verificar se o sensor indutivo da cambota se encontra à distância certa da flange assim como o sensor hall da árvore de cames. Uma deformação nas flanges/anéis respetivos desses sensores poderia teoricamente ser a causa também. Em alguns motores o anel magnético encontra-se na polie da cambota. Se esta por algum motivo tiver folga pode também ser a causa. Visualmente não é possível confirmar mais que isso.
Pelo menos essa verificação visual dos componentes que te indico em cima deveria ser feita. A não ser que se confirme uma falha claramente mecânica. Mas como não me é possível ouvir o motor não posso ter a certeza disso.

Olá, obrigado pela explicação. Reencaminharei para alguém entendido porque isso para mim foi chinês :P se colocar um vídeo com o com ao relantim achas que consegues identificar?

Abraço e mais uma vez obrigado

Um video poderia eventualmente ajudar, o ideal seria uma gravação com o carro a fazer o barulho e outro com o carro em condições normais... Convinha obviamente fazer a gravação dos dois à mesma distancia do motor e a partir da mesma localização.

Assumo que já foi confirmado o mais básico, ou seja nível de óleo, pressão de óleo e bom estado do filtro. Assim como foi feita uma inspecção visual cuidadosa a tudo que seja "alimentado" pelo motor.

Última edição:

Cá está o bixo a fazer barulho.
É preciso colocar o barulho normal ou consegues ver essa barulheira horrível?

Abraço e mais uma vez obrigado

Acho que uma coisa que podes fazer é tentar meter um óleo novo e verificar se o problema passa temporariamente ou se melhora. Se assim for em princípio o problema é mecânico.

Poderias tentar obter os códigos em memória, que eventualmente poderiam dar outra indicação, e explorar isso...

Voltar
Superior