Barullho na roda esquerda

blupt

New member
Boas,

Há 1 semana e pouco para cá tenho vindo a notar um barulho a aumentar de intensidade do lado esquerdo do carro que anda a dar comigo em doido.

O carro é um Nissan Sunny 1.4 SLX de 1994.

É um roçar metálico do género tssssst ... tssssst ... tsssst. O barulho acompanha a rotação da roda. Quando acelero torna-se mais rápido tsst .. tsst ..tsst ..tsst ..tsst .. até que desaparece acima dos 60/70 Km/h.

Parece que vem da roda traseira. Mas também pode ser da roda dianteira. Definitivamente é do lado esquerdo. [:D]

Elevei a roda traseira, rodei à mão e nada de barulho.

Quando tive no mecânico por causa de outra coisa, falei nisso, mas nesse dia não tava a fazer barulho. O mecânico disse que provavelmente não fazia o barulho porque estava a chover :confused:.

Desculpem lá o testamento, mas gostava que dessem opinião e é para facilitar o diagnóstico.

Cumprimentos

Boas,

Tive mesmo agora no mecânico, não é dos rolamentos nem das pastilhas.

Todas as rodas foram desmontadas e voltadas a montar. Nenhuma abana.

As pastilhas estão boas.

O barulho persiste e tá a dar comigo em doido [8b][8b][8b].

Que mais pode ser ?

Não é tipo zoada. É um roçar metálico que está sincronizado com as rodas. Como se fosse um arame a raspar num disco de metal.

Imaginemos que a roda demora 1 segundo (só para facilitar) a fazer um volta completa a 20 Km/h. O roçar ouve-se de a cada 1 segundo.

A 40 Km/h a roda demora 0.5 segundos a dar a volta. O roçar ouve-se a cada 0.5 segundos.

A partir dos 60 Km/h deixa-se de ouvir ou porque o barulho do motor e do vento abafa o ruído ou porque a frequência se torna mais constante e não é possível isolar o ruído.

Desculpem mas não consigo explicar melhor [:D]

Cumprimentos e obrigado pela ajuda.

Pode ser um empeno nos discos.

Ao andar roçam nas pastilhas na zona de empeno fazendo o barulho.

Não, não meti nada no carro. Comprei-o há três semanas.

O barulho começou uns dias depois ... :sh)

Podia já estar assim e eu não ter reparado. Não é propriamento um ruído alto. Só dava para ouvir com a janela aberta. Agora que cismei com isso, tou sempre a ouvir.

O mecânico teve a ver as pastilhas, os discos, tirou a sujidade com um compressor, mas não achou nada. Se fosse o disco empenado ele não notava isso ?

Cumprimentos

Last edited:
Fui mudar o rententor da cambota, falei nisto ao mecânico, quando fui buscar o carro disseram-me que era uma peça de metal solta mas não percebi exactamente aonde.

De qq maneira tá arranjado.

Obrigado a todos.

Back