Sendo apreciador e músico não-profissional acho que tenho a obrigação de opinar sobre o Rap/Hip-Hop apesar de não ser o meu estilo preferido muito devido a reprentação, o cenário e todo o marchandising inerente a actividade, acho sempre produtivo os jovens seguirem as modas, perda tempo nunca é..a música Hip-Hop/Rap se for feita por gente experiente e com talento pode ajudar, depois aparece a indústria, a publicidade e desvia-os da essencia do movimento, é e sempre será assim, alias é assim em todo o lado, no Hip-Hop, no Hardcore, no punk, no metal..não há limites. A quem se fica pela música há outros que vão para extremos, tatuagens, roupas, brincos, drogas..fazem da ficção uma realidade, não têm capacidade de descernir uma coisa da outra, é triste mas é assim..o tempo resolve tudo, sempre!
O tal lado produtivo que aqui pouco se fala, é poder tirar muita gente das ruas, dos perigos..há casos em que muitos o fazem, poucos o conseguem, é fazer da música não um estilo de vida mas uma ferramenta de trabalho, que sirva não só para meter o pão na mesa como tentar novamente dar o exemplo a novas gerações, claro que depois nem todos servem, é uma minoria, o factor sorte também é importante só se tem 20 anos uma vez na vida, para se ser mesmo bom, ou se faz logo bem as coisas ou então não dá, pelo é o que penso.
Claro que a escola é uma miragem...mas isto já é outra conversa.