Bateria ou alternador?

taberneiro

New member
Viva!

Estou com o pequeno problema no meu Punto 1.3 Mjet, sempre que o carro está parado algumas horas (6h ou mais), quando o ligo a luz da bateria fica a piscar durante 1 ou 2 minutos, apagando se depois.

Medi a tensão da bateria, com o carro parado está acima dos 12V, quando dou a partida do motor vai para os 14V +/-. Assim que a luz acende no painel, vejo que a tensão desce para a casa dos 11V, subindo para os 14V assim que a luz apaga.

A minha questão é, que tipo de problema é este, do alternador ou da bateria?

Cumpts

Boas procura no topico dos G.Punto no diario de bordo, acho que ja la vi o problema descrito com um problema da polie do alternador.Abc

Greetings!

Tenho um Panda Multijet.
Penso que o teu problema é a bateria.

No meu carro com uma bateria de 50Ah e 450a de potência de arranque:

Logo quando desligo o motor e apago as luzes: 13v
Passada uma hora 12,8v
No dia seguinte 12,6 ou 12,7

Quando estava a precisar de trocar a bateria, no dia anterior chegava a descer até aos 11,9v.

Se não trocares a bateria podes vir a ter problemas com a direcção assistida.
É uma reparação cara (1000€) mas normalmente passa com apenas a mudança da bateria.

O melhor sitio para comprares baterias é no Hiper Leclerc.
Têm lá baterias da marca deles fabricadas pela Exide (Tudor) a 50€ ou menos, com mais capacidade de arranque que a de origem (360a).

Não caias na asneira de ir dar +100€ no Continente, Midas ou Casa de peças.
E no Leclerc têm dois anos de garantia sem perguntas.

Se a bateria já tem +4 anos, nunca levou água (se der para por), e nunca deixaste o rádio ou luzes ligados até a bateria descarregar totalmente, troca a bateria.
Se o carro anda e avisa só a luz, podes deixar andar mas se notares que podes ficar apeado e aparecer a luz da direcção assistida no painel, vai ao Leclerc.

Cumprimentos

ps. No El corte Inglês têm baterias a +- 60€ de 50ah.

Viva!

Estou com o pequeno problema no meu Punto 1.3 Mjet, sempre que o carro está parado algumas horas (6h ou mais), quando o ligo a luz da bateria fica a piscar durante 1 ou 2 minutos, apagando se depois.

Medi a tensão da bateria, com o carro parado está acima dos 12V, quando dou a partida do motor vai para os 14V +/-. Assim que a luz acende no painel, vejo que a tensão desce para a casa dos 11V, subindo para os 14V assim que a luz apaga.

A minha questão é, que tipo de problema é este, do alternador ou da bateria?

Cumpts

Last edited:
Boas procura no topico dos G.Punto no diario de bordo, acho que ja la vi o problema descrito com um problema da polie do alternador.Abc

Vou pesquisar então, obrigado. Mas curiosamente estes dois ultimos dias os sintomas desapareceram, vamos ver ate´quando. [;)]

Greetings!

Tenho um Panda Multijet.
Penso que o teu problema é a bateria.

No meu carro com uma bateria de 50Ah e 450a de potência de arranque:

Logo quando desligo o motor e apago as luzes: 13v
Passada uma hora 12,8v
No dia seguinte 12,6 ou 12,7

Quando estava a precisar de trocar a bateria, no dia anterior chegava a descer até aos 11,9v.

Se não trocares a bateria podes vir a ter problemas com a direcção assistida.
É uma reparação cara (1000€) mas normalmente passa com apenas a mudança da bateria.

O melhor sitio para comprares baterias é no Hiper Leclerc.
Têm lá baterias da marca deles fabricadas pela Exide (Tudor) a 50€ ou menos, com mais capacidade de arranque que a de origem (360a).

Não caias na asneira de ir dar +100€ no Continente, Midas ou Casa de peças.
E no Leclerc têm dois anos de garantia sem perguntas.

Se a bateria já tem +4 anos, nunca levou água (se der para por), e nunca deixaste o rádio ou luzes ligados até a bateria descarregar totalmente, troca a bateria.
Se o carro anda e avisa só a luz, podes deixar andar mas se notares que podes ficar apeado e aparecer a luz da direcção assistida no painel, vai ao Leclerc.

Cumprimentos

ps. No El corte Inglês têm baterias a +- 60€ de 50ah.

Vou ter em conta, tenho outras baterias cá em casa e vou experimentar para ver o que dá. Esta foi metida na marca, vai fazer 2 anos no próximo mês.

Apeado penso que não vou ficar, pois isto só se verifica quando pego no carro a frio. Fica a dica das baterias do e leclerc, obrigado :)

Cumpts

Só para deixar para futuros utilizadores com o mesmo problema, esta semana a bateria não carregou mais. Experimentei com outra e resultou na mesma coisa.

O diagnóstico foi a ponte retificadora. Como achei o arranjo um bocado caro, fui ao zé sucateiro e trouxe um usado de 2007 com 6 meses de garantia por 60€.

Vamos ver se dura tanto como este. [;)]

Cumprimentos

Vou pesquisar então, obrigado. Mas curiosamente estes dois ultimos dias os sintomas desapareceram, vamos ver ate´quando. [;)]

Vou ter em conta, tenho outras baterias cá em casa e vou experimentar para ver o que dá. Esta foi metida na marca, vai fazer 2 anos no próximo mês.

Apeado penso que não vou ficar, pois isto só se verifica quando pego no carro a frio. Fica a dica das baterias do e leclerc, obrigado :)

Cumpts

Dois anos? Sua bateria já era. Ai só outra. Como você tem duas em casa, testa uma por uma. A que tiver em melhores condições, coloca no carro.

Pior foi a minha, OEM, que morreu com um ano de uso e era pequena, de 45 Ah. Meti uma de 60 Ah. Já hoje eu olho a capacidade de pico(arranque) a 25º, desde que a mesma tenha 60 ah

A velha, leva numa loja de baterias, que eles tem de recebê-la e mandar para a reciclagem. Ainda vai ganhar uns trocos com a carcaça.

Sim, acerca de marcas, vá na Tudor, Varta, Bosch, Magnetti-Marelli ou se encontrar, Moura

Last edited:
Dois anos? Sua bateria já era. Ai só outra. Como você tem duas em casa, testa uma por uma. A que tiver em melhores condições, coloca no carro.

Pior foi a minha, OEM, que morreu com um ano de uso e era pequena, de 45 Ah. Meti uma de 60 Ah. Já hoje eu olho a capacidade de pico(arranque) a 25º, desde que a mesma tenha 60 ah

A velha, leva numa loja de baterias, que eles tem de recebê-la e mandar para a reciclagem. Ainda vai ganhar uns trocos com a carcaça.

Sim, acerca de marcas, vá na Tudor, Varta, Bosch, Magnetti-Marelli ou se encontrar, Moura

Mal seja que uma bateria só dure dois anos. lol.

Ambas estão de boa saúde, por isso testei as antes de tirar o alternador fora. A OEM é Magnetti marelli, mas quando meter outra vou para a mais barata, na minha opiniao o custo extra de uma bateria de marca não compensa.

Mais importante que a capacidade (Ah) é a capacidade de arranque, porque na maioria das vezes enfraquece e o carro já não pega.

Foi isto que avariou(acabou)?

bosch-alternator-voltage-regulator-f-00m-145-201-f00m-145-231.jpg

Back