Batida no Polo numa rotunda - Decisão Final

Eu tive um acidente naquela rotunda provisória do feijó, em frente à igreja nova. é uma rotunda minuscula com 4 entradas, em que os carros para entrarem e sairem estão sempre com hesitações. [8b] Se és da zona conheces de certeza...

Entao no ano passado bati lá numa situação similar á tua. Eu sei que tinha razão porque entrei 1º na rotunda, mas ele tb entrou e bati mesmo no meio das portas do outro carro.

Resultado da seguradora 50/50

Nas rotundas não dá mesmo para confiar em ninguem, nem em nós proprios :sh)

Eu tive um acidente naquela rotunda provisória do feijó, em frente à igreja nova. é uma rotunda minuscula com 4 entradas, em que os carros para entrarem e sairem estão sempre com hesitações. [8b] Se és da zona conheces de certeza...

Entao no ano passado bati lá numa situação similar á tua. Eu sei que tinha razão porque entrei 1º na rotunda, mas ele tb entrou e bati mesmo no meio das portas do outro carro.

Resultado da seguradora 50/50

Nas rotundas não dá mesmo para confiar em ninguem, nem em nós proprios :sh)
Conheço perfeitamente essa mini-micro-rotunda!!! Odeio esse tipo de rotundas! Por a rotunda ser tão pequenina flui tanto o transito como um se de um normal cruzamento se tratasse. Pelo menos, depois das obras, que tornem a rotunda maior. Também existe outra micro-rotunda no Feijó, mas essa está lá de forma definitiva (é aquela em que uma das saídas vai dar a outra rotunda da alternativa à EN10 e que vai em direcção a Corroios).

O mal das rotundas é mesmo os pequenos acidentes que as mesmas acabam por provocar (antes estava um cruzamento, havia acidentes mas geralmente mais graves) e a forma complicada da resolução dos mesmos. Por mais cuidado e mais responsável que um gajo tenta circular nas rotundas, partindo do princípio que nós não fazemos asneira (não somos todos de ferro, somos humanos e "herrar é umano" [:p] ) e há alguém que se arma em "carapau de corrida", provoca o acidente e ainda se safa totalmente ou parcialmente... é injusto!

Enfim...

Compreendo muito bem a tua frustração! Se calhar o que não te deve ter ajudado foi o facto de a rotunda não ter qualquer pintura, ou seja, assume-se que a rotunda é de uma só faixa, que o gajo que te bateu era suposto não ter ficado lado a lado com o teu (apesar de ter largura suficiente), depois não se conseguiu provar mais nada em concreto, dá-se o "dito pelo não dito" e acabaste por levar metade da culpa... deve ter sido isso, não foi?

PS: ainda hoje de manhã vi uns (mais uns) carros e 2 (?) autocarros "embrulhados" na rotunda do Centro-Sul. É todos os dias... fora as outras rotundas, claro...

Ainda por cima o rapaz falou tudo e mais alguma coisa para se enterrar. Acaba por dizer a verdade que só comprova que teve culpa e ela não, apesar de ele negar e atribuir a culpa a ela... só visto! Quando a policia o questiona sobre de onde e como vinha, ele disse tudo:

- "Vinha da Costa da Caparica a fazer a rotunda por dentro, vou para sair e esta senhora bateu-me". Diz o miúdo.
- "Veio por dentro?! Então não sabe que as rotundas fazem-se pela faixa mais à direita???". Diz o policia.
- "Mas foi assim que me ensinaram!" Diz o rapaz.
- "Olhe que não foi assim que lhe devem ter ensinado! Veja lá bem isso!" Diz o polícia.

Em primeiro lugar, o Polícia não se soube colocar no seu lugar, ou seja, os Polícias quando são chamados a um local de acidente apenas têm de tomar conta da ocorrência e não têm que dar palpites sobre quem é culpado ou não!

Em segundo lugar, tu a tua mulher e o teu Polícia andam todos muito mal informados! aconselho a leitura deste doc da DGV:
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Circulacao_em_rotundas_novo_esclarecimento_tipo.pdf
Além que basta perguntar a qualquer recém-encartado para te confirmarem o que aprenderam nas aulas! Além de que eu tirei carta há mais de 10 anos, e já foi assim que me ensinaram, embora não houvesse legislação clara na altura!

Em terceiro lugar, o condutor do BMW tinha razão em ir na faixa de dentro e se errou foi apenas por não ter tomado todas as precauções ao "mudar de faixa".

Já agora lanço uma pergunta: Para que achas que servem as faixas de dentro das rotundas, se na tua lógica a circulação deve ser feita pela faixa de fora?

Quanto à decisão eu voto em duas: 50/50 ou Culpa do Polo!

Vamos la ver 1 coisa afinal de contas o que diz o codigo sobre como se deve andar numa rotunda?O mais a direita?por dentro e so depois por se na faixa da direita na saida que se quiser sair ou nao ha nada especifico?

Eu acho que se calhar esta a haver aqui muitas discussoes por culpa das escolas de conduçao pois a mim la tambem ensinaram-me que devia andar por dentro e so ir para a faixa da direita quando quiser sair na proxima saida,agora se é assim ou nao realmente nao sei por isso neste caso nem opino para nenhum dos lados,mas as pessoas fazem o que lhes ensinam nas Escolas de conduçao.
Agora gostava de saber o que o examinador fazia numa situaçao de rotunda se 1 aluno a fizesse por dentro ou por fora nao saindo na 1º saida,Será que reprovava em qual caso?Nao faço ideia.

cumprts

Em primeiro lugar, o Polícia não se soube colocar no seu lugar, ou seja, os Polícias quando são chamados a um local de acidente apenas têm de tomar conta da ocorrência e não têm que dar palpites sobre quem é culpado ou não!

Em segundo lugar, tu a tua mulher e o teu Polícia andam todos muito mal informados! aconselho a leitura deste doc da DGV:
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Circulacao_em_rotundas_novo_esclarecimento_tipo.pdf
Além que basta perguntar a qualquer recém-encartado para te confirmarem o que aprenderam nas aulas! Além de que eu tirei carta há mais de 10 anos, e já foi assim que me ensinaram, embora não houvesse legislação clara na altura!

Em terceiro lugar, o condutor do BMW tinha razão em ir na faixa de dentro e se errou foi apenas por não ter tomado todas as precauções ao "mudar de faixa".

Já agora lanço uma pergunta: Para que achas que servem as faixas de dentro das rotundas, se na tua lógica a circulação deve ser feita pela faixa de fora?

Quanto à decisão eu voto em duas: 50/50 ou Culpa do Polo!
Já estou farto de ver essa declaração da DGV e já não é a 1ª, nem a 2ª, nem a "45243" vez que essa recomendação foi escarrapachada neste mesmo tópico, já para não falar em outros. Eu e o pessoal já conhece isso até de pernas para o ar... guarda lá isso...

A resposta à pergunta que lançaste já tinha sido colocada algures nas páginas deste tópico. Por isso, não me vou dar ao trabalho de responder. Procura-a. Ou então, com sorte pode ser que apareça entretanto alguém que te responda...

Não vou discutir sobre o facto de achares que o condutor do BMW tem razão em ir na faixa de dentro ou não (isso já foi mais do que discutido!), mas que concordamos todos que pelo menos ele mudou de faixa sem tomar precaução, isso é certo.

Voltar
Superior